O COEMA, Conselho Estadual de Meio Ambiente, concedeu Licença Prévia para a construção de estação de transbordo e carga em Miritituba. Por este porto saíra toda a soja, milho e demais grãos produzidos no Centro Oeste. O porto trará muitos impactos, mas melhorará as exportações nacionais, mostrando o papel estratégico do Pará.
Serão quinhentos caminhões dia estacionados em dois grandes postões. São caminhões bitrens de 37 toneladas cada. Os motoristas ficarão a esperar para serem admitidos no Porto e descarregar. Enquanto isso, ficarão estacionados nestes pontos.
O porto produzirá resíduos, impactos ambientais e contribuirá negativamente com o aumento de população e por conseguinte da pressão sobre os serviços públicos. É certo que contribuirá para aumentar a arrecadação tributária, que parcela dela será consumida com o aumento da demanda por serviços públicos.
Não podemos parar o que chama de desenvolvimento, resta-nos dirigir as forças produtivas para a responsabilidade social e ambiental e foi o que fizemos em nome da OAB Pará, ao propor medidas mitigadoras para os resíduos sólidos e para o impacto social da presença desse empreendimento.