Os hábitos devem ser modificados


Você tomou conhecimento de que o clima no nosso Planeta está mudando?

Anteriormente falava-se em aquecimento global, e isso gerava muita polêmica. Alguns céticos diziam que a temperatura da Terra já havia variado tantas vezes, e sempre por causas naturais, que tornavam-se impossíveis de serem controladas pelo homem. Muitos cientistas questionavam os céticos e nunca se chegava a um consenso, apesar de tantas provas de que algo não andava bem com a nossa casa. As geleiras, por exemplo, recuam a olhos vistos. Seria isto o aquecimento dos oceanos? A polêmica sobre o tema não parou ainda.

Hoje já há um consenso: a Terra está passando por graves mudanças climáticas e o responsável é o homem com seu atual modo de vida. As mudanças climáticas se manifestam por eventos extremos e desaparecimento de espécies. São tufões, furacões, tempestades de um lado e o sumiço de plantas e bichos do outro. Até quando a Terra suportará, ninguém sabe.

Quando foi que tudo isso começou?

Os estudiosos do meio ambiente apontam a revolução industrial como marco das grandes mudanças na forma de relacionamento entre o homem e a natureza. Foi a partir daí que mecanizamos nossa indústria e passamos a utilizar o petróleo como fonte principal de energia. Os carros, grandes consumidores de combustível fóssil, tomaram contas das cidades.

Bem lembrado. Por falar em cidades, nos mudamos do campo para as áreas urbanas. Hoje, mais da metade da população do mundo mora em cidades. Já pensou o que isso significa?

A ciência sabe que o nosso planeta foi, sim, mais quente, e o carbono é o responsável pela temperatura da Terra. Nossa atmosfera foi composta de muito mais carbono que atualmente. O carbono, porém, foi sendo retirado pouco a pouco através do ciclo "lento" ou geológico, e do ciclo "rápido" ou biológico.

O carbono contido na litosfera está armazenado em depósitos de combustíveis fósseis, de onde é retirado pelo homem e transformado em petróleo para queimar nos motores à combustão das máquinas industrias, e dos bilhões de carros que circulam pelas cidades. O petróleo, ao ser queimado, para nos transportar e transportar todos os produtos que consumimos, emite carbono de volta para a atmosfera, influenciando no clima da Planeta.

O ex-vice-presidente americano Al Gore, no filme “Uma Verdade Inconveniente”, documentário que analisa a questão do aquecimento global, equipara a nossa situação planetária à vida dentro de um vasilha de água posta sobre o fogão, que vai aquecendo lentamente e só percebemos o perigo quando a temperatura já está elevada a ponto de não podemos pular para fora da panela.

“É necessário uma mudança de atitudes, desde a educação primária à reeducação dos adultos. Quantas catástrofes mais devem acontecer para que a sociedade acorde para essa realidade? Teremos tempo suficiente para esperar tal conscientização social? Os hábitos devem ser modificados, é necessário um freio ao capitalismo e um cuidado maior com o meio ambiente.”  (Anamaria Santos Custódio)

As mudanças que começaram na revolução industrial estão ocorrendo aí, pertinho de você. Por isso, as transformações em favor do meio ambiente devem ser operadas no nosso cotidiano. Em cada casa, em cada rua, em cada município de cada estado, de cada país da Terra as pessoas devem se engajar em causas pelo desenvolvimento com sustentabilidade. Vocês está disposto a pular agora desse caldeirão fervente? 

* Artigo originalmente publicado na edição de 17.10.2013 do Jornal Correio do Tocantins
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB