Um risco de doença a cada copo de água



Volto ao tema água. Sou obrigado a fazê-lo depois que li, no último final de semana, a coluna Repórter 70, dO Liberal, a importante denúncia de que a água mineral ou água natural vendida no Pará tem pH abaixo de 7 sendo, por isso, bastante ácida, podendo trazer prejuízos à saúde das pessoas.

Todos temos a necessidade de beber no mínimo dois litros de água por dia. O nosso organismo pede-a a todo instante, pois sem a água ninguém vive.  Mas não podemos ingerir qualquer água, pois ela deve ter boa qualidade, livre de impurezas e com um pH neutro, acima de 7, coisa que é difícil de encontrar nas águas servidas pelas redes públicas das cidades onde moramos.

Os serviços públicos de abastecimento de água não são confiáveis para a maioria da população. A água é retirada da fonte contaminada, tratada mal e transportada por uma rede de encanamento envelhecida, cheia de vazamentos. Essa água acaba sendo contaminada no caminho da estação de tratamento à torneira que fica nas pias das nossas casas.

Para ter água de boa qualidade o jeito é recorrer à chamada água mineral, que às vezes é natural, não tendo propriedades exigidas por norma técnica. As cidades paraenses, por terem pouco investimento em abastecimento, são grandes consumidoras dessas águas engarrafadas, consideradas luxo em muitos países.

Resulta-se a venda da água mineral em garrafões e garrafinhas por todos os cantos de todas as cidades do Pará e chegando a custar mais caro que 1 litro de gasolina – antes do último aumento, é claro.  O problema é que toda a água comercializada no Pará tem pH muito ácido e prejudicial à saúde humana.

Porém do que se trata o PH? PH (Potencial Hidrogeniônico) significa a quantidade de íons H+ em uma solução aquosa, indicando a sua acidez, neutralidade ou basicidade. O índice é medido de 0 a 14. O pH acima de 7 indica que a solução está bastante básica. O pH abaixo de 7 significa que a solução está ácida.

Obedecendo à escala logarítmica, a diminuição de 1 ponto no pH significa uma solução 10 vezes mais ácida. Por exemplo, uma solução com pH 3 é 10 vezes mais ácida que uma solução de pH 4, 100 vezes mais ácida que uma solução de pH 5, 1.000 vezes mais ácida que uma solução de pH 6 e 10 mil vezes mais ácida que uma solução com pH 7.

O pH ácido influencia em todos os líquidos corporais, incluindo os líquidos que processam os alimentos e o sangue. Normalmente, o sangue é discretamente básico, com um pH situado na faixa de 7,35 a 7,45. O equilíbrio ácido-base é controlado com precisão pois mesmo um ligeiro desvio da faixa costumeira pode afectar gravemente muitos órgãos.

Este é um grande perigo que estamos correndo, segundo a denúncia dum dos maiores jornais do Estado. O mais incrível é que a nota não foi respondida e até a presente data, os funcionários públicos responsáveis por autorizar e fiscalizar a comercialização dessas águas não deram satisfação aos milhares de consumidores de água mineral.

A Comissão de Meio Ambiente vai acionar os órgãos emissores de licença ambiental, mas é preciso que as Câmaras de Vereadores e as entidades da sociedade civil – que não pode ser servil –  atuem em favor da nossa população sem assistência.


No carnaval serão distribuídas milhões de camisinhas para prevenir DST, mas agora também queremos ter certeza que não estaremos correndo risco de contrair gastrite, úlcera ou mesmo câncer ao ingerir um copo d’água para refrescarmo-nos durante o feriado. 

Artigo publicado originalmente no Estado do Tapajós
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB