Descanse em Paz, Guerreiro!



Os filiados e dirigentes do Partido Verde paraense comunicam que faleceu, hoje, 02.01.2014, aos 74 anos, vitima de infarto, no Rio de Janeiro onde passou as festas de final de ano com a família, o deputado Gabriel Guerreiro. Guerreiro era um homem admirável por sua trajetória pessoal e política.

Nascido no interior do Pará, lago Sapucuá, Oriximiná, empenhou-se e venceu pela educação. Formou-se em geologia, professor-assistente dos Cursos de Engenharia Química e Geologia na UFRJ, Rio de Janeiro, 1970; Chefe do Laboratório de Geologia; Coordenador do Colegiado do Curso de Geologia; Professor-assistente de Geologia Econômica; Coordenador do Projeto Integrado de Pesquisas em Geologia/geoquímica do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas; Coordenador do Setor de Geologia do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas; Coordenador do Setor de Geologia do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas; Professor-adjunto de Geologia e Prospecção, Belém. Diretor da Companhia Progeo - Projetos de Geologia e Mineração Ltda. Prospecção da Amazônia. Vice-Presidente do Crea/pa/ap, Primeira Região; Diretor-Presidente da Companhia de Mineração do Pará, Paramenérios.

Na Constituição Federal de 1988, deputado federal pelo Pará, Gabriel Guerreiro desempenhou um papel importante. É dele a proposição que transformou o subsolo brasileiro em propriedade da União, resguardando para os brasileiros as riquezas minerais. Como também é de sua lavra a proposta que incluiu os municípios nos royalties minerais.

Ainda como secretário de ciência e tecnologia, Guerreiro criou o Zoneamento Ecológico Econômico, um instrumento que foi o grande marco na compatibilização entre desenvolvimento e preservação dos recurso naturais.

Além de deputado federal, Gabriel Guerreiro desempenhou seis mandatos de deputado estadual, nos quais procurou defender os paraenses, principalmente os interesses da região do Tapajós. Guerreiro era um ardoroso defensor da emancipação do Oeste do Pará, da economia local e da aplicação de tecnologia aos produtos da Amazônia.

Foram sete eleições que consagram o deputado Gabriel Guerreiro, sete manifestações de aprovação dos eleitores. Guerreiro sempre obteve essa confiança, sem comprar votos, sem decepcionar o eleitor e, o que é mais importante, sem participar de esquemas de corrupção.

Gabriel foi um homem que levou uma vida reta, suportando todos os sacrifícios de não se misturar com o lado podre da política. Dizia que não foi o PV que o escolheu, mas ele escolheu o Partido Verde por suas teses que eram as mais adequadas para superar a pobreza e a desigualdade. Descanse em Paz, Guerreiro!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB