Direito de extinguir espécie



Muitas espécies de animais, fungos, bactérias estão sumindo da face da Terra, por pura maldade humana. Alguns animais que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção continuam sendo caçados e mortos como se isso não tivesse qualquer sentido ou conseqüência. 

No domingo último, ao visitar o mercado do Ver-o-peso, em Belém do Pará, deparei-me com o peixe da espécie Mero sendo comercializado a luz do dia, sem qualquer cerimônia e nem fiscalização dos órgãos responsáveis pela aplicação das leis de proteção. 

O Mero é uma espécime territorialista, que se junta em bando para acasalar, muito fácil de ser capturado, por isso, sofreu sobrepesca e ficou ameaçado de extinção. 

A carne do Mero é branca, saborosa e muito apreciada, razão pela qual, mesmo proibido, continuou sendo captura indiscriminadamente. 

Cuidar do meio ambiente, defender a vida das outras espécies, é muito mais que uma questão econômica, trata-se de uma imposição ética e moral. Não temos direito sobra as vidas que nos foi dada para cuidarmos.

Imaginem a seguinte história. Noé foi instruído por Deus para construir uma grande arca. Nesta arca devia colocar um casal de cada espécie existente no Terra, conforme pode ser lido no Livro de Gênesis 7:14-16:


"Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro."

A Noé não foi dada a opção de esquecer nem uma das espécie existentes na Terra. Todas entraram na Arca e juntos com a família dos filho de Set, foram salvas do grande dilúvio. E assim, após cessar as chuvas e a água baixar, todos, são e salvos, saíram da Arca e repovoaram a Terra até os nossos dias. 

Agora imaginem vocês se Noé resolvesse matar algumas das espécies que entraram na Arca, os gados, por exemplo, hoje, o mundo não seria o mesmo, seria? A humanidade teria o mesmo destino que teve se algumas das espécies salvas pelo plano de Deus fossem mortas dentro da Arca, por Noé e sua família. 

Noé foi escolhido como um guardião das espécies vivas da Terra e nos fez herdeiros dessa missão. Acontece que o tempo, o nosso desejo de ser criador e não criatura, nos fez esquecer de nossa responsabilidade com o próprio futuro e o futuro das demais espécies. 

O Mero, não é só uma das espécies de animais ameaçados de extinção. Na lista do ICMbio, temos aves, invertebrados, mamíferos, fungos, bactérias, etc. Segue a lista para o seu conhecimento: Lista de animais ameaçados de extinção.

Você é um descendente de Noé, filho de Set e não mais descendente direto de Adão. Sua missão mudou. Tens que cuidar de todas as espécies que desembarcaram da Arca e foram salvos do grande dilúvio. Não fuja da sua herança e cuide da vida. 
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB