Meio ambiente sem recurso em Belém

A Câmara Municipal de Belém aprovou ontem o Orçamento do primeiro ano de governo do prefeito eleito Zenaldo Coutinho. O orçamento total será de 2,4 bilhões, mas o meio ambiente ficará apenas com 0,7%, ou 16 milhões para 2013. Este valor não conseguirá financiar nem a manutenção das praças e parques da cidade, ainda mais custear novos programas ambientais para nosso ecopole da Amazônia. 

O novo secretário de meio ambiente terá que captar recursos nos governos do estado e federal, além de parcerias com a iniciativa privada, se quiser implementar as promessas de campanha para o meio ambiente assumidas por Zenaldo Coutinho durante os debates do segundo turno.

Para chegar aos 400 anos em paz com o meio ambiente, a nossa cidade precisará prosseguir no programa de ampliação das áreas verdes, de um programa de mobilidade urbana, de saneamento e tratamento de esgoto, de coleta seletiva e destino final adequado para todo o lixo, um forte programa de educação ambiental, implantação de um programa de desenvolvimento sustentável para ilhas e adotar metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e poluentes. 

A falta de recurso no orçamento especifico do meio ambiente pode ser superada com vontade política. As ações e programas ambientais são transversais e podem ser implementados por diversas secretarias sob a coordenação do gabinete do prefeito. Zenaldo Coutinho dispõe, portanto, de mecanismos para cumprir com tudo aquilo que se comprometeu e que vai ser muito bom para Belém. Estamos confiante.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB