Vamos melhorar nossa educação? O Blog pesquisa e informa como.

Vocês lembram que fiz uma pergunta aqui no blog sobre a educação no Pará por conta de péssimo resultado das nossas escolas no Enem? A pergunta era: Por que as escolas do Pará são tão mal avaliadas no Enem? A postagem foi uma das mais lidas, o que mostra a preocupação dos nossos internautas com o tema educação e me estimulou a buscar respostas. 

Nesta busca por soluções e boas experiências, descubro que a prefeitura de Licinio de Almeida, Bahia, administrada pelo prefeito Alan do Partido Verde recebeu o prêmio Selo UNICEF - Município Aprovado, o prêmio se refere a boa educação e quis logo saber em que colocação os municípios paraenses ficaram. Fui ao site do prêmio UNICEF torcendo para encontrar Paragominas ou outro dos nossos 145 municípios paraenses. Não encontrei nem um, infelizmente. Simplesmente o Estado do Pará não participa deste esforço em prol da educação. 

Os prefeitos eleitos e o Governador Simão Jatene poderiam fazer uma adesão coletiva ao Selo Unicef. Vamos ajudar com as informações básicas.

O que é o Selo UNICEF - Município Aprovado?

"O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio."

 Como fazer para participar do Selo UNICEF - Município Aprovado?

"Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.

Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania."

Para mais informações aos interessados em melhorar a nossa educação, pode ir até o site do selo: http://www.selounicef.org.br/?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB