As execuções continuam na grande Belém

Muitas execuções continuam a ser realizadas na Região Metropolitana de Belém. Isto me deixa incomodado pelo fato de não termos explicações do setor de segurança pública do estado. Os bandidos, pistoleiros pagos, chegam de moto, bicicleta ou a pé. Escolhem a vítima. Disparam tiros certeiros. O corpo fica lá, estendido no chão. Chegam os polícias, chamados por moradores, dão a sentença: acerto de contas. Logo aquela notícia é esquecida e substituída por outra de mesmo conteúdo. Ninguém sabe o número de vítimas dessas execuções, mas garanto que são muitas.

Os bandidos que mandam matar seus oponentes ou devedores e mantém grupos de pistoleiros a postos para entrar em operação assim que forem acionados, impõe na comunidade o terror pela violência e lei do silêncio e assim mantém o negócio criminoso das drogas, fazendo vítimas entre os mais jovens. 

O Rio de Janeiro tornou-se o estado mais violento do país com os bandidos controlando comunidades inteiras. Mas tudo por lá começou com execuções, leis do silêncio, corrupções policiais e omissão das autoridades. Ninguém fazia nada até o limite do insuportável. Até que um cineasta produziu um "Tropa de Elite". 

O Governo do Estado fez um grande programa: "O Pro Paz", mas desviou o programa para campanhas eleitorais populistas pelos municípios paraenses. No lugar da cultura de paz e de programas sociais inclusivos, o Pro Paz resolveu fazer operações de cataratas e distribuição de óculos, aproveitando a estrutura do programa Presença Viva idealizado pela vice-governadora Valéria Pires Franco. 


 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB