Viva o Papa Francisco

O novo Papa escolheu o nome de Francisco para denominar seu pontificado. Com este gesto, quis o novo Pontífice reunir pelo menos três símbolos. A humildade, a generosidade e ecologia. Estes símbolos estão reunidos em dois santos da Igreja Católica. O jesuíta, como é o novo Papa, Francisco Xavier, co-fundador da Companhia de Jesus. E o franciscano, Francisco de Assis.

Estas duas ordens religiosas tem por lema o missionarismo, a evangelização, a dedicação aos pobres, os cuidados com as outras espécies da natureza e o meio ambiente.

Os jesuítas são castos e intelectuais. São pregadores exímios. Não podia ser melhor a escolha de um membro de uma das ordens religiosas de grande tradição católica para dirigir a Igreja neste momento de grandes indagações.


O Papa é latinoamericano, continente que os portugueses e espanhóis descobriram há mais de 500 anos e que agora, depois de tanto tempo, o mundo volta o seus olhos para conhecer quem somos nós, os católicos que aqui vivem. Muitos de nós evangelizados pelos Jesuítas como o grande orador Antonio Vieira.

Vieira, pregando sobre a missão dos apóstolos, a missão do apóstolo maior, o Papa, sucessor de São Pedro, disse:

"Euntes in mundum universum, praedicate omni creature: Ide, e pregai a todo a criatura (Mc. 16,15). Como assim, Senhor? Os animais não são criaturas? As árvores não são criaturas? As pedras não são criaturas? Pois hão os apóstolos de pregar às pedras? Hão de pregar aos troncos? Hão de pregar aos animais? Sim, diz S. Gregório, depois de Santo Agostinho;"

O Papa e a Igreja são importantes para a humanidade e para todas as outras criaturas.

Viva o Papa Francisco!!!

(quem assistiu o anunciou do novo Papa, por qualquer meio, recebeu do Vaticano as indulgências plenárias, eu ganhei)


 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB