Precisamos cumprir a nossa Constituição Federal

Fiquei muito ligado à visita do Papa Francisco ao Brasil, principalmente a mensagem de que é preciso fazer. Transformar as palavras em gesto concreto. O fazer é mais importante que o dizer.

O Papa, falando aos políticos e entidades da sociedade civil brasileira, acrescentou três aspectos fundamentais para mudar a realidade social: respeitar a diversidade cultural, ter responsabilidade social e praticar o dialogo criativo.

Os jovens estão nas ruas porque não acreditam nas instituições e na classe política. E não acreditam porque os dirigentes deste nosso país não conseguem praticar nem uma das três regras ditas pelo Santo Padre, mas principalmente porque não conseguiram tirar do papel a declaração central e a razão de ser da nossa República Federativa expressa no artigo terceiro da Carta de 1988:


Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República
Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as
desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem,
raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


Acredito que o melhor é que todos os partidos, todos os políticos, todos os ocupantes de cargo público decorem o artigo terceiro da nossa Constituição Federal, faça sair do papel os objetivos fundamentais de nossa República Federativa. Que tudo vire realidade na vida das pessoas.

Vamos nos indignar com a ausência de saúde pública. Vamos nos indignar com a ausência de educação pública. Vamos nos indignar com a pobreza. Vamos nos indignar com a marginalização de pobres, pretos e prostitutas. Vamos promover o bem de todos. Vamos, em fim, construir uma sociedade livre, justa e solidária.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB