O que é meio ambiente?

Hoje é o "dia mundial do meio ambiente", uma data escolhida pela ONU para que a humanidade reflita sobre os parceiros que habitam a terra e garantem a vida para todas. Bactérias, mosquitos, elefantes, homens, plantas, água, ar, solo... Tudo é importante para manutenção da vida.

Nós, os humanos, fomos os últimos a surgir na face da terra. Durante muito tempo vivemos uma vida natural, sem gerar danos ou resíduos. Caminhávamos, caçávamos, comíamos e bebíamos apenas do que natureza nos proporcionava.

Num dado momento da história, resolvemos para de caminhar e começamos a criar animais, construir armazéns, estocar alimentos e acumular riquezas. Fomos aos poucos nos separando da natureza e construindo um meio ambiente próprio, só nosso. Casas, edifícios, estradas, carros. Nossa civilização é moderna e genial é a nossa capacidade de interferir na qualidade de vida do próprio planeta.

A nossa civilização resolveu muitos problemas, alguns deles causados por nós mesmos. Nossa modernidade em tecnologias avançadas é algo nunca experimentado. Mas é certo que não conseguimos solução para duas questões cruciais.

Nossa modelo de desenvolvimento não foi capaz de distribuir renda e respeitar o meio ambiente. Estes são dois grandes desafios modernos. Milhões de pessoas vivem em estado de pobreza absoluta, para elas falta o essencial a vida que é ter acesso a comida. Por outro lado, estamos esgotando os recursos naturais do planeta e gerando muito resíduos.

Quando falamos em meio ambiente, queremos cuidar da pobreza e da natureza.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB