Casas na Pirelli

O Governo do Estado, através da COHAB, segundo informações extraoficiais, quer construir seis mil casas e vinte mil apartamentos na chamada área da Pirelli, que hoje é o Parque Ecoturístico do Guamá e serve para proteger a APA que está logo próximo, ali no entorno da alça viária. Para ser ter idéia do impacto, levando em conta que no Pará o número de pessoas por habitação é 6, teremos no local uma cidade com mais de 150 mil pessoas, maior que Bragança por exemplo.
Nós do PV ainda não conhecemos o projeto do Governo e nem seus estudos de impactos, por isso estamos programando reuniões com técnicos, tomando informações, para embassar uma posição dos Verdes sobre a questão.
Para estimular o debate disponibilizo aqui um texto com estudo de impacto ambiental financiado pelo SETRAN/UFRA/FUNPEA, realizado em 2007, na área que o Governo está planejando transformar em conjunto habitacional. Para se ter idéia, na área pretendida os pesquisadores localizaram as seguintes comunidades: Abacatal com 52 famílias; Flexal com 15 famílias; Santo Amaro com 8 famílias; Maravilha com 68 famílias; Tacajós com 103; Tayassuí com 30 domicílios; e Ponta Negra com 6 famílias. Quanto as espécies madereiras, frutiferas e plantas medicinais mais utilizadas pelas comunidades estão o Ingá, Virola, Marupá, Mauba, Tapiririca, Açai, Banana, Cacau, Castanha do Pará, Hortelã, Anador, Erva-cidreira, Arruda e Pariri. Leia e comente aqui no Blog.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB