Belém é a 10º cidade mais violenta do Mundo

Uma ONG mexicana, “Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal”, classificou Belém como 10º cidade mais violenta do Mundo. As autoridades paraenses discordaram, segundo o secretário de segurança pública do Pará os números correspondem a região metropolitana. Se for verdade, em que isto muda a realidade? Quem não mora em Belém pode ser vítima de violência que não tem problema? Basta a violência mudar de cidade que está resolvido o problema?

O presidente do Sindicato dos Delegados, o petista João Moraes, contesta aos dados, mas sem qualquer prova ao contrário, apenas com evasivas. João Moraes é corporativista e quer apenas justificar seus vencimentos perante os colegas sem se preocupar com a sociedade.

O fato é que Belém está insegura, com assaltos, drogas e execuções todos os dias, sem que o sistema de segurança pública paraense apresente soluções para o recuo dos índices de crimes diários. Os números mexicanos podem ser contestados, mas quero ver contestar os números da ONG brasileira, Instituto Sangari, que trabalha para o Ministério da Justiça. Acesse o Mapa da Violência e confira.

A violência urbana é uma terrível realidade brasileira estimulada pelos índices de pobreza e pela droga. Aqui neste espaço venho denunciando as execuções diárias de jovens da nossa periferia e ninguém faz nada. Mataram os adolescentes em Icoaraci, a Polícia prendeu um ex-policial para dar satisfação, mas as mortes continuaram. Do pró-paz só o que funciona é a delegacia especializada em registrar violência sexual contra menores e a mulheres, o resto é apenas propaganda para projetar novos políticos. A unidade implantada na Terra Firme é mais um jogo de publicidade, pois todas as vezes que um Governador precisa dar satisfação para sociedade corre para Terra Firme, faz umas fotos, grava um vídeo e o negócio está feito, mas a realidade continua a mesma.

O Partido Verde, através da Fundação Herbert Daniel, mergulhou fundo no tema e apresentou propostas para combater a violência que atinge jovens pobres, semi-analfabetos, negros e moradores das periferias sem urbanização. Realizamos debate de grande importância transmitido pela Internet e publicado em nossa revista de pensamentos - Para baixar e acessar a matéria, clique em Revista Pensar Verde. – agora vamos transformar tudo em propostas de políticas públicas e apresentar a sociedade.

Belém é sim uma cidade violenta, não importa em que lugar ela se encontra no ranking, devemos admitir esta verdade para combatê-la e não esconder os fatos para tentar enganar, mais uma vez, a população paraense.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB