Violência assusta Belém

Mais uma vítima de assalto em Belém, desta vez foi o Procurador, Dr. Castelo Branco Iúdice, leia detalhes no blog Espaço Aberto, amante da blogósfera, Iúdice era um comentarista frenquente nos Blogs, principalmente no Quinta Emenda. Foi morto durante um assalto na Alcindo Cacela com a Domingos Marreiros, após sair de uma farmácia. E agora dr. Geraldo? E os vereadores de Belém que sumiram da audiência sobre violência, o que dizer para o povo?

******

Dois fatos: ontém em um Bar Chique da Cidade, empresários conversavam animadamente quando o assunto descambou para violência em Belém e todos, mas todos mesmos, se disseram apavorados com a insegurança e passaram a trocar conselhos de como se previnir.
No mesmo Bar acontecia uma festa de aniversário de uma herdeira do Grupo Visão. O aniversário reuniu a nata do comércio de Belém. Para se previnir, o empresário conseguiu um batalhão de policiais que guardavam a porta do estabelecimento comercial enquanto rolava o niver. Ele pode.

******

Ainda sobre violência. Recebí ontém na sede do Partido Verde a visita de Dona Iranildes. Ela é coordenadora do MOVIDA. Movimento que congrega as famílias de vítimas da violência urbana em Belém. Dona Iranildes é um guerreira que começou a enfrentar sozinha a resistência a omissão e lerdeza da Justiça paroara em punir os culpados por crimes.
Durante duas horas de conversa levantamos centenas de exemplos de crimes que prescrevem por falta da prestação jurisdicional. Casos escabrosos como foi o do edifício Raimundo Farias, que os donos da construtora foram beneficiados pela prescrição. Do ex-deputado Osvaldo dos Reis Mutran que matou um fiscal da SEFA, foi condenado, mas nunca foi ao presidio cumprir a pena e ainda conseguiu o perdão oficial do Estado para novamente se envolver em outro episódio violento.
Falamos muito sobre a dor e o sofrimento das famílias atingidas pela violência, que não tem a quem recorrer. Por fim decidimos unir forças e construir uma agenda de trabalho para combater a violência nas suas mais diversas manifestações.

*****

Neste sábado, às 09 horas, na esquina do Chaco com a Avenida João Paulo II, haverá uma concentração e em seguida uma carreta do MOVIDA. Participe.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB