Jatene será candidato?

Tenho ouvido muitas pessoas da política perguntarem se Simão Jatene será candidato a reeleição em 2014. Sinceramente, não acredito que seja esta uma grande preocupação para quem faz política com seriedade. Vou explicar porque penso assim.

Alguns dizem que ele não tem saúde para uma nova campanha. Outros enxergam na indicação de Sergio Leão à conselheiro do Tribunal de Contas um sinal decisivo de que Jatene está fora do jogo político.

Jatene é quem decidirá se será ou não candidato. Ele tem direito de ser, pois no Brasil a legislação permite  a reeleição. Se quiser, pode disputar um novo mandato e pronto. Ninguém tem controle sobre esta decisão a não ser ele mesmo. Então, por que se preocupar com algo que não depende de vocês?

É bom que Jatene seja candidato, isto dará oportunidade ao povo de julgar seus 04 anos de mandato e os 16 anos do PSDB a frente do destino do nosso estado. Se ele desistir, empobrecerá o processo eleitoral, o que não é bom para democracia.

Alias, nem será bom para o PSDB. Se Jatene sair, o Partido que enfrentará uma forte disputa interna pelo comando da legenda, disputa essa que vem sendo postergada pela habilidade política do Governador.

16 anos é pouco em democracias antigas como as européias, mas é muito para democracias recentes como a nossa. O que foi que mudou no rumo desenvolvimentista do Pará nestes muitíssimos anos de governo tucano?

Nestes 16 anos, queimamos quanto das nossas reservas minerais? Exportamos muitas riquezas. Vendemos madeiras, ferro, ouro, alumínio, energia, boi, floresta. Todos bens valiosos, muitos dos quais esgotáveis.

E, nós, os paraenses, ficamos aqui com que saldo?

Será que as soluções apresentadas pelos tucanos para segurança, educação saúde, distribuição de riquezas foram suficientes para que a felicidade chegasse a todos as pessoas daqui?

Espero que Jatene seja candidato e todos os partidos que tem projeto de Pará, também lancem suas candidatura.

Os eleitores merecem ter alternativas de nomes e opções de projetos políticos para escolher.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB