Aurélio do Carmo o governador golpeado



Devolver, mesmo que simbolicamente, o mandato do governador Aurélio do Carmo é um ato histórico muito significativo para a história recente do Pará. O ato acontecerá na segunda-feira, 18, na Assembléia Legislativa.

Estarei lá sim. Quero sentir este momento e recordar um pouco da minha infância, quando ouvíamos pelo rádio as notícias do "golpe" e cassação do Governador eleito. Por que mesmo cassaram Aurélio do Carmo? Acreditem, por nada. Nem um crime. Nem uma prova. Nem um processo. Simplesmente o cassaram e pronto.

Eu achava que ele era corrupto. Esquerda, comunista, revolucionário, ele não era. O tempo se encarregou de provar ao contrário. Os militares diziam que Aurélio também era envolvido com contrabando, jogo do bicho e havia enriquecido ilicitamente. Não. Nada disso ficou provado. Até uma acusação que ele havia emitido título falso de terra foi arquivado.

Aurélio foi cassado e pronto.

Hoje está mais do que provada a farsa. Aurélio do Carmo recebeu 75% dos votos nas eleições e a elite derrotada aproveitou o golpe militar para ascender ao poder perdido vergonhosamente nas urnas.
Dois coronéis assumiram o governo sem receber votos do povo. Nomearam seus assessores e até o prefeito de Belém e das áreas de segurança nacional. Mandaram e desmandaram.

Aurélio é advogado, um dos mais antigos registrados na OAB Pará.  A devolução simbólica do mandato arrancado é um acerto a verdade e com o passado. Estarei lá para testemunhar este momento.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB