Queremos obras sociais padrões FIFA

Base de Torre de Transmissão

O Governo Federal conseguiu levar energia de Tucuruí para Manaus e Macapá. Para que isso acontecesse, foi necessário ultrapassar duas grandes barreiras naturais, quase intransponíveis, o domo da florestas Amazônica, com suas árvores gigantes e o poderoso rio Amazonas.

O que parecia ser obstáculos impossíveis de transpor, foram superados com muita tecnologia e disposição empreendedora do setor elétrico brasileiro.

Para ultrapassar a floresta sem abrir-lhe sulcos, ferindo-a de morte, com conseqüências ambientais imprevisíveis, os engenheiros construíram torres mais altas que as árvores mais altas da floresta e passaram todos os fios por cima do seu domo. Um maravilha de obra. Muito mais cara que a forma tradicional, é verdade.

Já enfrentar o rio Amazonas foi um pouco mais trabalhoso e requereu maiores estudos. Primeiro era preciso escolher o ponto certo para travessia. O trecho mais estreito que fica na chamada "garganta de Óbidos", em frente da cidade do mesmo nome. Ali, os portugueses já haviam erguido um forte para defesa de toda a Amazônia. O rio pode ser atravessado com um tiro de canhão, mais  ou menos mil e quinhentos metros.

Escolhido o local, foi instalada torres que são apenas cinco metros a menos que a famosa "Torre Eiffel", construída em Champs de Mars, Paris. As torres são umas verdadeiras maravilhas da engenharia humana. Os fios foram instalados por meio de helicópteros e a navegação no rio Amazonas foi interrompida pela primeira é única vez, no período do dia, durante uma semana. A foto que mostra o pé da torre e o secretário de energia Nicias Ribeiro é perfeita para se ter a dimensão e altura desta gigante. (foto do facebook do Secretário)

O governo que consegue uma façanha imensa destas que acabo de descrever e o mesmo que não consegue colocar um médico e um posto de saúde minimamente equipado para atender brasileiros. Não consegue garantir ensino de qualidade para todos. Não consegue resolver o problema de trânsito e transporte público nas grandes cidades. Não consegue oferecer água e esgoto tratado para a sua população. Por quê?

Os governos funcionam com duas agendas. Uma agenda econômica e outra social. A agenda econômica parece que é tocada a todo custo pelas mãos das empresas que ganham fortunas com obras e serviços. O setor elétrico e as telefônicas brasileiras são modernas e suas obras avançam sem barreiras burocráticas, por exemplo.

A outra agenda, a social, aquela que interessa para a população mais pobre e que deve ser implementada a custa de dedicação, amor a causa pública e vontade de construir uma sociedade justa, esta é morosa e anda aos empurrões. Esta agenda só interessa ao povo.

A frase "Queremos obras sociais padrões FIFA",  dita nos cartazes dos manifestantes, foi o melhor exemplo de que o povo brasileiro começou a entender que o Governo só governa para os interesses dos poderosos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB