Noventa e nove anos da Missão de Daniel Berg e Gunnar Vingren

No sábado (19); com a presença da Governadora Ana Júlia, que por sinal arrancou calorosos aplausos de um Mangueirão lotado; da senadora Marina Silva, que apenas professou sua fé; a Assembléia de Deus comemorou seus noventa e nove anos de fundação.

O Pastor Samuel Câmara comanda uma ousada programação de comemorações, que está envolvendo a todos, pastores, obreiros, fiéis. Samuel estimula gestos de humildade nos seus líderes, dando ele próprio o exemplo. No púlpito, durante um culto, Câmara engraxou sapatos e arrecadou recursos para a comemoração dos 100 anos, objetivo final das mobilizações.

Como uma singela homenagem do Blog publico aqui a biografia dos fundadores da Assembléia Deus.

“Daniel Hogberg (Nasceu em Vargon, Suécia em 19 de abril de 1884, 1963), mais conhecido como Daniel Berg, foi um missionário evangelista pentecostal sueco que atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. Juntamente com Gunnar Vingren, iniciou o movimento que deu origem a Assembléia de Deus no Brasil com 8 milhões de membros no país (IBGE 2000), sendo a maior igreja evangélica do país.

Daniel Berg era filho dos batistas Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg. Aprendeu a profissão de ferreiro fundidor, converteu-se e foi batizado nas águas em 1899. Foi para os Estados Unidos em 5 de Março de 1902 (aos 18 anos), chegando em Boston em 25 de Março. Em visita à Suécia tomou conhecimento sobre o movimento pentecostal por um amigo e ao retornar aos Estado Unidos (1909) passa pela experiência pentecostal. Nesse ano em uma conferência em Chicago conhece o pastor Gunnar Vingren.

Daniel Bérg Aportou em Belém, capital do Pará, em 19 de novembro de 1910, juntamente com seu amigo e também missionário Gunnar Vingren e iniciaram a propagação pentecostal na Igreja Batista de Belém. No Brasil, empregou-se como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará.

No início de 1920 visitou a Suécia e se casou com Sara casou em Julho. No ano seguinte o casal veio ao Brasil e em 1927 mudam-se para São Paulo.

Gunnar Vingren (Östra Husby, 8 de agosto de 1879Suécia, 29 de junho de 1933) foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil.

Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Veio ao Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.

Aprendeu português e propagou a doutrina pentecostal incialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul afim de ampliar sua atividade missionária.

Trabalhou na organização da nascente Assembleias de Deus através de criar publicações, convocar a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, compilar um hinário.

Em uma viagem à Suécia conheceu e casou com Frida Vingren. Gunnar possuia uma saúde frágil e retonou a seu país natal para morrer em 1933.”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB