A verdade sobre o Pará

Participei de um debate da programação "Cinema pela verdade" na Universidade Federal do Pará. O filme "Eu me lembro", do cineasta Luiz fernando Lobo, enfocou o depoimento de pessoas anistiadas pela comissão e que sofreram torturas durante o Golpe Militar.

Depois, eu, Paulo Rabelo, Pere Petit e Mário Médice, debatemos um pouco sobre o tema. Os colegas falando ali, depois veio a contribuição do Valter Pinheiro e dos estudantes, estes bem jovens.

Enquanto todos falavam sobre tortura, ditadura e prisões, fiquei lembrando de como este episódio se passou aqui no Pará e quando penso nisso sempre tenho a sensação de nossa história está muito mal contada.

A ditadura derrotou os baratistas e se aliou com a turma do marechal Zacharias de Assunção. Anos depois, derrotamos a ditadura e quem chegou ao poder foram os baratistas. Tanto um grupo quanto outro sempre representou a nossa elite paraense. Será que não existe aqui pessoas do povo com capacidade de fazer uma terceira força política em prol da maioria?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB