A democracia brasileira sem povo

Democracia é o governo da maioria. Menos no Brasil. O sistema político brasileiro é confuso e antidemocrático. A base de todo o sistema são os partidos políticos, cuja organização é regida por uma lei imperfeita que permite a existência de caciques, que funcionam como verdadeiros donos dessas agremiações. Quando muito, os partidos não passam de aconchavos de detentores de mandatos.

No período oficial eleitoral, que compreende o dia da homologação das candidaturas até o dia do pleito, os eleitores tomam conhecimento das opções feitas pelos caciques ou pelo resultado dos aconchavos. E só podem votar em uma delas, sendo que o voto é obrigatório.

Essas regras não mudam ou quando mudam é para atender os interesses dos caciques ou dos que se aconchavam, pois quem faz as regras são os mesmos que mandam nos partidos.

Para alterar essas regras era preciso convocar uma Assembléia Constituinte específica onde as vagas seriam destinadas uma parte para candidaturas avulso, e outra parte para organizações da sociedade civil e os partidos. O voto seria dado em lista, apenas para o caso das organizaçõe sociais e partidos, e o financiamento seria totalmente público.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB