Uma pessoa nasce pessoa e não bandido

As pessoas não nascem bandidos ou mocinhos. Isto não vem escrito no DNA e nem é uma herança cultural. Se concordamos todos com estas afirmações, precisamos responder o porque algumas pessoas acabam delinqüindo e outras não? O que leva jovens pobres, da periferia a se envolverem com o tráfico de drogas, com assassinatos, roubos e até execuções sumárias.

As médias e grandes cidades do Pará estão tomadas pela criminalidade. Ontem mesmo, uma senhora foi arrancada de dentro do veículo e morta a tiros na frente do marido e da filha em uma rua movimentada da Cidade Nova VII.

O sistema de segurança publica do Pará simplesmente não reage. O Governador que havia prometido pessoalmente cuidar da segurança pública, há muito deixou de tratar do assunto para se envolver em disputas pela presidência de associação de municípios. O que devemos, nos cidadão, fazer para encontrar a paz?

Aiala Colares, pesquisador do NAEA, dá pistas no Diário do Pará deste domingo, na matéria intitulada "Vazio social e expansão do tráfico: raízes da violência no Estado".  Vamos ler juntos, pensar sobre o assunto e decidir o que é melhor para nós, já que nossos governantes nos abandonaram.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB