Prefeitura de Belém discute BRT em audiência pública

A prefeitura de Belém realizará hoje, às dezoito horas,  no Hangar Centro de Convenções, uma audiência pública sobre o BRT. Não estarei lá, infelizmente, estou fora de Belém por compromissos profissionais, mas os membros do Partido Verde vão comparecer e apresentar suas opiniões. Como acredito que outros integrantes de outras agremiações partidárias e das entidades da sociedade civil farão e é bom que façam.

A atitude da prefeitura deve ser valorizada. Consultar, expor, ouvir a sociedade é o melhor caminho para solucionar coletivamente problemas complexos com trânsito e transporte. Não temos mais iluminados, que sozinho resolvem ou tem a solução para todos os problemas. A transparência é uma atitude moderna, bem-vinda e deve se estender a outros assuntos.

Quem sou eu para meter-me a dar opinião, mas assim mesmo vou dar um pitaco, com desculpas antecipadas se não for do agrado das autoridades responsáveis pelo problema.

No caso do BRT (Bus Rapid Transit), acredito que a melhor atitude é continuar a obra de onde parou. Os erros que houveram podem ser corrigidos e é melhor e mais econômico prosseguir, aproveitando o que já foi feito. Ainda mais que já teve a licitação e um empresa foi contratada. A empresa é de grande porte e domina a tecnologia do Buss, podendo perfeitamente se adequar as exigências da nova administração.

Se parar as obras da Almirante Barroso e do Entroncamento para esperar o Estado terminar o seu projeto, captar recursos, fazer licitação, iremos acumular enormes prejuízos para toda a cidade. Que usa aquela via como meio de locomoção, seja de automóvel ou de ônibus, sabe o que é um tormento. são horas diárias de congestionamento até chegar em casa. Prorrogar este sofrimento é que não pode ser aceito.

A Prefeitura e o Governo podem muito bem conversar e o Governo assumir o que ainda não foi feito, deixando a Prefeitura prosseguir e terminar as obras que estão pela metade.

Confio na sensibilidade do prefeito, de sua equipe, mas deixo estas observações para que for comparecer ao evento.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB