Belém, meu amor

No dia 12.01 Belém completa 396 anos de fundada. Fundada? Dizem fundada porque foi a data que o português Francisco Caldeira Castelo Branco aportou por aqui.

Quando ele e os seus soldados chegaram, já tinha gente morando na beira do Igarapé do Piri, eram os nativos, a história os chama de tupinambás. Li que tupinambá quer dizer aqueles que falam a língua geral. Fico puto com isso. Eu quero saber mais sobre os meus antecedentes, como eles eram? de onde vieram? em que acreditavam? Mas não encontro estas respostas. A única coisa que dizem é que eles eram pacíficos e receberam os portugueses com alegria. Não, eu não acredito nesta história, acho que é estória.

Os portugueses se instalaram na parte alta e ali construíram uma fortificação. Os meus antecedentes se juntaram para lutar contra os invasores. Já pensou o que é está tranquilo no seu canto, depois de ter caminhado, sei lá de onde e aparece uns caras armados e dizem: descobrimos estas terras, agora elas nos pertencem! Descobriram nada! ocuparam, usurparam, espoliaram, isto sim!

Os meus parentes foram a luta, mas perderam e perderam feio, foram dizimados. O nosso líder, cacique “Cabelo de Velha”, Guaimiaba tombou morto pela bala dos “galegos”, meus irmãos subiram o rio Guamá para voltar junto com os Cabanos, numa bonita revolução, perderam outra vez. Muitos ainda estão aí pela periferia de Belém, outros foram morar lá mais para cima, próximo do Rio Gurupi.

Nossa história ainda não foi contada, tem um pedaço aqui, outro ali, mas nada completo. Acho até que nem dá mais para escrever. A luta cabana que é mais recente já foi esquecida, imaginem a dos primeiros habitantes! Invejo o povo que escreveu o Velho Testamento e o preservou até os nossos dias.

Só trezentos e noventa e seis anos e nada de registro. Lamento. Quanto de cultura ficou enterrada ali, debaixo do relógio da Praça do Relógio. Onde será que foi sepultado o Cacique Guaimiaba? Quem era este Líder ousado que enfrentou os arcabuzes do invasores a uma distância inferior a 150 metros, que de tão perto, dava para ver a menina dos olhos claros do seus assassinos? Não tem registro, só imaginação. Imaginemos então.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB