Márcio Miranda na AL é Jatene como mais poder

Hoje teremos eleições na Assembléia Legislativa do Pará, quando o Governador tentará eleger para mesa diretora deputados do seu grupo político, fiéis a sua orientação política, numa chapa encabeçada por Márcio Miranda. Provavelmente o Governador vai ter sucesso e sua chapa vencerá as eleições. O PT e o PMDB, partidos de oposição, perderam o apoio dos pequenos partidos, todos migraram para os braços fortes e carinhosos do Executivo.

Quando escrevo sobre esta eleição, fico pensando nas pessoas comuns, membros do povo, os eleitores: o operário da construção civil, os grevistas da UGT, os motoristas e cobradores, os comerciários, as empregadas domésticas, mas também penso nos jornalistas, advogados, médicos... e me pergunto: será que a população sabe que a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa é importante para a vida de todos nós? Claro que não sabe. Para o povo, o Poder Legislativa, onde estão os políticos, é mal avaliado, então, tudo que acontecer ali não vai ser bom para ninguém, apenas para os próprios políticos. E não está de todo errado pensar assim.

Os deputados não pensa na defesa do interesse do povo. Apenas negociam "condições" para atender suas bases (cabos eleitorais) e com isso garantir que serão reeleitos quantas vezes quiserem. Se os bastidores das negociações para as eleições dos membros da mesa diretora do Poder Legislativo fossem gravados e liberados para o público através das redes sociais, vocês iriam assustar-se. Mas por que tanto interesse assim em vencer as eleições da mesa diretora da Assembléia?

A mesa diretora, como o próprio nome já indica, dirige o Poder Legislativo, responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro público. O governador arrecada impostos que nos pagamos, depois pergunta para os deputados, nossos representantes, como deve gastar o nosso dinheiro.

Os deputados, olhando o problema da população, dirão, através do orçamento anual, quais as áreas prioritárias para o investimento governamental. Investir mais em geração de emprego, em saúde, em segurança pública, em educação. Se você está achando que faltam leitos nos hospitais ou policiais nas ruas, culpe os deputados que não aprovaram um orçamento com verbas direcionadas para estes setores.

Mas não é só isso, não. Os deputados fiscalizam, depois de aprovado o orçamento, como da população o dinheiro ira ser gasto. Primeiro eles dizem em que, depois dizem como. Se tem desvio e o dinheiro não chega para resolver o seu problema, mas uma vez os culpados são os deputados,

Acabou a responsabilidade dos deputados? Não. Eles também fazem leis. As leis regulamentam direitos e deveres das pessoas na sociedade. O pescado está sumindo dos mercados, os deputados podem legislar sobre isso. As empresas estão construindo empreendimentos e destruindo o meio ambiente, os deputados podem legislar sobre isso. Os hospitais de Pará recusam pacientes, os deputados podem legislar sobre isso. As nossas riquezas estão sendo levadas e povo nada ganha, os deputados podem legislar sobre isso.

Nossa, quantas atribuições tem um deputado. E ainda tem mais. Os deputados administram uma parte do orçamento para as despesas de manutenção interna. Os deputados podem fazer comissões de estudos e se anteciparem aos problemas da população. Os deputados elegem os conselheiros dos tribunais de contas. Os deputados elegem os dirigentes das agências reguladoras. Os deputados votam nos dirigentes das empresas públicas. Os deputados votam planos de cargos e salários dos outros poderes. Ufa!

Para finalizar. Sabe quem comanda tudo isso em nome do povo? A mesa diretora da Assembléia Legislativa. Sacou agora porque tanta brigar pelos cargos? Se o governador elege os deputados que vão comandar a Assembléia Legislativa, ele está feito. Está com a faca e o queijo, basta só cortar. E o povo? O povo continua sem saber qual é o seu verdadeiro papel na democracia.





 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB