Gabriel Guerreiro em Terra Alta

Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Comício e carreata em Terra Alta

Organizado pelo presidente do PV de Terra Alta, terra do futuro senador 131, Paulo Rocha, realizamos um comício seguido de uma carreata, para dar a largada da campanha verde.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

PV de Castanhal em campanha

Dirigentes do PV de Castanhal em campanha para eleger Marina, Zé Carlos e Gabriel Guerreiro.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Pastor Cila apoia os verdes

O Pastor Cila da Segunda Igreja Batista de Castanhal decidiu apoiar Marina Silva, Gabriel Guerreiro e Zé Carlos. Os pastores vão instalar 10 casas de Marina na região.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Reunião em Castanhal

Estou reunido em Castanhal com o Pastor Cila da Segunda Igreja Batista. Debatemos apoio a Marina Silva.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Os Verdes na plenária Acelera Pará

Militância do Acelera Pará pega fogo

Zé Francisco reúne seus apoiadores para reta final

Os apoiadores da campanha Zé Carlos, 4343 e Zé Francisco, 43222 reúnem-se para traçar os rumos finais da campanha dos verdes.

Prefeitura faz campanha contra esmola

O IBOPE e a Valéria Prefeita

O IBOPE no Pará é campeão em apontar preferido que depois perdem as eleições. Se fosse pelo IBOPE a prefeita de Belém seria a Valéria, lembram disso? Duciomar era o mais rejeitado e perderia a prefeitura.

Estes números divulgados, mesmo com os exageros da manipulação, são importantes e vão fazer a diferença daqui para frente.

Veja, por exemplo, que a campanha majoritária vai mudar de rumo na propaganda eleitoral. Nos bastidores as pessoas começarão a fazer suas análises, colocando em cima do tabuleiro todas as peças do jogo.

Prefeito vai lembrar do passado. Candidatos de 2012 e 2014 vão pensar nas sucessões e nos seus opositores. Deputados vão relembrar como era a relação com o Governo. O lideres populares e sindicais devem imaginar como será o tratamento com um ou com outro possível Governador. Todos devem lembrar que um Governador governa com equipe e qual será a equipe que vai governar com um ou com outro? O eleitor vai querer associar o próximo governador com o futuro presidente, afinal de contas o Pará já ficou na oposição ao Presidente da República e não foi nada fácil.

Tudo isso influenciará nas próximas pesquisas, salvando a imagem do IBOPE, que, aqui no Pará, erra sempre até as vésperas do pleito, quando, num passe de mágica, aproxima os números, particularmente nas duas últimas verificação, tática manjadíssima.

Candidatos Piracanjuba

Tem candidatos Piracanjuba. Imagine alguém com um nome deste, chegar na Agência de Propaganda pedindo uma peça publicitária com jingle? Deve ser um desafio.

Reunião em Belterra

Belterra recebe o PV

A Cidade é bonita, toda planejada e tem uma população que é um amor. Destaca-se pelas belas e grandes praças, totalmente arborizadas, assim é Belterra.
Reuni com um grupo de cinqüenta lideres, todos interessados em organizar o PV e a campanha eleitoral, apoiando os nossos candidatos.
Saiu daqui convicto do nosso crescimento em Belterra.

Arraial do Pavulagem no Dom Amando

Junior Soares, Ronaldo Silva e o Pavulagem enceram o festival folclórico do Colégio Dom Amando. Estou postando e tuintado aqui da quadra, em Santarém, ao lado do jornlista Miguel Oliveira. Isto é Santarém.

As missis do folclore do Colégio São Felipe

Ao lado dos lideres da Matinha, Santarém.

Reunião no bairro da Matinha, Santarém

No bairro da Matinha, Santarém, recebi o apoio do líder comunitário Aldomiro Silva, o "Neguinho" e do nosso vice-presidente Zé Carvoeiro. O coordenador da campanha Valdir Matias é um líder na Matinha.

Música paraense de verdade

No Brasil quando perguntam sobre a música paraense, as pessoas lembram logo do carimbó e mais recentemente do brega. Mais existe um gênero musical no Pará, todo próprio e que reúne grandes artistas. São os artistas do Baixo Amazonas, Santarém. Dentre eles, destaco Beto Paixão e Maria Lídia.

Andando por Santarém, assisti um show, ouvi as músicas destes dois artistas e me apaixonei. Já voltei muitas vezes ao município em busca de comprar Cd´s destes músicos, mas não encontrei. Os donos das lojas de cd´s dizem que dependem dos músicos para vender e divulga-los.

Os artistas dependem de suas próprias forças para viabilizar suas carreiras. Assim vivem muitos talentos paraenses.

Reunido com Kim Marques, outro dia desses, pensamos na possibilidade de montar um projeto de apoio a estes artistas.

Além dos já citados, incluo nomes como Adilson Alcantara, Almino Henrique, Edilson Moreno e tantos outros que lutam duro para fazer e expor sua arte.

Minha busca pela música de Maria Lídia prossegui na internet, não encontrei nos sites especializados, mas achei um Blog que publicou a letra de muitas música, incluindo a Calundum da M´bóia. Acesse o Canto de Varzea.

CALUNDUM DA M’BÓIA
(Maria Lídia)


No meio do lago,
no meio do lago,
do Lago Juá
mora uma cobra grande
conhecida por M’bóia
serviçal de Perudá


Se falarem da moça,
do rapaz e do vigário
do cantor, do empresário,
do doutor e do prefeito
é só levar pra Mbóia
que M’bóia dá um jeito

Pajé lunático
aquático tribunal

que devora réu que é mau,
que ao bom réu, só faz o bem

Quero ver se existe alguém
quero ver se existe alguém
com medo da cobra grande
do Juá, em Santarém.

Intérpretes: Maria Lídia / João Otaviano
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Baixo: Adelberth Carneiro
Piano/Pad: Jacinto Kahwage
Violino Zetta: Luiz Pardal
Violão/Banjo: Davi Amorim
Percussão: Márcio Jardim/Nazaco Gomes/
Kleber Benigno (Trio Manari)
Vocal: Suzane & Simone
Arranjos: Maria Lídia/Luiz Pardal

UGT é Marina, é Zé Francisco e é Zé Carlos

IMG00012-20100826-1131

Ana Júlia recebe apoio do São Raimundo, campeão brasileiro

Mata Ciliar Ilegal

Esta foto, eu fiz de dentro do avião indo para Marabá, na semana passada. É uma foto do crime ambiental que ocorre contra Amazônia paraense. O fazendeiro ganancioso desmata tudo, até a mata ciliar, para fazer pasto. Sem a proteção, as terras começam a serem levadas pela chuva para o leito do rio até assorea-ló. O IBAMA e a Sema com a palavra.

Reunião com lideranças verdes em Santarém, mais de 200.

Reunião na sede do PV de Santarém

Lideranças de todas as regiões de Santarém, filiadas ao Partido Verde, mais de duzentas pessoas, reunidas, no sábado a noite, pelo vereador Valdir Matias, vieram ouvir e reafirmar o compromisso com as candidaturas dos verdes: Marina Silva, Zé Carlos federal e Gabriel Guerreiro estadual. Bela festa.

Reunião dos verdes com a Associação Comercial de Santarém

Neste momento, estamos reunidos com os representantes dos comerciantes de Santarém para falar de desenvolvimento sustentável.

PV reúne com Associação Comercial de Santarém

Enquanto a carreta do Jatene larga com poucos carros, bem aquém da tradição local tucana, eu, o Gabriel Guerreiro e o vereador Valdir Matias participamos de reunião na Associação Comercial de Santarém.

Enviado via iPhone

Reunião domiciliar no bairro Livramento, Santarém

Estou reunido agora em Santarém, no bairro do Livramento. A reunião e no quintal da casa do César, liderança popular e apoiador das nossas candidaturas, Zé Carlos e Gabriel Guerreiro.
O vereador Valdir Mathias, coordenador da campanha no Oeste do Pará, apresentou as candidaturas verdes e pregou o voto sustentável nos candidatos 43.

Baixe e divulgue

Os buracos nas estradas paraenses

Ao longo desta minha vida de andanças pelo Pará, nunca me deixou de martelar na cabeça uma pergunta impertinente: por que as estradas paraenses são tão esburacadas?

A PA-150, a maior e mais problemática rodovia estadual, pode ser considerada um sumidouro de recursos públicos. Em toda sua extensão aparecem crateras, as cabeças de pontes sempre estão destruídas e destruindo os carros que por ali trafegam.

A Alça Viária, com menos de dez anos de construída, está totalmente esburacada. A PA-279, no trecho construído durante o recente Governo de Simão Jatene padece do mesmo mal.

As desculpas de homens comuns que não conhecem do riscado, dizem ser o problema de intenso tráfego, do regime de chuva da nossa região e até do desleixo do Governo de plantão.

Especialistas da área dizem que um Estrada bem feita dura no mínimo doze anos até aparecer a primeira fissura ou cansaço de material. Mas para que isso aconteça é necessário que se utilize as normas técnicas e materiais adequados.

Um estrada preparada com estudo de solo, emprego de materiais certo. Feito base, sub-base e a cobertura asfáltica adequada ao trafego da rodovia, não tem porque aparecer as crateras.

Chego então as seguintes conclusões. As empreiteiras contratadas pelo Estado não usaram a técnica e os materiais adequados nas construções destas estradas. Se isso é verdadeiro, conclui-se que os fiscais do Estado não fiscalizaram e atestaram o que não foi feito.

Alguém me disse, deixa de ser bobo, as estradas são construídas fora do padrão que é para baixar o custo e sobrar dinheiro de propina. Isso é tão cruel com o povo que não acredito.

Faço aqui uma sugestão para o próximo governo: Criar um órgão independente de fiscais de obras ligados diretamente a Auditoria Geral do Estado. Só com o atesto destes fiscais o órgão poderá pagar a medição. Dizem que é assim no Estado do Tocantins e funciona. 

Avião pega fogo em Xinguara e levanta suspeita

Um monomotor pegou fogo esta semana na pista de pousa da Cidade de Xinguara, Pará. Como não foi localizado qualquer vestígio do piloto ou dos passageiros. Suspeita-se que o avião foi queimado por traficantes após pousar e desembarcar um carregamento de drogas.

Vida de candidato

Dormi mais de meia noite em Tucumã. Acordei as cinco da manhã e já estou pegando a estrada rumo a Marabá. Lá faço uma palestra para trabalhadores reunidos num congresso e ao meio dia e trinta embarco para Belém, onde irei pegar um avião rumo a Itaituba. Se não falar com as pessoas, visitar a maioria dos municípios, são 144, não tem a menor chance de eleger-se. E olhe que as distâncias aqui no Pará são amazônicas.

Florestas do Carajás com ipês roxo

A Floresta de Carajás esta bela e salpicada de ipês roxo, todos floridos. Fica lindo o tapete verde com inúmeros pontos roxos dos ipês floridos, tudo visto de cima.

Tucumã recebe Zé Francisco, Zé Carlos e Savanas

Foi muito agradável a caminhada que Eu, Zé Francisco e Savanas, acompanhados da equipe verde, fizemos em Tucumã.

Campanha Verde em Tucumã

Caminhamos no comércio, falamos, distribuímos santinhos e ganhamos muitos apoio. É incrível como o povo quer votar nos candidatos do Partido Verde. Esta é a equipe verde de Tucumã, alem de consciente são muito bonitas as nossas verdinhas.

SBT Esporte entrevista Ana Júlia

Zé Carlos e Artur no coração da torcida do Leão e do Ver-o-peso.

Visita ao ver-o-peso
Visitei o Ver-o-peso acompanhado do Rei Artur, candidato a deputado estadual pelo Partido Verde. Fomos bem recebidos por todos, até quem era do Paysandu, veio cumprimentar o Artur ou saudar os verdes.
Apertamos a mão de cada feirante, conversamos, tiramos fotos. Uma vista de irmãos. Terminamos a visita no açougue do Gato, chefe de torcida organizado do leão.
Achei incrível o número de adesões a Marina Silva e a minha candidatura a deputado federal. Sai de lá energizado. Principalmente pela companhia da Juventude Verde.

Passe no PV e saia com a tatuagem da Marina Silva

Marina Silva é do PV

Terra do Meio do Uriboca

Aproveitando uma folga na agenda e como estava passando em Marituba, aproveitei para fazer uma visita ao Restaurante Terra do Meio e abraçar o amigo André Nunes.

Na chegada, fui logo recebido com um largo sorriso e um grande abraço do dono da casa. Fomos para beira do Rio Uriboca, comemos tapioca, jogamos conversa fora. André Nunes fala com alegria do seu sistema de despoluição de água, que usa apenas o mururé como filtro natural; conta-me que em cada final de semana de movimento do Restaurante gera menos de oito quilos de lixo, lá não se aceita descartável e o lixo orgânico é usado como ração para os peixes.

Já estava anoitecendo, tenho que deixar aquele paraíso e a boa conversa para voltar a campanha eleitoral, André ainda me leva até seu escritório e me presenteia com uma edição do livro: “A Agenda do Velho Comunista”. Passando pelo balcão das bebidas, André para e me faz provar o licor de Açaí e o de Flor de Jamburana, ainda deu-me uma garrafa de presente. Belo fim de tarde. Ah, quando terminar de ler o livro, conto tudo para vocês.

Campanha eleitoral é engraçada

Estou adorando analisar as estratégias de propaganda de rua dos candidatos. A maioria não tem criatividade e muito menos propostas. Passam, então, a se copiar. Vem um e coloca sua placa, depois outro, mais outro e o canteiro fica cheio de caras, bocas e números.

O eleitor, que sofre com o engarrafamento da Almirante Barroso e da BR, agora tem uma distração, olhar para as caras dos candidatos e candidatas com seus slogans de campanha: neste eu confio; voto de fé; essa é de luta; e por ai vai. São tantos os cartazes que está faltando espaço.

Tem placa que assusta. Um amigo meu teve que ir até a Condor. Pegou a Alcindo Cacela com medo de ser assaltado, estava tenso a viagem inteira, quando ia dobrar na Padre Eutiquio quase teve um troço, deu de cara com uma enorme placa, com dois candidatos olhando bem no seu olho. Antes de dobrar rápido, ainda deu para ver o bigode pretinho de Domingos Juvenil, aliviou e rumou até a casa de uma amigo.

Estou na foto

Acabei de assistir a propaganda eleitoral do candidato a Senador Paulo Rocha. O programa exibe fotos e depoimentos. No programa de hoje, tanto as fotos quanto o depoimento mexeram comigo.

Nas fotos de passeata, das reuniões e das poses de sindicalistas, em todas eu apareço. Sou um dos barbudos da foto. Com a professora Venize Rodrigues, autora do depoimento, participei de muitas lutas.

Até na foto que aparece o Lula e Paulo Rocha, eu também estava lá. Vivi a grande maioria dos episódios narrados pelo programa do Senador Paulo Rocha, apenas meu nome não é mencionado, mas nem podia, sou candidato a deputado federal pelo PV.

Por que o povo desacredita dos políticos?

A campanha eleitoral impulsiona alguns candidatos a dizerem o que o eleitor quer ouvir, independentemente se é verdadeiro ou possível acontecer. Uma outra atitude é atacar irresponsavelmente o adversário, atribuindo-lhe culpa por tudo de ruim que acontece na sociedade, deste mal padecem todos.

O PSDB paraense exibe nas inserções um quadro sobre a copa do mundo ardilosamente trabalhado. Mostra o mapa e diz que para o mundo a copa será no Brasil. Para o Brasil os jogos serão em Manaus e não em Belém.

Com esta peça publicitária o PSDB quer que o eleitor associe e responsabilize a governadora Ana Júlia por não termos sido escolhido para sediar os jogos da Copa de 2014. Ao mesmo tempo quer que o eleitor deduza que se o PSDB estivesse no Governo, Belém seria uma das sedes da Copa.

Primeiro é preciso que todos entendam que quem escolhe as sedes dos jogos, em que pais for, é a FIFA e não os governos locais que opinam sobre a questão. Sejam eles governos de direita ou de esquerda. Tucanos ou japiins.

O PSDB não pode acusar a Governadora pela perda da sede, pois é sabido o esforço que o Governo fez para isso, como não pode dizer que se eles estivessem governando o Pará os jogos viriam para cá, pois os critérios são da FIFA. Os Tucanos paraenses sabem disso, pergunto: por que então usam a propaganda para induzir as pessoas ao erro?

Peguei este exemplo, mas ele se estende para outros campos e outros partidos, que com esta atitude acabam desacreditando os políticos perante o povo.

Hoje (23)  pela manhã Domingos Juvenil em entrevista na Rádio Cultura falava de segurança pública. Disse o candidato que fica assustado com o número de assassinatos, com as pessoas presas dentro de casa enquanto os bandidos estão soltos. Depois apresentou a formula mágica: contratar mais policiais.

Domingos Juvenil, nestes quatro anos, exerceu o segundo cargo mais importante do Pará, a presidência da Assembléia Legislativa do Estado, podia fazer e não fez, mas agora se deu conta da necessidade de contratar mais policiais.

Juvenil também sabe que se fosse eleito governador não teria verbas suficientes para contratar o número policiais que promete contratar. Sabe, ainda, que ter mais policiais, por si só, não resolve o problema. Então porque mente o candidato?

Os candidatos mentem, exageram, enganam, por que acham que o povo não tem inteligência suficiente para descobrir a verdade. O problema é quando conseguem a vitória em cima de mentiras e no governo nada fazem. O resultado é a descrença nos políticos e na politica. Encarar o eleitor e dizer aquilo que de fato é real, acredito que ajuda muito mais a democracia.

Campanha de baixo carbono

Você que acompanha meu blog e quer colaborar com minha caminhada. Abaixo envio os links das propagandas que estão publicadas no youtube. Basta copiar, colar e divulgar. Assim você ajuda a não poluir.
http://youtu.be/XX_lGVKdGKs

http://youtu.be/FFoUaTOtYtw

http://youtu.be/yy5qF-WE4Og
--
José Carlos Lima

Dia do Folclore em Santa Barbará teve muito carimbó

Justin Bieber se joga de um penhasco

photomap

O PV na carreata Acelera Pará rumo a vitória

Dinheiro público no aniversário do Diário

A edição de aniversário do Diário do Pará publicada neste domingo tem alguns detalhes curiosos. Não teve patrocínio de nem um órgão publico federal. Dos órgãos estaduais o único que pulou a cerca e deu uma graninha para os Barbalhos foi o Banpará. Agora é visível a transferência de recursos públicos dos municípios administrados pelo PMDB. Todas as prefeituras ligadas ao Partido anunciaram no Jornal, parece que houve uma ordem unida. Este procedimento viola a ética e infringi a legislação, pois qual é o interesse que a população de um município tem em bancar, com o seu dinheiro, o aniversario do jornal partidário? Com a palavra o MPE e o TCM.

Mais carreata. Da-lhe Ana e acelera Pará.

Carreta Acelera Pará é gigantesca

Neste momento a carreta da Acelera Pará larga aqui da BR. Numa vi uma deste tamanho. Gigantesca.

Desenvolvimento Sustentável é o que precisamos

No primeiro programa falei de agronegócio e meio ambiente. No segundo tratei do Ficha Limpa. Neste terceiro programa eleitoral abordo o tema Desenvolvimento Sustentável. No século atual o desenvolvimento tem que ser acompanhado de distribuição de renda, pois é injustificável destruir, esgotar, exaurir recursos da natureza para criar pobreza e desigualdade. O mesmo desenvolvimento não pode ser desacompanhado de cuidados com o meio ambiente. Esta é a filosofia que está por trás dos programas de governo da presidente Marina Silva e da minha candidatura a deputado federal.

Reunião com a juventude na Igreja de Perpétuo Socorro.

A foto mostra um pedacinho da reunião. A roda estava completa e eram só os lideres.

Apóstolo Valdemiro reúne e briga com políticos

O Pastor Valdomiro, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, no evento que realizou, neste sábado (21), no estacionamento do Mangueirão, aproveitou uma pequena falha no som para brigar com seu Bispo local e, de quebrar, desacreditar os políticos perante um público de mais de trinta mil pessoas presentes e os muitos que o assistem pela televisão.
O Pastor não gostou da falha do som, que durou poucos segundos, para puxar orelha, publicamente, do organizador local, bispo Marcelo, dizendo que não aceitará mais que o som dos eventos que realiza sejam patrocinados por políticos. Em outras palavras, os políticos patrocinam som imprestável. Valdemiro proibiu seus bispo de pedirem este tipo de apoio, decidindo que as suas Igrejas devem pagar estas despesas.

Minha Rural ficou lindona, vocês não acham?

Ficou linda minha Rural 63


Esta Rural é Willys de 1963, toda inteira e encanta as ruas de Bragança, com meu sogro Hidelbrando ao volante. Nesta eleição a Rural foi escalada para fazer a propaganda da Marina Silva e do Partido Verde. Acelera Rural!

Reunião na Terra Firme com o grupo de campanha

Reunião com o grupo de trabalho do vereador Nonato Filgueiras na Terra Firme. O batalhão verde está formado.

Serra ataca Dilma

O programa de rádio do candidato Zé Serra é bastante desrespeitoso com a candidata Dilma. O programa tem um quadro humorístico que insinua que a Ministra não tem competência por nunca ter participado de eleição, nem para síndico. Acho que é por essas e outra que Marina Silva vai passar de Serra já, já.

Comércio de usados

É bastante forte o comércio de roupas e sapatos usados na bairro da Terra Firme. As vendas são feitas com os produtos expostos diretamente no cimento da Praça que fica em frente da Igreja de São Domingos de Gusmão e ali mesmo as pessoas experimentam.
A reutilização de produtos não é feita por convencimento ambiental, mas por necessidade financeira. Mesmo assim, é uma bom exemplo de que é possível preservar.

Ficha Limpa é obrigação

Ter ficha limpa significa cumprir a Lei de Deus que tem, originariamente dez mandamentos, mas que foi resumida por Jesus Cristo em apenas dois: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Para cumprir o mandamento de Amar ao próximo com a ti mesmo, a pessoas não pode mentir, pois é impossível mentir para si mesmo; pelo mesmo motivo não pode roubar; não pode, portanto, ter violado as leis fundamentais do país ao ponto de ser condenado pelos Tribunais.

Ser um ficha limpa é uma obrigação. E é isto que digo e defendo. Assista o meu programa que foi exibido no horário do TRE que trata do tema:

Estou de parabéns

 DSC06346

Hoje é meu aniversário e quero dividir com vocês minha alegria de completar 53 anos de vida com saúde, com irmãos, amigos, com filhos que são meu orgulho, com uma bela esposa, com um objetivo real: ser deputado federal pelo Pará e pelo Partido Verde para defender a biodiversidade da Amazônia.

Nestes anos todos, sai de um bairro pobre, de uma família pobre para ajudar a construir um Mundo melhor.

Na minha adolescência trabalhei muito e assim tem sido por toda a minha vida. Tudo que conquistei foi com muito sacrifício, mas não me importo.

Participei de varias lutas. Pela democracia do Brasil, pela fortificação dos sindicatos, ajudei a criar a CUT e o PT. Estou dando minha contribuição para um Brasil melhor. Estou ajudando a fortificar o Partido Verde.

Agora, neste meu aniversário, desejo ter força para participar das lutas por um equilíbrio entre criar emprego, gerar rendas, tudo com respeito a natureza.

Sou católico e crente em Deus. Sinto orgulho de tudo isso. Sou feliz é o que importa.

(A foto acima foi tirada na comunidade de Belos Prazeres, um pedacinho do paraíso que fica ali em Cametá. A pessoa da foto é o líder da comunidade Olivar Portilho, o homem mais simples e mais honesto que conheço. O periquito, como vocês podem ver, é verde)

O PV e o Agronegócio

Este foi o meu primeiro programa de televisão, que foi ao ar no dia 17 de agosto. Tratei sobre agronegócio e meio ambiente. Duas áreas que parecem incompatíveis, mas que podem muito bem ser harmonizadas, desde que haja interesse em preservação.

Espero com a abordagem de temas desta natureza estar contribuindo com o debate e politizando a campanha, pois acredito que é um desserviço utilizar o espaço nobre da televisão para dizer: meu nome é Enéias ou vote em numero tal. 

Jovens as vítimas

Crime de adolescente no cemitério do Bengui revela uma juventude que está se formando sobre influencias externa e sem acompanhamento adequado da família, da escola e da própria sociedade.

Os autores, segundo as investigações, são membros de um grupo gótico de nome Dark, que pode ser traduzido por escuro, mas está relacionado aos substantivos: escuridão, trevas, ignorância, tom carregado; e os adjetivos: escuro, sombrio, moreno, tenebroso, triste, mau, cruel; cujo líder odeia homossexuais, tem 19 anos, atende pelo apelido de Bloody, sangrento, e os cúmplices tem 15 e 16.

São jovens da periferia de Belém, de uma nova classe que começa ter acesso a bens e serviços que antes não tinham principalmente computador, internet, skape. Por essa via acessam culturas alienígenas que estão à disposição no mundo virtual podem ser praticadas, copiadas por qualquer um em qualquer lugar do mundo.

Esta nova juventude são filhos de pais pobres que trabalham muito e agora podem dar-lhes um pouquinho de condições matérias, como o acesso a esse novo mundo e a moda que ele traz, mas não estão preparados para as novidades que os filhos acabam adquirindo. Não sabem o que fazer, por exemplo, quando o filho resolve usar piercing, tatuagem, roupas góticas. Quando os jovens ficam até altas horas conectados a um computador. Quando o jovem participa de um grupo que veste roupas iguais. Quando o filho decidiu vestir-se igual a um personagem de quadrinho japonês.

Se os pais não estão preparados para orientação, os professores da maioria das escolas públicas, todos nas mesmas condições sociais, também, não estão. O dialoga em casa e na escola fica cada vez mais difícil. Sei disso, pois sou pai de dois adolescentes que acessam a internet e baixam vídeos com os do pcsiqueira (nada tenho contra o moço, é apenas uma citação) que discute todos os assuntos numa linguagem direta, despojada e com um grau de convicção impressionante. Até outros mais agressivos que não vou citar por não concordar.

Não temos como barrar a internet e nem é isso que estou defendendo. Não sou contra os avanços da civilização e festejo que as pessoas possam ter tudo isso nas suas casas. Mas defendo a criação de um movimento fortificação da sociedade, das famílias, das verdadeiras religiões. A Seduc pode, muito, bem, já que o secretário é tecnólogo, organizar painéis sobre todas essas questões e apresentar a professores e diretores o mundo por onde transitam seus jovens alunos.

Para finalizar, afirmo que muito do que a polícia acaba dizendo durante as investigações acaba apenas revelando o grau de desconhecimento do aparelho policial sobre esta nova juventude.

Imprimindo a própria história

Depois de alguns anos volto a fazer as pazes com minha própria história. Nesta terça (17) depois de uma longa reunião, diretores do Sindicato dos Gráficos decidiram apoiar minha candidatura a Deputado Federal.

Para muitos, o fato não tem qualquer importância, mas para mim é muito significativo. Meu primeiro mandato de vereador, em 1988, obtive graças aos gráficos. Nos dois mandatos de deputado os gráficos sempre estiveram em minha campanha.

Em 1998, porém, sai candidato a deputado federal e Paulo Rocha foi a reeleição. Por opção, resolvi não fazer campanha na categoria para não dividir os votos.

Agora que Paulo Rocha está candidato a Senador, podemos reeditar a dobradinha gráfica. E assim será feito em um panfleto assinado pelos colegas indicando a chapa gráfica: Paulo Rocha senador e Zé Carlos deputado federal.

Solidariedade do Blog ao Presidente da OAB-Pará

Presto aqui minha solidariedade ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, violenta e injustamente atacado pelo Jornal do PMDB, Diário do Pará. O Diário do Pará no ataque sem tréguas que promove a Governadora Ana Júlia adota a seguinte tática:

O Diário do Pará levanta o que acha ser uma irregularidade e depois compromete uma entidade séria que deve adotar sua versão sobre o fato. Como a maioria das entidades calam, a matéria passa a ter credibilidade.

Foi assim com o caso dos carros alugados para a PM e que estão fazendo a segurança do povo paraense em todos os cantos. O Jornal, com receio da Governadora melhorar a segurança da população, inventou que a PM havia cometido irregularidades na contratação dos veículos, depois disse que o MP e o TCE estavam investigando. Como as duas instituições calaram, ficou parecendo que a Governadora Ana Júlia havia cometido um crime e por isso não podia contar com o voto da população.

O mesmo aconteceu em relação ao Acordo que o Governo do Estado celebrou com a Prefeitura de Belém para por fim a uma longa demanda judicial, iniciada justamente por Parsifal Pontes do PMDB quando era Prefeito de Tucuruí. O PMDB viu no acordo uma possibilidade de prejuízo eleitoral ao seu candidato Domingos Juvenil. Criou então a versão das irregularidades e ilegalidades.

O presidente Jarbas Vasconcelos, consultado sobre o caso e exercendo a independência da OAB,  deu uma opinião meramente jurídica, porém contraria aos interesses do PMDB, resultado, sofreu retaliação injusta e absurda do Jornal Diário do Pará na edição de domingo (15), inclusive tentando provocar divisão interna entre os conselheiros.

Melhor do que ficar escrevendo aqui é você mesmo ler as duas notas absurdas publicadas na coluna RD, em seguida a carta do presidente Jarbas ao Diretor do Jornal. (se tiver dificuldade de ler a carta de Jarbas, basta clicar em cima e abrir a versão publicada no Jornal da Entidade).

 

image

image

image

O Blog apóia o “Voto Cidadão”

C O N V I D O  V. Exas. para o lançamento do Projeto VOTO CIDADÃO em que a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará participa em parceria com a FIEPA, SESI, MPE e TRE, a ser realizado às 17 horas, do dia 17/08/2010, no Auditório Albano Franco - FIEPA (Trav Quintino Bocaiuva nº 1588 - Nazaré).
No lançamento haverá distribuição do material do Projeto e a apresentação da Peça Teatral "Somos os Patrões" com o Grupo Experiência. Ao final será servido um coquetel.
Tendo em vista a importância deste projeto, que visa o esclarecimento e conscientização do VOTO nas Eleições 2010, e que será divulgado em todo o Estado do Pará, aguardo confirmação da presença no evento!
Atenciosamente.
Jarbas Vasconcelos
Presidente da OAB/PA

Tucanos sem Almir não tem bico e nem plumagem na Televisão

Começa amanhã o programa eleitoral na televisão. hoje tem entrevista com Ana Júlia no Jornal Liberal. O que esperar dos programas de televisão?

Jatene pode fazer um programa na linha da comparação entre os doze anos de governo do PSDB e os quatro de Ana Júlia. Será uma comparação fácil de combater. Até as imagens de realizações não vão poder ser usadas, o principal ideólogo do mandato tucano, Almir Gabriel, veja foto, governador por oito anos, está apoiando outro candidato.

Juvenil vai fazer o papel do opositor e bater na Ana Júlia, aumentando bem os decibéis, para sair na frente dos tucanos. Mas como ser oposição depois de ter passado três anos dentro do Governo e ainda está em cargos importantes? Ah! é com ansiedade que se espera a aparição de Almir Gabriel.

Ana Júlia creio vai dividir o programa entre um balanço do que recebeu dos tucanos, suas realizações, o que o povo deve esperar do próximo mandato e os apoios que recebe a reeleição. Também deve explorar bastante a popularidade de Lula.

Uma ultima coisa. Quem estiver esperando ataques do PT a Jader, pode tira o cavalo da chuva. A Veja, coluna Radar desta semana, diz que Jader foi o deputado governista mais infiel, votou tudo contra o Governo na Câmara dos Deputados e mesmo assim o comando da campanha de Dilma ainda o paparica. Paulo Rocha espera o segundo voto pemedebistas. Ana Júlia conta com apoio de Jader, se precisar de segundo turno. 

Joaquim Barbosa está doente, mas vivo.

Na semana passada deixei de comentar aqui a denuncia que o jornal O Estado de São Paulo fez de que o Ministro Joaquim Barbosa simula doenças e vai a festa.

Na minha opinião a denuncia não passa de pressão sobre o Ministro que é responsável pela processo que apura o Mensalão. O Ministro sofre de uma dor nas costas e isso não lhe impediria de freqüentar um bar e aproveitar de um pouco de lazer. Parece até que existe uma regra, doente não pode sair da cama ou de casa. Que é que isso?

História de Dilma, Serra e Marina

Acabo de ler na revista Época a história de militância, no período militar, de Dilma. Uma história de sofrimento e dor de brasileiros que lutaram por democracia.

O candidato José Serra também lutou muito pela restauração da democracia no Brasil, teve até que viver exilado no Chile.

Marina Silva estava aqui na nossa bela Amazônia, resistindo a política de “integrar para não entregar”, quando os militares resolveram fazer a ocupação do Acre e causar sofrimento aos povos da Floresta.

Os três candidatos mais bem colocadas nas pesquisas eleitorais merecem o meio respeito e dignificam nossa política. São três lutadores, com um belo currículo.

Esta campanha, por causa deste três, mas também de Plinio de Arruda Sampaio, significará o fim de uma etapa e o inicio de uma nova fase histórica da vida política nacional. 

Estou feliz, pois lutei tanto para chegar ao dia em que candidatos ao cargo maior de presidente da República fossem dignos. Agora posso dizer que temos a tranqüilidade de poder optar por programas.

Escolhi Marina Silva por causa do programa de desenvolvimento sustentável que ela defende, mas respeito todos os outros candidatos pela história de vida de cada um deles. Viva o povo brasileiro!!!

Dinheiro público jogado fora

Esta é a foto do que seria o terminal rodoviário de Igarapé Mii. Foi inaugurado, funcionou alguns dias e depois parou para nunca mais servir ao povo. Hoje está abandonado no meio do matagal, é dinheiro público jogado fora, como em muitas obras por aí.

Policial sabe até a hora

Estranho o que aconteceu na madrugada deste sábado. Participei de uma programação de campanha em Bragança na sexta (13). Saí de lá as 22 h com intenção de repousar em Igarapé Miri e atravessar na balsa das seis e trinta para Cametá, onde faria uma caminhada com o candidato Zé Francisco. No posto da Policia Rodoviária que fica no início da Alça Viária fomos parado por um policial, pediu os documentos, examinou, nos devolveu, perguntou para onde íamos e nos aconselhou: "cuidado, no trecho que fica antes do trevo de Abaetetuba, em umas lombadas, estão assaltando muito, os assaltos acontece entre as duas e as quatro da manhã, é a turma do Mãozinha". Saímos de lá apavorados. O policial sabe, local, hora, nome do crime! Páramos no primeiro posto de gasolina e ficamos esperando passar a hora do assalto para seguir viagem.

Esta foto é histórica: Juvenil, Jader e Almir

Campanha eleitoral pegando Estrada

Estou de casa em casa, de bairro em bairro e de município em município, reunindo, dizendo quem sou eu, o que penso e o que pretendo; qual o meu Partido e minhas candidatas.

Ontem (12) fui a Viseu. Hoje (13) estou em Bragança e amanhã (14) estarei em Cametá. Minha campanha, faço pedindo voto, mas também, e principalmente, conscientizando as pessoas sobre o poder que cada eleitor tem e que, se bem usado, pode mudar o destino do País e do nosso Estado.

Não é fácil conquistar o voto sem compra-lo. Enquanto vou com minha pregação eleitoral de propostas e projetos, tem outros que vão aplicando métodos nada ortodoxo. Porém sigo contente em saber que na democracia pelo menos os eleitores podem escolher. Se quiserem, até podem vender seus votos, embora seja isso um atentado ao próprio espirito democrático.

Lembro, finalmente, que neste pleito haveremos de trocar o comando do Brasil e dos estados brasileiros, além de alterar as casas legislativas. É tanta responsabilidade que o cidadão consciente tem o dever de ir para as ruas influenciar o voto em prol da honestidade e de projetos sustentáveis. Não cruze os braços. Faça campanha por candidatos ficha limpas e engajados em mudanças para melhoria de todo o povo.

Portal Viseu

O município de Viseu conta com um excelente portal de comunicação via internet, é o Portal Viseu. Pensando e dirigido pelo amigo Carlos Silva, o portal oferece noticias, fotos, informações sobre o Município que tem uma Serra, duas corredeiras  e dois imensos ninhais de Guará.

Praias, mangues e ainda fica na extrema do Pará com Maranhão. De lá, na beira do rio Gurupi, comendo um bom peixe frito, avista-se as luzes da cidade maranhenses de Carutapera.

Viseu é tão linda, mas ainda precisa de um pouquinho mais de atenção do Poder Público. A estrada que liga o Município ao resto do Estado, a BR-308 precisa ser asfaltada. Vamos asfaltar o Rodovia BR-308? Contem comigo.

Viseu sem Justiça e sem Fórum

Fórum 3

Num dia 05 de agosto de 2008, aproveitando um crime que provocará um clima de comoção, diversas pessoas invadira e queimaram o Prédio da Justiça Comum na cidade de Viseu.

Muitos processos foram destruídos, mobília e muitas provas de crimes forma perdidas com a destruição provocada por vândalos.

Após dois anos do fato, Viseu continua sem Fórum e o Juiz atende na Casa onde funcionava a residência do Promotor. Faço daqui um apelo a Administração do TJ para restaurar o prédio e a dignidade daquela Cidade de 113 anos.

Pó da fábrica de cimento

A fábrica de cimento Cibrasa de Capanema deve estar com os filtros todos entupidos, pois está jogando muito pó e as árvores próximas estão todas cobertas com fuligem. Vai lá dona Sema!

Protesto na porta do TRE contra decisão ficha limpa

Um grupo de jovens da JPS foi para porta do TRE protestar contra a aprovação das candidaturas consideradas ficha sujas. 
O TRE está ficando encurralado, pois aprovou candidaturas notoriamente comprometidas 

Grupos de Fãs da Banda Calypso

calypso banda

Participei de uma reunião dos fãs da Banda Calypso, são muitos. Do Estado todo. A única coisa que me pediram foi que se eleito apoiasse a nossa música e o nosso ritmo.

Pensei na possibilidade de criar uma organização para abrigar todas as manifestações culturais paraense no sentido de apoio técnicos e de logísticos.

Passarinhar na internet

Curió

Sabe um jeito ecológico de curtir pássaros sem deixa-los presos em gaiolas? Basta acessar o site WikiAves e conhecer aves do Brasil inteiro. Como é o caso do Curió, pássaro da foto, (Sporophila angolensis). O site funciona como uma enciclopédia especializada e qualquer pessoas, além de tirar duvidas, pode acrescentar fotos, cantoria e informações sobre aves das sua região. 

Tenho vontade de formar aqui em Belém um clube de observadores de aves urbanas. Aquelas que vivem nas praças, parques, quintais e ar condicionados dos prédios. Quem sabe, um dia.

Parque Ecológico de Belém é realidade

Acompanhando dos engenheiros Celso Botelho, Paulo Porto e do secretário de meio ambiente de Belém, Sebastião Oliveira, estive pela manhã visitando o Parque Ecológico de Belém que fica entre os Conjuntos Médici e Bela Vista.

Com uma área de 41 ha, o Parque Ecológico corresponderá a três vezes o Bosque Rodrigues Alves, que ficará, a partir de setembro, numa parceria do Governo do Estado e da SEMMA, a disposição da sociedade.

Já estão construídos o Espaço Multiuso, o Centro de Referência em Gestão Ambiental, dois pórticos, sendo uma pelo Médici e outro pelo Bela Vista; uma ponte de seiscentos metros atravessando o canal do São Joaquim e ligando as duas áreas do Parque; as trilhas internas; o muro do entorno da área; e o plantio de espécies para recuperar as áreas degradadas.

Entregar o Parque à Cidade é um sonho dos Verdes de Belém, que será uma realidade ainda em setembro.

Montagem Montagem II

Montagem III
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB