Amar o próximo com a si mesmo


A semana santa é um tempo destinado à reflexão sobre a vida e aos ensinamentos deixados por um deus que se fez homem, Jesus Cristo. Agora, diante de tantos avanços e de tantas mudanças de comportamento, mais do que nunca, devemos dedicar esse tempo a avaliar quais valores devem ficar a salvo da modernidade, da luta pela sobrevivência e das novidades disseminadas pelas redes sociais.

Devemos preservar pelo menos dois valores, segundo a doutrina budista: a conduta ética e o comportamento ético. Na conduta ética está contida a ideia de amor universal e a compaixão por todos os seres viventes. No comportamento ético está incluído o meio de vida correto, que significa conseguir o sustento sem causar mal aos outros.

A internet, as redes sociais e a variedade de produtos à disposição de consumo não serão o mal em si, se os homens agirem com observação aos valores básicos fundamentais, resumidos nos ensinamentos deixados por grandes mestres.

Jesus Cristo, quando questionado sobre a lei mais importante a ser observada a resumiu em  singelo código de ética: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:37-39)

Para amar o próximo, é preciso primeiro amar a si mesmo. Ter alto-estima, viver com saúde, gostar dos outros seres. Uma pessoa que não está bem consigo, não será capaz de amar o outro – disso, tenho certeza.

Depois de encontrar-se e resolveu suas angústias, seus egoísmos e seus medos, é hora de amar os seus irmãos, e todos os seres viventes. Segundo Buda, devemos ajudar os outros a levar ou encontrar uma vida honrada e pacífica.

Quando você estiver vivendo, presencialmente ou através de meios virtuais, pratique o discurso correto: abstenha-se de mentir, de maldizer, de caluniar, de difamar, de utilizar a palavra para criar ódio, inimizade, desunião e falta de harmonia entre as pessoas e os povos.

A vida, hoje em dia, é rápida, difícil e competitiva. A disputa para entrar e manter-se no mercado é violenta, desumana, desigual. Nesse clima, manter a crença em um deus justo e no amor pelo próximo é passar pela porta estreita. Muitos preferem o atalho, a porta larga do oportunismo, do ganho fácil e da vitória a qualquer custo.


A semana santa começou. “Ah, não sou cristão!”, diz o mente fechada. Não precisa ser. Qualquer um tem obrigação de ser uma pessoa de bem. Fazer o bem aos outros é fazer o bem a si mesmo. Experimente amar e você verá como tudo mudará na sua vida.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB