ESCREVENDO SOBRE O PT VI


Em 1984 o vereador Humberto Cunha, que havia sido eleito pelo PMDB, e seu grupo político resolvem ingressar no PT com vontade de disputar a direção do município de Belém. O primeiro grande momento, à convenção municipal, realizada na sede do Quem São Eles. Neste evento as pessoas lideradas pelo PRC se filiaram em massa e controlaram a maioria da Direção Municipal de Belém, vencendo a convenção.
Em 1985, realizaram-se eleições municipais nas capitais, instâncias hidrominerais e área de segurança nacional. Concomitante havia a campanha das diretas, cuja emenda apresentada pelo Deputado Dante de Oliveira foi derrotada por 22 votos. O PMDB transformou a campanha: Diretas Já! em Tancredo Já! Saindo das Ruas para disputar o colégio eleitoral. Esta atitude provocou protestos em todo país. Aqui no Pará muitos companheiros foram presos. A Gráfica da SPDDH e a sede do Jornal “Voz da Unidade” do PCB foram invadidos. Tudo a mando do Governador Jader Barbalho, pois era proibido protestar ou usar roupas ou bandeiras vermelhas nos comícios promovidos pelo PMDB.
Neste ano tivemos eleições em Oriximiná, Santarém, Salinópolis, Marabá e Belém. Humberto Cunha foi o nosso candidato em Belém com a conhecidíssima campanha do João Miséria, perdemos as eleições, tendo sido vitorioso o candidato do PMDB Coutinho Jorge.
O PT elegeu a primeira prefeita de capital Maria Luiza Fontenelle – Fortaleza (CE). E ganhou em Goiânia (GO) com Darci Acorsi, mas o resultado foi escandalosamente fraudado.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB