A ressocialização de presos é possível?

Será que o Estado não tem capacidade de ressocializar presos. A pergunto surgiu após ser abordado por uma mulher em frente do Terminal Rodoviário de Belém no dia de hoje (01).

A mulher procurou-me pedindo ajuda para voltar à Altamira. Conta-me que foi presa, suspeita de participar de um assalto, mas teve a prisão revogada. Mostra-me o despacho do juiz e pede-me R$50,00 para pagar um carro até Anapu e diz que de lá é mais fácil chegar em casa.

Presumo a inocência daquela mulher, baseado na decisão do Judiciário, e diante do pedido de socorro, fico no impasse. Esta pobre mulher precisa de ajuda e alguém tem que ajudá-la se quiser que ela volte a acreditar na Justiça. Mas não posso dar dinheiro e nem vantagens alguma à ela por ser candidato a vereador e a Lei Eleitoral proibir.

Como ajudar aquela Jovem Mulher ? Decido então encaminhá-la a um setor social do Estado ou do Município. Peço ajuda a uma amiga que se prontificou a levá-la a um dos órgãos possível de atendê-la.

A mulher foi embora e eu fiquei com a dúvida se o Estado está preparado para ressocializar presos.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB