Viva o povo que foi à Câmara Municipal de Belém

As manifestações estão cada vez mais indo ao cerne das questões políticas do país. Fiquei de alma lavada ao ver o povo de Belém ir a Câmara Municipal cobrar emendas ao PPA.

PPA? O que é isso?

Plano Plurianual é uma lei onde o prefeito eleito escreve seu programa de governo para os quatro anos de mandato. Aquilo que foi dito e prometido durante a campanha, agora deve aparecer em números concretos. Os três "S" do Zenaldo quanto vai custar e em que prazo vai ser executado, está lá, claro como a luz do sol.

O Plano Plurianual é uma lei tão importante que o certo é que ela seja discutida diretamente com o povo. As organizações da sociedade também devem ser consultadas. A população é que paga a conta e sofre os efeitos ou se beneficia das futuras ações feitas na sua cidade.

O Governo não convocou o povo ara discutir seu próprio destino. O povo então se organizou e foi a "Casa do Povo" ouvir, conversar, debater e propor alterações. Queriam passe livre, mais saúde e educação. Estavam lá na sua própria casa. Os seu representantes, isolados por um vidro, estranharam quando o povo chegou. Ficaram com medo. Chamaram a polícia. Coisa horrível, isso.

Imaginem a seguinte estória: "Um homem construiu uma vila de casas, alugou-as a moradores e ausentou-se por um tempo. No tempo de cobrar aluguel, enviou um cobrador aos locatários para que lhe dessem o valor dos alugueis. Estes o feriram e o reenviaram de mãos vazias".

Foi o aconteceu ontem aqui em Belém, na Câmara Municipal. Os donos do poder foram até lá cobrar de seus representantes que os ouvissem e aprovassem suas propostas. 

Os representantes, no lugar de estender um tapete, servir café e água, mandar sentar e ouvir o povo, convocaram a Guarda Municipal e a população foi ferida e expulsa de mãos vazias da sua própria casa.

Vamos mandar outros e outros e mais outros, até expulsar este usurpadores de poder.


 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB