Segurança no Pará chegou ao fundo do poço

Hoje no Pará o Estado não é capaz de dar aos seus cidadãos a segurança pública prometida na Constituição Federal e nas propagandas televisivas durante as campanhas eleitorais. Um pai não pode garantir a sua família que vai a padaria comprar pão e voltará em paz para o seu lar, simplesmente porque o sistema policial perdeu o controle da situação.

Ficou muito fácil contratar a morte de algum desafeto, ou mesmo de pessoas sem qualquer envolvimento com o mundo do crime, basta procurar nas esquinas algum matador de aluguel, dos muitos que existem na periferia de Belém, ou nos municípios que são praças conhecidas desse tipo de "profissional" do crime.

A policia parece que sabe quem é, onde moram e como agem, há indícios que indicam esse conhecimento, mas, por alguma razão que não sabemos explicar, ela simplesmente não faz o seu papel de investigar e prender os pistoleiros e traficantes.

O Governo do Estado podia pedir auxilio ao Governo Federal, uma união de forças poderia surtir efeito sobre a bandidagem. No Rio de Janeiro vem dando certo. Aqui poderia também ser eficaz. Lá as UPPs foram implantadas com sucdesso. Não foiu só a polícia, vieram junto com a repressão os programas sociais e de inclusão da juventude vunerável dos morros.

No Pará tínhamos o programa ProPaz e as UPPs começaram a ser copiadas. Lembro de um que no início do atual Governo foi implantada no bairro da Terra Firme. Não durou muito, logo o Programa ProPaz pegou o sentido das campanhas eleitorais, e seguiu pelos municípios tirando documento, pequenas cirúrgias, distribuíndo óculos e fazendo aquilo que os órgão públicos, como é o caso da saúde, não é consegue fazer como rotina.

O ProPaz que seria uma programa arrojado de cultrura de paz, transformou-se numa espécie de "Caminhão do Papudinho", lembram? A versão ficou tão empobrecida, que nem foi capaz de chegar perto do antigo "Presença Viva".

União, estado, municípios e sociedade numa união pela paz. Cada fazendo sua parte. É urgente o pacto pela paz.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB