Os tributos são altos e os serviços baixos

O nosso país é o país dos impostos e das taxas. A União para fugir da obrigação constitucional de distribuir com os estados e municípios o resultado da arrecadação de impostos, arrocha nas taxas. Já os estados e municípios, para garantirem recursos extras, apertam o contribuinte com diferencias de alíquotas dos impostos de suas competências. Neste jogo, a sociedade paga 40% do PIB para que o estado retorne em serviços. É muito dinheiro para pouco benefício.
Os serviços básicos que o estado brasileiro deveria prestar são: saúde, educação, segurança pública, assitência social, transportes, prestação jurisdicional. Outro papel do estado é coibir os excessos da iniciativa privada.
Um pobre, com certeza, não tem recursos materias suficientes, isso é até explicável, pois vivemos em economia capitalista excludente. Mas um pobre tem direito a uma bom sistema de saúde e educação, pelo menos, isto está garantido na Constituição Federal e o Brasil arrecada o suficiente para fazer cumprir a norma. Então, por que isto não acontece?
Na boca da oposição é incompetência ou desvio de recursos do gestor de plantão, mas quando essa mesma oposição se transforma em governo, não consegue responder ao desafio. Todos os partidos que estão na hoje oposição, já foram situação, ou seja, já estiveram dos dois lados do balcão. A realidade é que cada um podem apontar o dedo na cara do outro. O povo, porém, podem apontar com as duas mãos.
Enquanto a oposição briga com o governo para se revezar no balcão, coisas graves continuam a ocorrer. Exemplos: é certo a indústria farmacêutica continuar lucrando com a doença do povo? É certo a proliferação de laboratórios luxosos a custas de pobres diagnósticos? É certo que a indústria de produtos hospitalares seja tão próspera a custa da falta de regulação de seus preços? É certo que planos de saúde abusem de seus clientes sem que estes possam fiscalizá-los? É certo ficar apenas nas mãos dos municípios o problema da urgência e emergência? É certo que profissionais que tratam da vida das pessoas recorram a greve, cessando atendimento dos mais necessitados? No caso da educação, a conversa é pesada.
Tá na hora de limpar o terreno. Oposição e situação devem, responsavelmente, fazer uma pauta em comum na defesa do povo brasileiro, se não, o povo acaba percebendo que a ferida está aberta por interesses comuns.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB