Mangue Não é Lama

Você está indo para uma das praias da costa atlántica paraense? Então olhe para os lados antes de chegar a arreia. O que você vê não é lama que deve ser aterrada ou lixeira onde se pode jogar latinhas de cervejas, embalagens vazias, sacos plásticos, etc. Olhe de novo, atentamente. Fite mais um pouco.
Quando voltar das férias pesquise a palavra mangue no seu dicionário ou na internet. Você encontrará muitas definições e um conjunto de informações sobre o mais complexo ecossistema que a natureza foi capaz de produzir.
O mangue funciona como amortecedor entre o mar e o continente. O mangue acumula micro-organismos e propicia o ambiente adequado para que as espécies vivas do mar possam depositar seus ovos e se reproduzirem. É do mangue que o mar, quando a maré sobe, retira o alimento para as muitas espécies que habitam suas águas salgadas.
No mangue tem peixe; caranguejo uça, maracuanim, aratu; ostra; mexilhão, bacterias e fungos. Tem também garça, gavião, guará e muitos outros pássaros. No mangue crescem arvores como a siribeira ou siriúba, orquideas, samambais. Ali você encontra o macaco e muitos bichos. O homem que tira sustento do mangue também habita o lugar. Tem até a lenda do cabocô Ataide, o guardião do mangue.
Preservar o mangue é, pois, preservar a vida. Pense nisso durante as férias e viva bem.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB