Não a São Luis do Tapajós, sim ao Pará e aos índios Munduruku

O Ministerio das Minas e Energia publicou, em 11.09, a Portaria n.º 485 com as regras para venda de toda a energia que será produzida pela UHE de São Luis do Tapajós, que começará a produzir em 2019. As regras são as mesmas de Belo Monte e toda a energia produzida em são Luís irá para o mercado regulado, sem que o Pará tenha qualquer ingerência sobre os 8 mil megawatts que a Usina irá produzir. 

Portaria publicada pelo MME e nem um pio do Governo do Pará, nem dos nossos políticos e nem dos empresários. Nada. Todos calados, inertes na defesa do Estado. Do Pará só um grito veio da mata, o dos índios Munduruku. Eles protestaram e denunciaram que era uma ilegalidade leiloar energia de uma usina que ainda nem foi estudada e nem as audiências obrigatórias das populações indígenas e tradicionais ocorreram. 

Os índios estavam com a razão e conseguiram que o Ministério das Minas e Energia revogasse a Portaria dando uma nova oportunidade para a sociedade paraense se mobilizar na defesa dos interesses dessa terra com gente sofrida precisando de um novo caminho para o seu próprio futuro. 



O Partido Verde vai a luta em defesa do Pará, dos povos tradicionais e indígenas. Se depender das nossa energia, essa hidrelétrica não sairá e se sair terá que ser em favor do povo do Pará. 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB