Dia Mundial da Água e de tristeza para o povo do Pará

Amanhã é o dia dedicado a água, este elemento essencial a vida. Ninguém vive sem beber água. Não vivemos sem a água para lavar os objetos de uso diário. Não vivemos sem a água desde da hora que amanhece. O simples gesto de retirar as marcas do sono da noite anterior, requer água para lavar o rosto.

Muitas pessoas, mesmo vivendo na Amazônia, região com os maiores reservatórios de água do planeta,  tem dificuldades de obter água para o consumo humano.

E isto é incrível!

No Pará, com 144 municípios, apenas 86 deles contam com abastecimento de água em suas residências. Só  8 municípios paraenses contam com serviços de esgotos. Nos 86 municípios que contam com serviço público de água, a maioria das pessoas não tem acesso a este serviço.

Em Belém apenas 71,2% das residências recebem o serviço de água. Em Castanhal, cidade modelo, 27% das residências são abastecidas pelo líquido precioso. Itaituba, 8%; Marabá, 37%; Santarém 50,8%; Altamira, 11,4%; e em Bragança, que vai completar 400 anos, apenas 26,6% das casas recebem água do sistema de abastecimento. Os dados são do Sistema Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades.

É difícil aceitar que em Bragança os moradores em pleno século XXI utilizem água de poço ou façam filas em algumas poucas torneiras públicas para receber água de qualidade duvidoso.

Para encerrar esta pequena contribuição ao debate ao do Dia Internacional da Água que acontece amanhã, dia 22.03, lembro que a maioria das doenças tem com veículo de propagação justamente a água.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB