Escrevendo sobre o PT II

No Pará a história do PT ganha a cor local e os momentos políticos daqui. A primeira comissão provisória do PT paraense foi presidida pelo ex-deputado Paulo Fonteles e a segunda pelo ex-deputado Durbiratam Bira Barbosa. Cada um liderava um grupo político.O PT do Pará nessa eleição acabou escolhendo dois candidatos, um na pré-convenção, Professor Nazareno Noronha; e outra na convenção oficial, Professor Hélio Dourado. Os grupos descontentes aproveitaram a confusão das duas candidaturas para pregaram o voto camarão ou voto útil no PMDB, cortando a cabeça do candidato oficial do PT em apoio a Jader Barbalho, do PMDB. Solicitaram também que a Direção Nacional interviesse na Direção local do PT, por esta não respeitar a democracia interna, que consistia e levar a convenção apenas o nome do candidato aprovado na pré-convenção.
A intervenção ocorreu e o Professor Nazareno Noronha foi encarregado de restabelecer a paz no Partido. Essa foi a primeira crise interna do PT do Pará. Entre os afastados estava o Presidente Bira Barbosa e o Tesoureiro Paulo Rocha.
A título de curiosidade: o primeiro funcionário do PT no Pará foi o companheiro Luís Araújo e a sede era na Rua Manoel Barata esquina da Travessa Frei Gil de Vila Nova.
Os grupos que apoiaram Jader e o PMDB ficaram com a intervenção e com a tarefa de reorganizar o Partido. Os intervidos resolveram jogar suas forças na construção da Central Única dos Trabalhadores. Paulo Rocha ganhou as eleições sindicais e foi presidir o Sindicatos dos Gráficos que juntamente com a Associação dos Sociólogos do Pará formaram o núcleo da pró-CUT e a primeira direção da CUT. Bira Barbosa voltou a militância sindical, pois havia sido demitido pelo Governador Alacid Nunes por haver liderado uma greve dos professores, para apoiar a fundação da FEPPEP, que era a organização sindical dos professores da rede publica. Lembrem-se que os servidores públicos eram proíbidos de se filiarem em sindicatos.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB