Tartarugas do Xingu Pedem Socorro

Neste final de semana fizemos uma visita a base de apoio do IBAMA (Projeto Quelônios da Amazônia) em Senador José Porfírio. Estivemos como o Doutor Cantareli, Pedro e Beto Guerreiro que são os técnicos que cuidam heroicamente do Tabuleiro do Embaubal, onde milhares de tartarugas chegam nesta época para desovar. O trabalho dos técnicos é heróico porque são poucos e sem estrutura para dar conta de proteger e fazer cumprir as leis ambientais. Todos os dias grupos de pescadores vão até o local para capturar aos animais e, na maioria das vezes, por estarem em maioria, enfrentam os fiscais desarmados do IBAMA levando a melhor. Nessa rotina, os técnicos as vezes ganham e em outras perdem e, com eles, perde a natureza.
Para se ter uma idéia da importância do trabalho de proteção a tartaruga, basta saber que de cada 1000 filhotes devolvido ao rio apenas 10 sobrevivem e chegam a idade adulta. São muitos predadores naturais, mas o homem é, sem dúvida, o pior deles.
Para se ter idéia da penúria por que passam os membros do IBAMA, fizemos uma comparação entre o projeto de proteção da tartaruga da Amazônia e o Projeto Tamar de proteção da tartaruga marinha. Enquanto lá o Orçamento é de um milhão por mês, para os répteis da Amazônia, incluindo a tartaragua é pouco mais de quinhentos mil por ano.
Apelamos a Governadora Ana Júlia que envie tropa do Batalhão Ambiental da PM para reforçar a fiscalização e que os nosso deputados e senadores virem o jogo em Brasilia reivindicando mais recursos e apoio ao RAN e ao Projeto Quelônios da Amazônia.
Posted by Picasa
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB