Ditadura

Nada de ditabranda. Foi dura, duríssima. Em 31/03/64, para quem não se lembra, o Brasil iniciou o período mais dificil da sua história. Militares, apoiados por setores da sociedade civil, assumiram o controle do País através de um Golpe Militar. Instituições foram fechadas. Partidos extintos. Sindicatos de trabalhadores sofreram intervenção. Políticos importantes tiveram seus direitos cassados e foram para clandestinidade. Órgãos de imprensa foram silenciados. Tribunais ficaram amordaçados.
Quero lembrar de histórias com a de Frei Tito, um padre dominicano acusado de apoiar as esquerdas, que foi torturado violentamente pelo delegado Fleury. Solto, voltou para Lyon, França, e lá, tinha alucinações. Tito via o delegado Fleury em todos os cantos, até não suportar e cometer o suicídio.
Por tudo isso é que, neste dia, presto minha homenagem aos heróis brasileiros que nos restituiram o direito de votar e ser votado. De protestar e gritar palavras de ordem. De fazer parte de uma organização, mesmo que ela seja contra o governo de plantão. A pior democracia sempre será melhor do que a melhor ditadura.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB