Apostando no Pará moderno e sustentável



* José Carlos Lima 
(publicado originalmente no Estado do Tapajós)

Minha convicção é que o futuro do Pará não está no boi, no minério ou na madeira. Esses produtos ocupam os primeiros lugares na pauta de exportação paraense, mas geram pouco emprego e quase não agregam valores à nossa matéria prima. Pensava sobre isso, quando me lembrei de um fato que compartilho com vocês.

Acompanhava, como Chefe da Casa Civil, uma viagem do governador Simão Jatene a Santarém, e na programação estava agendada uma visita às obras da rodovia estadual Santarém-Curuá-una. Na visita, chegamos a uma comunidade, e o Governador resolveu ir a uma fábrica de farinha de tapioca em plena atividade que existia ali. Os fornos acessos, os tachos cheios de massa, os sacos empilhados davam a noção de que ali se produzia farinha em grade quantidade, empregando pessoas do próprio local.  

Jatene, animado, pois acabara de ser o responsável pela produção no Pará e seu discurso de campanha era todo focado no incentivo aos produtores locais, fez questão de visitar o local. Recebido pelo dono do empreendimento, com quem entabulou um conversar sobre produção, o governador disse da sua convicção de que o Pará seria rico com incentivo aqueles que produziam, pois só a produção e a geração de emprego faria o Estado superar a pobreza e a desigualdade. Todos concordaram com gestos de aprovação do discurso.

Animado com o volume de farinha fabricado ali, Jatene quis saber de onde vinha tanta fécula de mandioca, matéria-prima para o fabrico da tapioca. Para surpresa geral, o proprietário disse que tudo era comprado no Paraná. Jatene, quase incrédulo, voltou a indagar o porquê. O pequeno industrial explicou que o Paraná era o maior produtor de farinha de mandioca do Brasil, posto alcançado com muito incentivo ao uso de tecnologia e, embora trazendo a fécula de tão longe, ainda assim, o preço de sua mercadoria compensava.

O Governador seguiu sua programação de visitas as obras. Voltamos a Belém e nunca mais tocamos no assunto. Anos se passaram e a mesma história me foi repetida em Santa Maria do Pará, quando participava de um comício local. Um comerciante de farinha daquele município confessou-se envergonhado, enquanto paraense, por ser obrigado a trazer farinha do Paraná, em grande quantidade, para vender aqui.


Mineradoras, madeirais e pecuaristas devem cumprir as leis tributário-ambientais e apoiar o verdadeiro futuro do Pará, que é um programa ambientalmente sustentável, baseado em incentivo, pesquisa e uso de tecnologia em favor da agricultura local e familiar, da diversificação da produção de frutas, ervas, bioervas, peixes, proteínas animais com espécies locais, queijos, chocolates, turismo, dentre tantos outros. Para o investimento em infraestrutura e programa sociais, devemos exigir do Governo Federal contrapartida tributária pelo nosso esforço em prol das exportações  nacionais e da geração de energia para o país.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB