Supercenter Nazaré quer cortar árvores

Recebí a correspondência a seguir e publico para o conhecimento e providências:

Ao

Diretório Estadual do PV

Trocando oxigênio por monóxido de carbono

Num momento em que grande parte da população humana luta pela preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida para seus filhos e geração futura, a Associação dos Moradores do Conjunto Orlando (Accol), na Rodovia Augusto Montenegro, realizou neste domingo (18) um plebiscito para saber se deve ou não negociar, com os donos dos Supermercados e Supercenter Nazaré, a locação de uma área verde de 240 metros de comprimento por 15 metros de largura. A proposta é transformar a área verde em estacionamento para o novo supercenter que está sendo construído ao lado do conjunto, ou seja, os moradores vão trocar oxigênio por monóxido de carbono.
Não precisa ser ambientalista e nem especialista em ecologia para saber que o projeto vai ter um impacto negativo no ambiente do conjunto, com a elevação da temperatura e poluição do ar. Porém os mais prejudicados serão as 25 famílias da Rua Netuno que vão perder a área verde, na frente das suas casas. São mais de 100 árvores, inclusive frutíferas, e outras plantas cultivadas pelos próprios moradores, que serão derrubadas de uma só vez. Só na frente da minha casa estão plantados um abacateiro, cinco mangueiras, quatro coqueiros, dois açaizeiros e um cajueiro que foram cultivados com muito carinho e agora podem ir para o chão. A própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por ocasião da pavimentação do conjunto pela Prefeitura Municipal de Belém, plantou mudas de mangueira nas áreas em que ainda não havia plantas. A proposta do Nazaré foi apresentada pelo dono do grupo supermercadista, Alacy Corrêa, em reunião na Accol e depois por escrito, enumerando 11 benefícios para o conjunto. Na reunião, ele disse que ganharemos a visão do movimento das lojas. Quem quer ver movimento de loja? É muito mais prazeroso apreciar a beleza de uma árvore e dos pássaros que, todos os dias pousam por lá, cena cada vez mais rara na cidade. O empresário também disse que quer parceria com a nova vizinhança e fazer parte da comunidade. Que parceria é essa em que um lado se beneficia mais do que o outro? E onde já se viu empresário ter tanta preocupação com uma comunidade que nem conhece direito? E onde está a responsabilidade sócio-ambiental desse grupo empresarial? Um dos benefícios, segundo o documento é a valorização imobiliária do conjunto, mas sabemos que, independentemente, do estacionamento, o conjunto já será valorizado pela simples construção do supermercado ao seu lado.
Outro benefício é que os moradores terão acesso exclusivo ao supermercado por dentro do conjunto (tanto para pedestres como para veículos) e que não será permitida a entrada de moradores de outras áreas. Não vejo vantagem nisso, e como eles irão impedir a entrada de pessoas de outros lugares. Será que a intenção, nesse caso, não é impedir que os moradores tenham chance de escolher os supermercados concorrentes que também estão sendo construídos na Rodovia Augusto Montenegro? Mais um benefício é a segurança. Segurança, com certeza, para proteger o patrimônio do grupo Nazaré não para proteger os moradores de onde que quer que seja.
Não sei se a maioria dos moradores pode tomar essa decisão sem consultar órgãos públicos. Mas o próprio plebiscito foi realizado de forma duvidosa, uma vez que não foi amplamente divulgado e que não foram confeccionadas cédulas sérias de votação. Para votação, o morador devia assinar uma lista, escrever a palavra sim ou não num pedaço de papel em branco e colocar na urna.
Assim, solicito apoio aos órgãos públicos responsáveis por questões relacionadas ao Meio Ambiente, como a Semma, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Promotoria do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa,  Câmara Municipal e organizações não governamentais, para que se manifestem e analisem essa parceria, pois onde há menos verde, há menos vida.

Roberta Vilanova
Jornalista ? Reg. 838 DRT-PA
E-mail: robervila@globo.com

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB