Domingo não é dia de assaltar


Ladrão não assaltava no domingo. Domingo é sempre dia de descanso. Nesses dias, a violência urbana registra brigas, morte por drogas, briga de torcidas - drogas não dão descanso. Assalto? Nunca.

Os assaltantes geralmente assaltavam até sábado as dez da noite, para depois ir para as festas e farras do final de semana, voltando a praticar delitos desta natureza de terça-feira em diante. Esta regra foi quebrada neste último domingo. 

Enquanto traficantes faziam uma farra de execuções pela periferia da grande Belém, ladrões invadiram um salão de beleza no bairro do Umarizal e fizeram uma família refém.  

Roubo aos domingos? É, acredite. Não tem mais dia para descanso. É a sociedade moderna, capitalista e cruel. Os bancos, as empresas de telefonia, as financeiras também cobram prestações atrasadas em dia de graça. 

Os roubos e violência de todos os tipos atingiram índices alarmantes no Pará e o Estado não consegue nos proteger, por mais esforço que as autoridades demonstrem. No caso do assalto do Umarizal a polícia estava lá e prendeu os bandidos, mas evitar, não conseguiu. Prevenir agindo nas causas é que está ficando cada vez mais difícil. 

As causas são economicas e sociais, todo mundo sabe disso. Falta emprego, falta ganho, falta renda. As pessoas moram mal, vivem mal. As famílias estão se desfazendo muito velozmente. Os filhos crescem sem referências e em ambientes violentos. 

Mudar esta realidade é um tarefa gigante e deve ser encarada pelo estado e sociedade juntos. Mas tem que ser para ontem. Queremos de volta os nossos domingos de descanso. Domingo não é dia de cobrar dívidas e nem de assaltar.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB