Financiamento de campanha

As prisões de diretores da Camargo Corrêa e a informação de que políticos receberam recursos da empresa, reacende o debate sobre financiamento de campanha no Brasil
O PV não foi citado e nem recebeu recursos da Camargo Corrêa, mas nem por isso está fora da discussão.
Somos um partido e participamos das eleições, por isso precisamos de dinheiro para pagar televisão, rádio, panfletos de propaganda, carros, combustível, aluguéis de comitês, telefones, pessoal, sitios na internet, etc. Como fazer isso de forma legal?
Parece simples e obvio para quem nunca participou de campanha política. Porém, para quem tem consciência de que a política é necessária e importante em todo e qualquer estado democrático de direito, não é tão simples assim.
Como um partido financia suas atividades políticas no Brasil? Deveria arrecadar recursos de seus filiados, de doadores e do fundo partidário.
Os filiados nunca pagam o partido, exceto os detentores de mandatos, isso com dificuldades. Os doadores, quando se interessam em doar, não querem aparecer para não serem perseguidos pelo Estado ou por partidos adversários. E o fundo partidário é um dinheiro quase maldito, pois são tantos os controles e proibições que se torna dificil aplicá-lo corretamente.
Quando aconteceu o caso do mensalão, o presidente Lula declarou em entrevista que todos os partidos brasileiros praticam o "caixa dois", apelidado de "verba não contabilizada". Ninguém contestou o presidente, por ser essa uma das maiores verdades ditas por Lula em toda sua vida.
Vamos, então, acabar com a hipocrisia e arregaçar as mangas para fazer a reforma política no Brasil, inclusive para mudar a legislação eleitoral que acabou com o debate, judicializou o processo político e estimulou a compra de votos, aliás essa foi uma praga se alastrou na política do país.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB