II Global Greens

O que é o Global Greens? é o encontro de todos os membros de partidos verdes ou organizações ambientais do mundo. O primeiro encontro desse tipo foi realizado em Camberra em 2001 que resultou na composição de um secretariado internacional e na Carta de Camberra onde está escrito os princípios que norteiam a organização dos verdes. O lema dos verdes expresso nessa Carta é "pensar globalmente e agir localmente".

****

Por que o II Global Greens? Os verdes sentiram a necessidade de revisar a Carta de Camberra e por isso resolveram realizar o encontro do Brasil na cidade de São Paulo. Nesse evento foi deliberado 21 pontos para o século XXI.

****

Quantos países participaram do evento? No encontro cada país tem direito a três delegados e um número ilimitado de observadores, pois o evento é realizado com plenárias de delegados e palestras sobre diversos temas. No II Global compareceram representantes de 90 países, formando a maior família política do planeta. Os verdes estão presentes em todos os continentes.

****

Quais os seminários realizados durante o Global Greens?

  1. Dedicado a Ingrid Betancourt e todos os prisioneiros políticos;
  2. Crise Climática: O impacto das mudanças na população, economia, pas e estabilidade internacional;
  3. Discutindo sobre a crise climática pós Kyoto;
  4. Biodiversidade, floresta e clima;
  5. O futuro do Global Greens;
  6. Cidades sustentáveis.

****

Por que a imprensa não noticiou o II Global Greens? É dificil responder pelos outros. Mas foi sintomático que nem um grande jornal ou rede de televisão tenha se interessado pelo evento. Será que reunir representantes de 90 paises para debater meio ambiente, no momento em que vivemos um grave crise ambiental, não é notícia? ou o lobby dos poluidores brasileiros e internacionais foi mais forte?

****

Estiveram presentes no evento Juan Carlos Le Compte, o esposa da senadora seqüestrada na Colombia Ingrid Betancourt e a TV Globo até deu a notícia da presença dele, mas fez questão de omitir que ele estava no Brasil a convite dos verdes brasileiros para participar do II Global Greens.

****

No encontro estava Denis Baupin, vice-prefeito de Paris; deputados do parlamento Europeu; representante de Taiwan, da China, da Mongólia, do Vietnam; de todos os paises do continente africano; da polinésia francesa, será que isso não é notícia?

****

Participaram do Global Greens o prefeito Kassab, o secretário de meio ambiente de São Paulo Eduardo Jorge, o deputado Zequinha Sarney, Fábio Feldemam, Fernando Gabeira é isso não é noticia?

****

Veja com seus próprios olhos, vamos às fotos:

DSC02473 Gabeira, ao lado do vice-prefeito de Paris e da candidato dos verdes a prefeitura de Nova York, fala de cidades sustentáveis.

DSC02390 Delegados de diversos países na cerimônia de abertura.

DSC02383Plenária do evento: As palestras foram proferidas nos mais diversos idiomas, incluindo o mandarim, com tradução simultânea para todos os presentes.

DSC02454 Parte da delegação do Partido Verde do Pará.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB