Abertura da semana do meio ambiente




Na ordem, as fotos de Cleiton Palmeira mostram: o apoio dos Lojistas da Brás; Camilo Viana comparece e me presenteia com uma muda de pau preto; e, mais de mil ciclístas compareceram e fizeram a festa no primeiro passeio ciclístico pelo meio ambiente em Belém.


Coca-cola venceu Lula




Acaba de ser anunciado os nomes das doze cidades que sediarão a copa de 2014. O presidente da FIFA anunciou, em ordem alfabética, o nome das cidades. Começou por Belo Horizonte, passou para Brasília, em seguida, anunciou Cuiabá. Nossa espera tinha chegado ao fim. Dai foi só confirmar, que Manaus era a cidade escolhida na Amazônia. Uma injustiça com a região e com Belém.
Com isso, ficou claro que o critério utilizado pela FIFA não foi o futebol, mas o poder de patrocínio. Único ítem que perdiamos para o Estado vizinho. O Amazonas, por conta da Zona Franca de Manaus, conta com apoio de empresas estrageiras com força junto a FIFA e isto foi decisivo.
Lamento pelos paraenses, tão apaixonados que somos por futebol. O meu reconhecimento a equipe de trabalho do Pará, que fez tudo que era possível para trazer essa decisão a nosso favor. O Pará cumpriu todas as exigências da FIFA, mas não tinha como competir no ítem recursos financeiros de patrocínio. Lula pediu pelo Pará e a Coca-cola pediu por Manaus, ganhou a empresa de refrigerantes. Perdeu o futebol.



Bicicletas e povo na rua

O passeio ciclístico e as atividades na Bras de Aguiar que marcaram a abertura de VI semana do meio ambiente em Belém, foram sucesso, principalmente pela adesão da população. Por onde o ciclístas (quase mil deles) passavam, as pessoas saím as sacada dos prédios e acenavam em adesão a inciativa.
Na Bras de Aguiar, tivemos a participação das escolas, do grupo escoteiro de Nazaré, grupo de teatro, de dança. O ponto alto foi a presença de Camilo Viana, que fez questão de subir ao palco e falar para todos. Foi tão positivo que os lojistas da Braz vieram pedir para que a Semma feche a rua em outros domingos.
Amanhã estaremos dando prosseguimento a semana do meio ambiente na Estaçao das Docas, participe.

Soluções ambientais para as cidades

André Trigueiro mostrou exemplos de soluções ambientais em cidades brasileiras. Biodigestor para aproveitamento de esgotos sanitários, na geração de gás para cozinha. Aproveitamento de borrachas de pneus usados, para asfalto. Aproveitamento de água da chuva em prédios, para lavagem de carros, pisos. Construções de Ciclovias. Captadores de calor para chuveiros, eliminando o uso de energia para esse fim. Estas foram algumas soluções, dentre muitas soluções sustentáveis possíveis.

André Trigueiro fala de cidades

Num evento, cujo o tema "Os desafios da cobertura na Amazônia", o jornalista André Trigueiro fala sobre as cidades. Com o Gasômetro lotado, os jornalistas ouviram o debatedor dizer que as regiões metropolitanas podem ter soluções únicas para problemas comuns. Os consórcios de municípios ajudam juntar esforços, mas trava no egoismo dos prefeitos, que querem aparecer sozinho na foto.
José Carlos Lima

Bicicletas de Belém

Assita o vidéo "Bicicletas de Belém" preparado por mim e pelo meu filho, José Filho, e pegue a sua, ai na garagem. Limpe a magrela e vá, amanhã, as oito, para o passeio ciclistítico da Semana do Meio Ambiente. Ah! vai sair lá do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.

Belém será sede da Copa?

O jornalista Anselmo Goes publicou em seu blog as doze sede da copa, pela relação publicada, Belém está de fora. Eu só acredito vendo. Quem morre de véspera é peru.
José Carlos Lima

Abertura da Semana do Meio Ambiente

Neste domingo as oito horas, na Travessa Perebebuí, ao lado do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, estaremos dando a largada para Semana do Meio Ambiente. Venha pedalar pela sua saúde e pelo meio ambiente. De lá seguiremos até a Avenida Braz de Aguiar, será fechada e as lojas abertas para uma grande rua de lazer.
A programação segue com debates, exposições e oficinas na Estação das Docas,do dia 01 ao dia 04 de junho. Mesmo no dia 04 estaremos em Mosqueiro realizando um encontro das Ilhas para discutir sustentabilidade.
No dia 05 de junho, durante o dia, estaremos, entregando a população, a nova arborização do Conjunto Satélite. As dezenove horas será a cerimônia de entrega das medalhas do mérito ambiental Maria Silva a quinze personalidade.

Gripe suina pegou o Serra

O ex-ministro da saúde e atual governador de São Paulo José Serra pagou o maior mico ao aletar a população sobre a "gripe suína". A gafe do Governador virou o maior sucesso no youtube.

O STF não discutiu o caso Maria

Ontém a Suprema Corte brasileira pautou o caso Maria do Carmo, mas adiou novamente a definição. Infelizmente os santarenos terão que conviveu, ainda, com dois problemas, a temporariedade do prefeito e com a cheia do rio Tapajós
O CONAMA acaba de aprovar o Zoneamento Ecológico Econômico da BR163. Foi uma vitória da equipe do Governo. Agora é esperar o Decreto presidencial para implementar a redução de recomposição da reserva legal para 50%.
José Carlos Lima

Começou o debate do ZEE

Neste momento o CONAMA incia o debate sobre a redução da reserva lagal na área da BR163. Para tanto, precisa reconhecer o Zoneamento feito pelo Governo do Estado.
A Procuradora do Ministério Público Federel discursou contra, dizendo que o Pará pretende legalizar o ilegal, além de o ZEE incentivar o desmatamento.
O representante de uma Fundação do Rio Parnaíba exige que se faça consulta as populações tradicionais.
Agora expõe, em nome do Governo do Estado do Pará, defendendo a proposta, o secretário Maurlio Monteiro.
José Carlos Lima

Novo dirigente do IBAMA

Seguiu hoje para Belém o novo superintendente do IBAMA do Pará, trata-se do analista ambiental, concursado do órgão, Paulo Diniz.
José Carlos Lima

Anibal na Sema

Para o lugar de Walmir Ortega a Governadora escalou Anibal Picanço, ex-IBAMA, como novo Secretário Estadual de Meio Ambiente.
José Carlos Lima

Milton Nobre será sabatinado

Agora as dez horas inicia a arguição do desembargador Milton Nobre junto ao STJ. Boa sorte, Doutor.
José Carlos Lima

Maria no STF

Está na pauta do STF o processo da prefeita eleita de Santarém Maria do Carmo. Desembarcaram agora, aqui em Brasília o deputado Carlos Martins, o competente advogado Mauro Santos e, logo mais, desembarca para reforçar o time o Dr. Jarbas Vasconcelos. É bom que hoje essa causa tenha uma desfecho. Maria assumira com as águas dos rios baixando e porá a casa em ordem.
José Carlos Lima

Reunião do Conama

O Conselho Nacional do Meio Ambiente aprecia hoje o ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico do Oeste do Pará. O processo está com um pedido de vista da Fundação Rio Parnaíba - Furpa, que propõe que o processo volte para uma Câmara Técnica no intuíto de se realizar três audiências públicas na região, sendo uma em Belém.
José Carlos Lima

Terceiro mandato

Essa história de terceiro mandato está parecendo a piada do garoto do curió. Muitos pensam que a insistência vai fazer a democracia ceder.

Diminuiu os roubos

A Segurança Pública do Pará apresentou, nessa quarta-feira, os números da criminalidade no Estado. Segunda a cúpula da Polícia Civil, diminuiu o número de roubos e aumentou o número de homicídios. No período pesquisado, os crimes relacionados a droga aumentaram em 69,35%. Entre janeiro e abril foram apreendidas 790 armas e 3089 pessoas foram presas.
O quadro é preocupante, pois mostra que a marginalidade está mais armada, age com crueldade e se especializa no tráfico de drogas. O efeito disso, em longo prazo, é a formação de milícias, o controle de áreas da cidade por barões do tráfico, a corrupção do aparelho repressivo e a degradação, principalmente de jovens viciados por essa rede.

Brega verde

Filiou-se ontém ao PV, em cerimônia concorrida, no município de Capitão Poço, o cantor e compositor paraense Diogo, 20 Anos de Carreira - a voz do Calypso, autor da musica Leviana, seu grande sucesso, regravado por Reginaldo Rossi. Presentes Kim Marques, Edilson Moreno, Nelsinho Rodrigues e o compadre Chimbinha, que participou por telefone diretamente de São Paulo.
Diogo será candidato a deputado estadual pelo Partido Verde, com um projeto de defesa da cultura parense na Assembléia Legislativa. É o brega calypso, brega pop, brega pai d'égua, unindo-se para ser respeitado.

Belém Verde

O presidente Obama anunciou um pacote para redução de emissão de dióxido de carbono nos Estados Unidos. O pacote é simples. Obama quer que os carros rodem mais com menos combustível, quinze quilômetros por litro.
Aqui em Belém, podemos fazer o mesmo, basta reduzirmos as viagens de carro, usando mais a bicicleta. É, essa mesmo que está aí na garagem do prédio, pendurada no bicletário. Crie coragem e, de vez em quando, dê uma pedalada. Vai fazer muito bem!

Paz na Terra Firme

O bairro da Terra Firme, um enclave entre Canudos e a Avenida Perimetral, onde se alojou a pobreza e a violência. Hoje estive lá, reuni com lideranças para conversar sobre a arborização do Bairro. É que a equipe da Semma esteve no Bairro para levantar locais que podessem receber a nova arborização da Cidade, justamente na Semana do Meio Ambiente, mas não foi encontrado espaço, em decorrência da ocupação desordenada.
O padre Bruno Sechi aproveitou a nossa visita para repassar o documento da Caravana Pela Paz, denominado "Um Novo Olhar Para a Terra Firme". Este movimento reune todas as Igrejas e Lideranças do Bairro. Está prontinho para ser executado. O documento é um pouco longo para um Blog, mas, como é interessante, quebro a regra e o reproduzo aqui.

UM NOVO OLHAR SOBRE A TERRA FIRME
Para os próximos dez anos.
(UMA GRANDE CARAVANA DE PAZ)


O bairro da Terra Firme tornou-se palco de muitas atenções, em face do grande índice de violência que atinge a população.
É de conhecimento público o fato que esta situação é resultante da falta gritante de políticas sociais que efetivamente privilegiem a dignificação das condições de vida dos moradores do bairro.
Entretanto constatamos uma grande ausência do poder público e, consequentemente, um altíssimo índice de carências em direitos fundamentais da pessoa humana.
O problema da violência do bairro jamais será superado apenas através de ações em segurança pública, e sim numa ampla estratégia de curto, médio e longo prazo que possibilite efetivamente uma vida mais digna para todos através de investimentos públicos adequados e responsabilidade social por parte dos vários segmentos que atuam no bairro.
“Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude”!
Movidas por esta exigência evangélica, as igrejas presentes no bairro provocam uma grande caravana da Paz, convocando a todos, movimentos sociais, grupos organizados, empresas e moradores em geral para que seja construída a verdadeira Paz, na valorização, respeito e dignidade de todos, com respostas concretas aos desafios que o bairro apresenta.

1. Dignidade na Educação
Creches: implantação de 10 novas creches, para atendimento, em tempo integral, de no mínimo 1.000 crianças em situação e áreas de risco.
Pré-escola: plano de implantação e implementação.
Qualidade no Ensino fundamental e médio.
Valorização dos Professores; turmas de no máximo 30 alunos; Criação de Grêmios estudantis em todas as escolas; Associações de pais; Fazer de cada Escola um espaço de paz.
Implantação de 3 novas escolas públicas para suprir falta de vagas.
Cursos pré-vestibulares, populares, para jovens.

2. Dignidade no Saneamento e Urbanização
Acabar com os becos, a partir dos mais problemáticos, remanejando as famílias.
Arruamento do bairro, possibilitando trânsito em todo ele.
Iluminação pública adequada.
Cinco novas praças: Final da rua Ligação; Nova Terra Firme; Área do Tucunduba; Conjunto do curtume; Próximo à Cipriano Santos.
DRENAGEM DO TUCUNDUBA com áreas de lazer nas margens
“Uma árvore em cada casa”
Limpeza Pública diária
Abastecimento de água.

3. Dignidade na Habitação
Remanejamento de, no mínimo, 900 famílias através da Construção, no próprio bairro, de prédios de apartamentos ou casas populares para as famílias remanejadas.
Melhoria das residências disponibilizando material para reforma e pintura das casas.

4. Dignidade através da Cultura e Esporte
Três centros culturais e esportivos: Curtume; Nova Terra Firme; Atual Bom-Bar.
Disponibilização de espaços públicos com programas culturais e esportivos: UFRA; UFPA; Escolas aos Sábados e Domingos.
Formação e estímulo a Núcleos de musicalização, Grupos de melhor idade, Incentivo e apoio aos grupos culturais do bairro, Bibliotecas comunitárias, Brinquedotecas, Ruas de Lazer e convivência.
Envolvimento de estagiários de Educação física, biblioteconomia, arte-educação, entre outros.

5. Dignidade através da Geração de trabalho e renda
Cursos profissionalizantes nas escolas, de noite e finais de semana
Programa “Adolescente aprendiz” nas empresas do bairro
Crédito para micro empreendedores
Implementação do programa “bolsa trabalho” para jovens

6. Dignidade na Assistência:
Criação de Abrigo-família, para famílias com necessidades especiais.
Combate à desnutrição, com bancos de alimentos e outras medidas.
Programas de renda mínima.
Eliminação do trabalho precoce com estratégias adequadas.

7. Dignidade na Saúde
Ampliação de programas existentes, como combate à dengue, saúde família e outros.
Atenção especial e portadores de HIV
......

8. Responsabilidade social
Estímulo ao Voluntariado do próprio bairro: Nas escolas, creches e praças, Nas bibliotecas e brinquedotecas (Contadores de histórias, Palestras temáticas e outras atividades.)
Empresas do bairro, através de Apadrinhamento de Creches, Cursos profissionalizantes, Escolas, Praças, Grupos culturais.
Igrejas:
Palestras nas escolas sobre valores, família, espiritualidade;
Desenvolvimento de atividades formativas para crianças, jovens, pais;
Estímulo a atividades culturais e formativas em seus espaços


9. Dignidade na Segurança pública
Guardas municipais nas praças e centros culturais
Inteligência policial: investigação sobre corrupção policial, sobre focos de marginalidade (bocas de fumo, exploração e/ou aliciamento de crianças e adolescentes, comércio de armas), sobre crime organizado.
Policiamento ostensivo, sistematicamente presente nas áreas de maior ocorrência de crimes.
Fiscalização sistemática de bares e casas de diversão (poluição sonora, consumo e tráfico de entorpecentes, presença de crianças e adolescentes, etc.)
Aplicação da medida alternativa de prestação de serviços à comunidade para os detentos do bairro, com baixa periculosidade: pintura ou manutenção de escolas, praças e outras instalações comunitárias, jardinagem de praças e ruas, entre outros.
Aplicação dessas medidas também para adolescentes infratores do bairro.

10. Dignidade e Cidadania
Formação de agentes comunitários de cidadania
Cursos de Fé e Política nas Igrejas
Grêmios estudantis em todas as escolas
Criação, através da organização dos moradores, de áreas geográficas de paz.


ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO, NO ARCO DE 10 ANOS.
Organização de audiências públicas com os setores públicos responsáveis para definição de compromissos, metas e prazos com Termos de Ajustamento de conduta.
Definição de compromissos por parte da sociedade organizada, através de mobilização e seminários setoriais:
Empresários, Universidades, Escolas, Igrejas, Centros comunitários e associações de moradores, entre outros.
Implantação de um sistema de monitoramento periódico com indicadores de resultados.

Nova avenida será construída

Hoje houve um tremendo alvoroço na área do Conjunto Bela Vista, as proximidade do Parque Ambiental de Belém. Era o início das obras de prolongamento da Avenida Independência, obra é do Governo do Estado, licenciada pela Semma. O processo foi todo feito de acordo com a lei e os impactos serão compensados com a construção de obras no próprio Parque. A Cidade ganhará, com certeza.

D. Orani será Cardeal

Tudo indica que o nosso arcebispo D. Orani será consagrado cardeal do Rio de Janeiro em Junho. Viagem para Roma já está sendo providênciada. E por falar em D. Orani, ele veio hoje a Belém participar do XIV Encontro de Marketing Católico. Celebrou Missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião entreguei, pessoalmente, o convite para que receba a Medalha do Mérito Ambiental de Belém Marina Silva.

Mangal de flores



No Mangal das Garças tem muitos pássaros, mas lá também é lugar de flores, essas são da nossa Amazônia.

Pássaros do Mangal






Vale a pena ir ao Mangal das Garças num dia de domingo de sol, com uma câmara na mão, sempre rende boas imagens, como essas ai, que divido com vocês.

O Quero-quero do Mangal das Garças

O pássaro resolveu fazer um ninho entre os elos da corrente decorativa do Mangal das Garças.

Financiamento de campanha, sempre ele.

Quantos políticos e quantos delitos estão ligados ao financiamento de campanha? Vamos aos mais recentes:

  1. O mensalão, que envolveu feio petistas históricos;
  2. Caso dos dólares na cueca;
  3. O dossiê que tentou atingir os “Tucanos”;
  4. A Operação Satigraha, envolvendo do banqueiro Daniel Dantas;
  5. Caso Camargo Corrêa;
  6. Escândalos das passagens e do uso de celulares;
  7. Denuncias de vários escândalos envolvendo senadores;
  8. Caixa dois envolvendo a governadora Yeda Crussius;

Não dá para ficar apenas nas denuncias, está na hora de mudanças. E a melhor proposta é o voto em lista, com o financiamento público de campanha.


Como funciona o voto em lista?

  • Cada partido vai preparar uma lista de candidatos. Nela, os políticos serão numerados, obedecendo a uma ordem de preferência estabelecida em congresso interno;
  • Na eleição, só será possível votar na legenda. Quanto mais votos cada partido tiver, mais candidato ele vai eleger;

Como funciona o financiamento?

  • Em ano de eleição, o governo criará um fundo público, atribuindo um valor por eleitor, que será dividido entre os partidos.
  • Será proibido o uso de dinheiro privado nas campanhas. Quem utilizar recurso de empresas ou de pessoa física perderá o mandato.

Financiamento de campanha


O jornal “O Diário do Pará”, estragou o domingo de muita genta ao publicar uma entrevista com o preso, condenado há 80 anos, pela participação nos assassinatos dos irmãos Novelinos, João Batista Bastos, o Chico Ferreira. Chico, bem mais gordo, conta em detalhes à história do duplo homicídio, sua participação e a dos outros condenados.
Na versão de Ferreira, tudo começou com um empréstimo a juros altos, para financiamento de campanha eleitoral, tomado por Paulo Rocha e Valdir Ganzer, mas não pagos, gerando a crise que resultou nos assassinatos.
Chico Ferreira atribui o plano macabro a Luís Araújo, isentando-se de qualquer culpa. E diz que conheceu os dois deputados por intermédio de Luís.
Essas histórias e tantas outras circulam, insistentemente, nos bastidores políticos do Pará, sem qualquer esclarecimento. Se Chico está falando a verdade, nunca vamos saber, pois foram tantas pessoas do mundo da política que se envolveram com o Chico, que, para eles é melhor deixar tudo do jeito que está.

Serão duas as sedes na Amazônia

Segundo três experientes analistas e conhecedores de futebol, Bruno Castro, Mauro Rios e Nildo Matos, serão duas e não apenas uma as sedes da copa do mundo na região norte. A certeza dos analistas se baseia na fato de que 2014 será a Copa do Meio Ambiente e Belém e Manaus representam a Amazônia.
José Carlos Lima

Eleições de 2010 é em 2010?

Claro que não. Tudo começa antes. Os partidos terão até setembro para filiar aqueles que pleiteiam vagas proporcionais.
Antigamente, quando não havia fidelidade patidária, era hora da dança das cadeiras. As grandes legendas investiam pesado para tirar parlamentar eleito dos seus partidos de origem. Os goverandores motavam até plantão para acediar políticos com mandatos.
Agora, com a proibição de trocar de legenda, só pode correr atrás de novos filiados, a fim de viabilizar a chapa.
Os responsáveis por essa missão dentro dos partidos, estão, nesta hora, com a lista do resultado das últimas eleições para ver os bons de votos e correr ao interior, atrás de atrai-los para a composição da chapa. Mas todo cuido é pouco. Não pode trazer quem tem muito voto, os de mandato não aceitam.

Os tributos são altos e os serviços baixos

O nosso país é o país dos impostos e das taxas. A União para fugir da obrigação constitucional de distribuir com os estados e municípios o resultado da arrecadação de impostos, arrocha nas taxas. Já os estados e municípios, para garantirem recursos extras, apertam o contribuinte com diferencias de alíquotas dos impostos de suas competências. Neste jogo, a sociedade paga 40% do PIB para que o estado retorne em serviços. É muito dinheiro para pouco benefício.
Os serviços básicos que o estado brasileiro deveria prestar são: saúde, educação, segurança pública, assitência social, transportes, prestação jurisdicional. Outro papel do estado é coibir os excessos da iniciativa privada.
Um pobre, com certeza, não tem recursos materias suficientes, isso é até explicável, pois vivemos em economia capitalista excludente. Mas um pobre tem direito a uma bom sistema de saúde e educação, pelo menos, isto está garantido na Constituição Federal e o Brasil arrecada o suficiente para fazer cumprir a norma. Então, por que isto não acontece?
Na boca da oposição é incompetência ou desvio de recursos do gestor de plantão, mas quando essa mesma oposição se transforma em governo, não consegue responder ao desafio. Todos os partidos que estão na hoje oposição, já foram situação, ou seja, já estiveram dos dois lados do balcão. A realidade é que cada um podem apontar o dedo na cara do outro. O povo, porém, podem apontar com as duas mãos.
Enquanto a oposição briga com o governo para se revezar no balcão, coisas graves continuam a ocorrer. Exemplos: é certo a indústria farmacêutica continuar lucrando com a doença do povo? É certo a proliferação de laboratórios luxosos a custas de pobres diagnósticos? É certo que a indústria de produtos hospitalares seja tão próspera a custa da falta de regulação de seus preços? É certo que planos de saúde abusem de seus clientes sem que estes possam fiscalizá-los? É certo ficar apenas nas mãos dos municípios o problema da urgência e emergência? É certo que profissionais que tratam da vida das pessoas recorram a greve, cessando atendimento dos mais necessitados? No caso da educação, a conversa é pesada.
Tá na hora de limpar o terreno. Oposição e situação devem, responsavelmente, fazer uma pauta em comum na defesa do povo brasileiro, se não, o povo acaba percebendo que a ferida está aberta por interesses comuns.

Barbárie ou o que?

Rosa Luxemburgo preconizou: Ou a sociedade "avança para o socialismo" ou ela reverterá "à barbárie". Após a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real, caminharemos em direção a que? Esta inquietação atinge a alma do pesquisador e professor Thomas Mitschem que se 'lança, então, pergunta: Barbárie ou o que?
Para tentar encontrar respostas o Professor Thomas convida a todos ao primeiro debate On-line que começara no dia 1º de junho. O debate será aberto com artigo do Prof. Dr. Thomas Mitschein e os respectivos comentários de Maurício Brusadin.
Nos primeiros dois meses, publicaremos semanalmente (on-line) contribuições de pessoas como
Murício Brusadim – Presidente da Juventude do Partido Verde;
-Alex Fiúza de Mello – Reitor da UFPA;
-Arnaldo Jordy – Deputado Estadual do PPS;
-Parsifal Pontes – Deputado Estadual do PMDB;
-Gilberto Rocha – Diretor do NUMA/UFPA;
-Alberto Acosta – Professor da FLACSO – Equador
Entre outros.
O debate deve incentivar os leitores a manifestar seus comentários no site do POEMA, sobre a temática levantada.
No terceiro mês pretendemos fazer uma publicação impressa com as contribuições selecionadas do debate on-line.
No final do terceiro mês pretendemos abrir o segundo debate que será sobre "As perspectivas do desenvolvimento dos povos ancestrais da Amazônia e da América Latina."

As homilias estão fracas

Faltam bons pregadores na Igreja Católica. Sou católico de frequentar as Missas aos domingos. Conciliando a agenda, vou procurando uma Igreja para minhas obrigações do Dia Santo. Por isso, já frenquentei um bocado delas aqui na Capital, em horários diferentes. Além disso, assisto, com freqüência, a Missa celebrada por Dom Luis Ferrando, Bispo de Bragança. Ele celebra sempre aos domingos, às 08:00, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Acho que posso comparar as homilias e dar um teco. Que tal o Administrador Diocesano, Monsenhor Cid, mandar os Padres fazerem uma reciclagem, frequentando aulas de homiliática?
Os fieis passam a semana atribulados pelo cotidiano e aos domingos vão a Missa receber uma palavra de conforto ou de conselho baseada na Bibllia, mas ao contrário, encontram um Padre apático, fora do mundo, dizendo coisas desconectadas da realidade. Tá na hora, Padre Cid, de dar uma chacoalhada nos clérigos.
Padre Cid, não esqueça de lembrá-los que um bom sermão não precisa ser longo.

O Congresso volta às manchetes

O Congresso, através da Câmara dos Deputados, voltou a ser manchete na semana que passou. Desta vez de forma positiva. É que os deputados resolveram fazer tramitar o Projeto de Lei da reforma política que altera a lei eleitoral. Cinco partidos acordaram substituir o atual sistema de lista aberta, onde há uma combinação do voto no nome e na legenda, para a votação em lista fechada e o financiamento público de campanha.
A lista fechada funciona de forma diferente. Na primeira fase são os partidos que compõe a lista em suas convenções. Durante as eleições, o eleitor votará na lista do partido. O percentual de votos obtidos pelo partido indicará o número de vagas que ele vai conquistar na casa legislativa. Se o partido obteve uma cadeira, essa será ocupada pelo primeiro da lista inscrita.
O sistema atual - lista aberta - funciona da seguinte maneira. O partido faz uma convenção e escolhe seus candidatos e os inscreve perante a Justiça Eleitoral. A partir daí o candidato faz a campanha pedindo votos para si, para seu número. O eleitor vota na pessoa do candidato ou na legenda do partido de sua preferência. A soma dos votos individuais de cada candidato, mais os votos atribuído a legenda, darão o número de votos do partido. Se o partido obtiver o quoeficiente eleitoral - número mínimo de votos exigido para eleger o primeiro parlamentar - entrara na disputas pelas vagas e será considerado eleito o parlamentar daquele partido que obtiver maior número de votos que seus colegas de chapa.
Defendo o voto por lista fechada. Acredito que só assim vamos baratear as campanhas e permitir que os eleitores conheçam as propostas dos partidos, deixando de personalizar o voto. Lógico que para adotá-la, é necessário que se faça uma mexida na Lei Orgânica dos Partidos Políticos para torná-los mais democráticos, acompanhando a reforma eleitoral. Se isso não for feito, a adoção da lista fechada induzirá, no primeiro momento, a uma ditadura dos caciques, dos donos dos partidos. Digo no primeiro momento, pois acredito que em longo prazo, os caciques terão que abrir mão da concentração de poder, para não esvaziar o partido e acabar tendo, cada vez menos, votos nas urnas.
Na nova fórmula, levarão vantagens os partido ideológicos, programáticos.
Este é um bom debate, pois é preciso fazer mudanças no processo político brasileiro, pois do jeito que está não dá mais. Batemos no teto.

Câmara discute o uso de sacolas plásticas


A Câmara dos Deputados começou a discutir a substituição das atuais sacolas plásticas usadas por supermecados e feiras, que são feitas com derivados de petróleo e que causam enormes impactos ambientais, por outras ecologicamente mais corretas, pois biodegradáveis. Leia a materia na íntegra no sitio da Câmara.

Curiosidade radiofônica

A voz das selvas, é assim que a Rádio Difusora Acreana se apresenta. Essa Rádio é a mais antiga do Estado do Acre e é bastante ouvida, principalmente pelas pessoas que moram na floresta, nas colocações, nos seringais. Faz um grande sucesso o programa de mensagens da Rádio. Aquele alô, alô interior, onde o locutor termina com um bordão: "aquele que ouviu essa mensagem, por favor transmita ao destinatário".
Tem muita piada desse tipo de mensagens. tem aquela da mulher que veio a Rio Branco vender um cavalo e para dar a notícia ao dono do cavalo tascou a seguinte nota: "Alô senhor Jõao no Seringal Santo Antonio! Dona Raimunda avisa que o negócio do cavalo só entrou a metade e a outra parte entrará na semana que vem"

O Amazonas dá sinais


Recebi do Dr. João Bosco fotos da cidade de Oriximiná, completamente tomada pelas águas do rio Amazonas. E o Rio ainda tem força para subir mais vinte dias. Isto preocupa.

Os verdes do Acre prometem

 

Na missão de organizar o Partido Verde da região amazônica, estive no Acre reunindo os verdes para discutir estratégia de defesa da região amazônia e a participação eleitoral em 2010. Foi um encontro produtivo do qual participou o nosso primeiro senador dos verdes da Amazônia Julinho e Elenira Mendes sucessora de Chico Mendes.
Posted by Picasa

Chico Mendes vive

 

O povo acreano tem um herói reconhecido, é Chico Mendes. A memória de Chico está impregnada na mente e nos corações das pessoas. Visitei a Exposição Chico Mendes que está sendo realizada pela Biblioteca Marina Silva ao lado de sua filha e herdeira política Elenira Mendes, filiada ao Partido Verde do Acre. Foi um momento de encontro em favor da Amazônia. Discutimos o futuro da região e dos verdes, foi produtivo.
Posted by Picasa

