O que é de urgente melhorar na sociedade atual?



Foto: Veja


O Papa foi escolhido por um conjunto de cardeais que moram em todos os cantos do mundo. Cada cardeal é responsável por uma região cardinalícia que congrega dioceses ou prelazias, com seus bispos e arcebispos. 

Cada uma destas dioceses e prelazias está repleta de paróquias, com seus padres e leigos, responsáveis pela evangelização dos fiéis; homens e mulheres de todas as raças, de todas as cores e de diferentes faixas de rendas. 

Os padres ouvem os leigos e os fiéis, conhecem os seus problemas - nem que seja através das confissões.

A humanidade reclama, chora, sofre. Os apelos dos homens chegam a Deus, através das orações; e aos membros da Igreja, por intermédio das liturgias e das confissões. 

E quais são as atuais dores do mundo? 

Os cardeais, ao escolherem Bergoglio, optaram pela preservação do meio ambiente e pelo combate à pobreza, como sendo os dois graves problemas que afligem os humanos. Elegeram um Papa sensível a eles. 

O argentino José Maria Bergoglio, ouviu o brasileiro D. Cláudio Humes pedir que cuidasse dos pobres e simbolizou a vontade do conclave, escolhendo o nome de Francisco, a inspiração vindo de São Francisco de Assis, um santo defensor dos pobres e do meio ambiente.

A fumaça escura que sai de barracos de cidades e de queimadas de florestas podem ser encobertas pela fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina. Os católicos de todo o mundo ouviram os recados vindo de Roma, e precisam fazer cada um a sua parte.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB