Vou participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Marabá e lá vou falar sobre produção e consumo sustentável. É um desafio encontrar soluções para os problemas modernos e bem mais complexos. Somos sete bilhões de pessoas vivendo num mundo com escassez de recursos naturais. 
É inegável que a humanidade avançou desde a revolução industrial. A vida moderna é bem mais fácil que àquela vivida pelos irmãos da Idade Média. Mas os problemas sociais e ambientais se agravaram também. 
Devemos pensar coletivamente para encontrar soluções que o mercado não conseguem responder. Distribuição de riquezas é uma deles. A outra reside nos graves problemas ambientais. 
Um parte da população paraense joga no lixo parte da comida e dos bens de consumo que compra e não usa. Outra, infelizmente muito grande, sofrer com a escassez de alimentos e serviços básicos. 
Veja o mapa do índice de desenvolvimento humano municipal aqui do Pará e por ele conclui-se que muito precisa ser feito:
A maioria das pessoas preferiu morar em centros urbanos. As cidades são boas invenções humanas, mas o ambiente artificial criado para abrigar as pessoas nos coloca grandes desafios. Lixo, mobilidade, violência.
Para todos os problemas modernos, é possível encontrar soluções também modernas. Elas existem. Precisamos convencer pessoas e governos a adotá-las. Optar pelo transporte coletivo. Implantar coleta seletiva. Adotar consumo sustentável... 
Cada solução dessas, exige mudanças de hábitos adquiridos com a modernidade. Estamos disposto a mudar?


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