Exposição Chico Mendes

O destino nos prega peças. Neste momento acabo de fazer uma visita a Biblioteca dos Povos da Florestas, em Rio Branco, Acre. A instituição é administrada pelo companheiro Edgar, um dedicado e competente membro do Partido Verde. Nesse momento a Biblioteca está com duas exposições: uma sobre Índios Isolados no Acre e outra sobre o Chico Mendes.
Foi emocionante visitar e percorrer a exposição ao lado da companheira Elenira Mendes, filha de Chico Mendes e da Neta do nosso símbolo de resistência dos "Povos da Floresta". Saiu daqui ainda mais comprometido com a luta ambiental e a defesa da Amazônia.
José Carlos Lima

Enchentes no Amazonas

O Blog vem alertando para a gravidade do problema das cheias do Amazonas. Ainda faltam 20 dias para cessar as chuvas e o nível do Amazonas ja ultrapassou sua marca histórica que foi a cheia de 1953. O nível do Rio sobe em média 3 centimetros por dia, isso representa mais 60 centimetros até o final do mês de maio.
Os climatologistas afirmam, com toda certeza, que a causa desse fenômeno são as mudanças climáticas, decorrentes das atividades humanas no Planeta. Mudanças no clima sempre houveram, porém é a primeira vez que essas mudanças ocorrem por interferência da ação do homem. Ainda há tempo de adotarmos atitudes capazes de remediar essa situação. Vamos lá!

O Blog acertou

E não foi dificil. Bastou conversar com alguns eleitores da UEPA para palpitar a favor da candidata Marilia Brasil que ontém confirmou o favoritismo e venceu as eleições para reitoria com 70% dos votos. Agora a paz voltará a reinar na Universidade do Estado.

Estou postando pouco

Neste momento de implantação do nosso planejamento na Semma tenho postado pouco, por isso peço desculpas.
José Carlos Lima

Imagens das ruas de Bragança

 

Em Bragança tem um rio, menos conhecido que o rio Caeté, é o rio do Cereja. Esse Rio atravessa a Cidade de ponta a ponta. É bastante vigoroso. No trecho, a partir de sua cabeceira, muitas pessoas o represam para fazer piscinas, até a Escola Agrícola Municipal fez de suas águas um grande açude de trinta metros de profundidade, que neste inverno ameaça romper. Nas outras partes, infelizmente, o Rio se espreme por entre casas e lojas construidas por sobre o seu leito, tentando chegar ao seu destino final, o rio Caeté, e de lá para o mar, cumprindo a sina cantada pelo poeta: as águas correm para o rio e do rio correm para o mar. Neste trajeto tortuoso, o rio Cereja recebe lixo, sacolas, garrafas pets, fezes. O Cereja não pediu para ser condutor dessa poluição toda. Pela sua vontade, seguiria límpido e cheio de vida para contribuir com seu amigo Caeté. Mas o Cereja se defende como pode. No inverno recebe as bençãos dos céus e, com a contribuição da chuva, aumenta de volume para varrer um bocado das impurezas que recebe. Muita gente sofre, mas o Rio sofre muito mais. Se as pessoas saissem do seu leito e o deixasse correr livremente, tudo seria bem mais simples e feliz.
Posted by Picasa

Estrada interrompida


Se você for a Bragança, a estrada está interrompida no Km 14. O motorista deve pegar um desvio pela Estrada de Mirasselvas. A estrada está esburacada, mas tem vantagens. No trajeto, você conhecerá as duas estações da antiga estrada de ferro e ainda pode mergulhar no geladíssimo rio Quatipuru.

Defesa civil alerta

O chefe da Defesa Civil de Bragança em entrevista, neste momento, para Rádio Educadora apela para que as pessoas que moram as proximidades do Igarapé do Cereja que deixem suas casa e se dirijam ao Ginásio de Esporte, principalmente as pessoas que moram na "invasão da Cosanpa". O perigo aumentou porque o açude da Escola Agrícola ameça romper e aumentar o volume de água do Igarapé que corta toda Cidade. Se a chuva continuar o perigo aumentará, principalmente com a maré cheia pela madrugada.
José Carlos Lima

Bragança em baixo d'água

As casas próximas do igarapé do Cereja alagaram todas. Pessos foram retiradas para o Ginásio de Esporte esperando as águas baixarem. A estrada Capanema - Bragança pode ficar interrompida, pois se rompeu num trecho próximo a Manuel dos Santos. A estrada para Ajuruteua corre perigo de ficar interrompida. Na praia chuva e vento assustam os moradores. E ainda continua chovendo.
José Carlos Lima
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB