Mesa da Assembléia Legislativa é o "ouro da babita"

A expressão é o "ouro da babita" ouvi lá em Bragança para referir-se a uma coisa boa que todos desejam. Assim é a presidência da Assembléia Legislativa. Além dos poderes do presidente, o orçamento é grande e pode ajudar muito quem está na oposição.

O presidente da Casa Legislativa defini a tramitação das matérias e o destino das questões políticas submetidas ao Poder. Para o deputado presidente e seu grupo é a possibilidade de garantir a reeleição tranquila e outras coisas mais. É de fato o "ouro da babita da política".

Para Jatene eleger o presidente, Mesa Diretora e a presidência das Comissões de Justiça e Finanças significa garantir dois anos de mandato navegando em céu de brigadeiro e garantir vitória eleitoral em 2014.

Para Jader e o PT, eleger os seus para os principais cargos da Assembléia Legislativa, abre a real possibilidade de disputar as eleições majoritárias em 2014 e voltar a governar o Pará.

A interferência, mesmo que implícita, do Governador nas eleições dos dirigentes do Poder Legislativo é   tão grave quanto comprar apoio político através de mensalão. O Legislativo é o poder fiscalizador do Executivo e um dos pilares da República, sua independência é fundamental para o cumprimento de sua missão constitucional.  Jatene mesmo sabe disso e respeita, mas não pode impedir o uso do seu nome no processo.

O grupo de Jatene sofreu uma baixa com a renúncia de José Megale, mas se recuperou ao derrotar o requerimento de Parsifal Pontes. Agora, o grupo do Governador passou a controlar, por mais que fora do Regimento Interno, o calendário das eleições, podendo marcá-la segundo o seu interesse.

O povo assisti tudo de longe e sem muito interesse. Afinal de contas, inteligente como é, sabe que lá na frente, tanto Jatene quanto Jader e PT terão que consultá-los.

Por enquanto o povo tem coisas muito mais importante para se ocupar. O décimo terceiro e as compras de natal; a turnê de MDNA da popstar Madona que encerra no Brasil, com o último show em Porto Alegra; o falecimento de Oscar Niemeyer; ou o Corinthias que vai jogar no Japão.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB