Mix de saúde

Recebi do amigo e ciclista Jorge da Aqua Academia a programação abaixo e endosso o convite.

PARTICIPE DO MIX SAÚDE E LAZER DA ACQUA.
DATA: 03/09/2009
CONCENTRAÇÃO: 06:15 NA ACQUA.
SAÍDA: 6:45.
RETORNO DO MOSQUEIRO: 16 H
ESCOLHA SUA ATIVIDADE:
PEDALAR APROX. 40 KM.(DO POSTO DA BR ATÉ O MORUBIRA)
CORRER APROX. 6 KM (SAINDO DO PORTAL DO MOSQUEIRO  ATÉ O MORUBIRA)
CAMINHAR 5 KM.(NA  ORLA DA PRAIA)
UM ÔNIBUS IRÁ SAIR DA PORTA DA ACADEMIA LEVANDO AS PESSOAS E AS BIKES ATÉ O POSTO DE GASOLINA DA BR, LOCAL DE PARTIDA DAS BIKES.
INSCRIÇÃO: R$ 12,00 (DOZE REAIS). COM DIREITO A TRANSPORTE, CAMISA,CAFÉ E ALMOÇO.
INFORMAÇÃO: 32237034.

PEC tem apoio

Fiz uma enquete aqui no blog sobre a PEC 300, aquela que equipara o salário do PM do Brasil inteiro tendo por base os salários do Distrito Federal. O resultado foi que 74% dos votantes disseram apoiar a PEC. Ok. Vamos a luta.

Deputados nada produtivos

Na página eletrônica da Assembléia Legislativa de Roraima está publicada uma enquete que pergunta aos internautas se o debate entre os deputados daquela Casa, no primeiro semestre, foram produtivos. O internauta respondeu e o resultado é este:

Foi produtivo: 18%

Nada produtivo: 73%

Não sei: 10%

Podem não ser produtivos, mas são transparentes e assumem. Confira o site.

Entrevista de Jarbas Vasconcelos

Jarbas Vasconcelos concede entrevista ao Blog do Barata que reproduzimos aqui.

OAB – Jarbas: pela renovação e contra o elitismo
 JARBAS VASCONCELOS “O meu adversário representa a parte reacionária da situação, aquela que não aceita mudar, avançar e alternar o poder. Representa a nata do elitismo ideológico que insiste em não ceder, o conservadorismo prepotente que pensa ser proprietário da nossa instituição, que pensa que não há outro caminho que não seja a volta ao passado, que sempre se serviu da nossa instituição e nunca serviu a ela.”
A declaração é de Jarbas Vasconcelos, candidato a presidente da OAB/Pará, ao ser indagado sobre o que supostamente o distingue do seu adversário. “Nós, ao contrário, acreditamos nas novas lideranças, nas novas gerações. Acreditamos que nossa instituição deve andar em direção ao futuro e não ficar aprisionada a um passado anacrônico e já, claramente, sem nenhum sentido histórico de continuar existindo”, salienta, na entrevista concedida ao Blog do Barata.

O senhor, que é uma das mais notórias lideranças da oposição da OAB, volta a ser candidato a presidente, agora com o apoio de parcela da situação e aliado a nomes dos quais já foi crítico implacável. Diante da inusitada composição, é inevitável a pergunta: o que mudou e, em especial, quem mudou, o senhor ou seus adversários do passado recente?

Ambos. Nestes anos, a situação incorporou muitas posturas e propostas da oposição, dentre as quais cito duas, que considero de máxima importância: a eleição direta para o quinto constitucional - idéia encampada, aperfeiçoada e tornada paradigma para todo o Brasil, pelo presidente Ophir Júnior; a outra, a construção da Casa do Advogado como espaço de trabalho e descanso para o advogado que freqüenta os fóruns cível e penal de Belém, feita na gestão da presidente Angela Sales.
A oposição também mudou, ficou mais amadurecida e hoje apóia, no interesse do Pará, Ophir Júnior para presidir o Conselho Federal da OAB. Abrimos mão, reciprocamente de opiniões secundárias, em nome dos interesses maiores da nossa classe.

Na versão corrente, o apoio de parcela da situação ao seu nome se faz como contrapartida aos votos da oposição ao projeto de Ophir Cavalcante Júnior, o Ophirzinho, ex-presidente da OAB/PA, de se tornar presidente nacional da Ordem. Essa versão é procedente? Se é procedente, essa composição, ao ter origem em uma ambição pessoal, não esfarinha o tradicional discurso ético da oposição e reduz o embate que se trava a uma disputa de egos, à margem dos reais interesses da categoria?

As premissas da pergunta estão equivocadas. A eleição de Ophir Júnior para a presidência do Conselho Federal nem de longe é uma questão pessoal. Ao contrário. É uma causa da classe, de todos os advogados paraenses, mais que isso, do próprio povo do Pará. O que está em jogo é a presidência da maior entidade que a sociedade civil brasileira produziu em quinhentos anos de história: a OAB. Presidir a OAB nacional é exercer o poder de falar e fazer em nome da nação, de todos os brasileiros, inclusive dos paraenses. Por isso, ter um de nós, paraense, no comando da Ordem, é adquire importância estratégica não só para os advogados, mas para o nosso Estado.

O estigma que aderiu ao nome de Ophir Cavalcante Júnior, um dos seus mais ilustres eleitores, foi a postura silente que ele manteve, quando presidia a OAB/PA, diante da torpe e covarde agressão de Ronaldo Maiorana, um dos barões da comunicação do Pará e presidente da Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da Ordem, ao jornalista Lúcio Flávio Pinto. O senhor endossa a postura de Ophir Cavalcanbte Júnior, ou, em situação análoga, assumiria uma postura distinta da mantida pelo ex-presidente?

Não posso responder por uma situação da qual não participei, por não estar no conselho à época. Afirmo, no entanto, que sou defensor das liberdades e contrário à violência em qualquer situação.

O que supostamente distingue, qualitativamente, sua candidatura da candidatura do seu adversário, considerando que este, historicamente, se identifica com setores da situação, aos quais o senhor se aliou?

O meu adversário representa a parte reacionária da situação, aquela que não aceita mudar, avançar e alternar o poder. Representa a nata do elitismo ideológico que insiste em não ceder, o conservadorismo prepotente que pensa ser proprietário da nossa instituição, que pensa que não há outro caminho que não seja a volta ao passado, que sempre se serviu da nossa instituição e nunca serviu a ela.
Nós, ao contrário, acreditamos nas novas lideranças, nas novas gerações. Acreditamos que nossa instituição deve andar em direção ao futuro e não ficar aprisionada a um passado anacrônico e já, claramente, sem nenhum sentido histórico de continuar existindo.

De acordo com críticas recorrentes da oposição, nos últimos anos a OAB no Pará teria ficado reduzida a um apêndice do poder, supostamente administrada na esteira de uma espécie de ação entre amigos. O senhor ainda compartilha dessa avaliação? E o que lhe parece essencial para preservar a independência de uma instituição da relevância da Ordem?

Denunciei o elitismo existente na Ordem há dez anos e sigo denunciando, ontem e hoje plasmado naqueles que concorrem contra nós, contra o novo e a esperança da classe de mudar.
Quanto à segunda parte da pergunta, tenho a dizer que sempre fui de forte tradição associativista. Acredito que é dever de todos participar e promover as organizações da sociedade civil como meio de democratizar as relações do cidadão com o Estado. A Ordem se notabilizou como guardiã dos interesses supremos da nossa sociedade. Para mim, defender sua autonomia e independência frente ao poder público é mais que um ideário de campanha, é o compromisso ideológico que deve assumir todo aquele que, como eu, acredita em controle social.

Jovem assaltante é morto

A principal manchete do caderno policial de O Liberal anuncia o assassinato de um jovem de 16 anos, morto quando tentava assaltar, com uma faca de cozinha, um ônibus na Pedro Alvares Cabral.

O adolescente saiu de casa com uma irmã de 13 anos para assistir aula na Escola Professor Nelson Ribeiro. Pelo horário em que ocorreu o assalto, 15h40, supõe-se que o adolescente deveria estar dentro de um das salas de aula e não no local do crime.

O rapaz era filho de um empregada doméstica desempregada, mãe de pelo menos mais duas pessoas. Ao ver o filho morto se desesperou e foi amparada pela filha mais velha.

Os passageiros que reagiram ao assalto e mais os populares que ajudaram a matar o adolescente fazem parte de uma população aterrorizada  com tamanha onda de violência e insegurança.

A cobradora do ônibus e o motorista relataram que já foram assaltados por diversas vezes. A cobradora declarou ter sido assaltado em nove ocasiões.

Após ler a notícia fiquei com muitas indagações:

1. O pai deste jovem, onde anda? abandonou a família, paga pensão, contribui com o sustento destas pessoas? Como uma mãe sem emprego sustenta três adolescente em condições humanamente adequada?

2. Será que os professores e educadores da Escola Pública onde o jovem estudava se sentem responsáveis pelo descaminho deste adolescente? Ou educação é apenas o ato formal de repetir formulas, esquemas, regras?

3. As pessoas que mataram o rapaz dormirão em paz pensando que livraram a todos de mais um bandido? Quanto sangue ainda correrá em suas mãos para que encontrem a paz social?

4. O Estado, ah, o Estado! Esta abstração jurídica que nos leva 40% da produção nacional transformada em tributos, quando haverá um movimento de recuperação do seu papel?

O pai dos burros'

É um dicionário de lugares-comuns e frases feitas de autoria de Humberto Werneck, pela editora Arquipélago. Nele o autor desfia em ordem alfabética aquelas frases construídas e repetidas a exaustão que sempre aparecem nos textos de muita gente boa, como aquele analista político acostumado a escrever analise de conjuntura por encomenda. Leia algumas:

1. Abrir espaço na sua agenda;

2. Passar da palavra a ação;

3. Apaziguar os ânimos;

4. Anos de chumbo;

5. Cair como uma bomba;

6. Dar um cheque embranco;

7. Exclusão social;

8. Mudança radical…

Briga grande

O Diário do Pará de hoje informa que o Grupo O Liberal quis influenciar na indicação do novo arcebispo de Belém e teria sugerido nome do padre Ronaldo Menezes para Dom Orani.

Está notícia não tem como ser comprovada, mas a propósito, lembrei-me que o ex-prefeito Edmilson Rodrigues ensaiou indicar Dom Zico para Cardeal da Amazônia, evidentemente não deu certo.

As indicações na Igreja Católica obedecem preceitos de fé cristã e do Direito Canônico. O Papa é o condutor destas indicações. Desconhecer estes dados é de uma ignorância fantástica.

Caminhada “Brasil No Clima”

Domingo, dia 27/09, o Partido Verde realizou uma caminhada no Rio de Janeiro, do Leblon ao Leme, para exigir que o Governo Brasileiro adote medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e levar uma posição avançada para conferência do clima que acontecerá em novembro em Copenhague. A imprensa hoje ao noticiar o evento disse que tinham 400 pessoas, veja as imagens, os discursos e confira.

Debate só depois da inscrição das chapas

A Rádio Tabajara havia programado um debate entre os dois candidatos a eleição da Ordem, Jarbas Vasconcelos e Sérgio Couto, seria o primeiro encontro. Acontece que as chapas ainda não foram inscritas e o doutor Sérgio Couto figura como DAS do TCM-Pa, condição esta que inviabiliza sua inscrição com candidato a presidência da Ordem. Diante do fato, o candidato Jarbas Vasconcelos resolveu esperar e só participar do primeiro debate depois que as chapas forem inscritas regularmente e os seus programas lançados. É um posição bastante inteligente e democrática. Parabéns.

Leia Carta de Jarbas Vasconcelos enviada a Rádio Tabajara:

Caro Jornalista Carlos Mendes,
Avaliamos ontem, após ouvir os nossos colegas de chapa, que não é recomendável a realização do debate como proposto para ocorrer neste sábado no seu prestigiado programa, pelas seguintes razões: 1. O nosso adversário é meramente suposto candidato porque não reúne, neste momento, condições legais para concorrer à OAB por exercer cargo comissionado (DAS), titularizando o posto de Oficial de Gabinete de um dos Exmos. Conselheiros do Egrégio Tribunal de Contas do Município. E, como é sabido, o nosso Estatuto veda, para garantir a independência da nossa instituição, a candidatura daqueles que exercem cargos ou funções demissíveis ad nutum na administração pública.
Por isso, o nosso adversário, se quiser realmente ser candidato, haverá de desincompatibilizar-se. 2. Também a chapa concorrente sequer possui um esboço de programa e o nosso somente será lançado, oficialmente, no dia 05 de outubro, em evento que contará com a presença do advogado Márcio Thomaz Bastos. Não nos furtamos ao debate. Iremos a todos eles: em rádios, televisões, centros acadêmicos, repartições públicas, enfim, onde nos demandem.
Mas faremos isso somente após o lançamento dos programas e as inscrições das chapas, quando, então, saberemos quem serão os efetivos concorrentes à Presidência da OAB Pará.
Renovamos nossos protestos de estima e consideração e nos colocamos à disposição para comparecer a um novo debate, que essa conceituada emissora se dispuser a realizar, após as inscrições das chapas.

Atenciosamente,

Jarbas Vasconcelos

Candidato a Presidente pela Chapa “Juntos pra Avançar”.

Sergio Couto está desatualizado

O advogado Sérgio Couto entrou com mais um mandado de segurança contra a OAB para obter uma lista que já lhe foi entregue por várias vezes, o inusitado é que o doutor Sérgio Couto baseou sua ação na antiga Lei de Mandado de Segurança, a Lei 1.533/51 revogada no último 10/08, pela Lei 12.016 de 10 de agosto de 2009, lei está que o Conselho Federal da OAB está questionando a constitucionalidade de alguns dos seus artigos, entre os quais o que condiciona a concessão de liminar contra o Poder Público à caução prévia. É incrível, porém verdadeiro.

Brasil no Clima

Neste domingo, dia 27/09, no Rio de Janeiro, o PV lança campanha Brasil no Clima rumo a conferência do clima que acontecerá em Copenhague. Conheça e divulgue a posição do PV lançada pela senadora Marina Silva. Posição do PV sobre o Clima.

Fique por dentro da programação que PV fará no Rio de Janeiro e se puder participe.

Círio de Nazaré está chegando

A Cidade ainda não entrou no clima do Círio. É que falta do cheiro de maniva cozinhando ainda não está no ar. Quando as famílias começarem a cozinhar suas maniçobas, aí sim! Podemos dizer que já é Círio outra vez.

Dê um clique e ouça o Pe. Zezinho com o clássico Maria de Nazaré.

Último final de semana

Este é o último final de semana inteiro para filiar pessoas que desejam ser candidatos a eleição em 2010. Estas filiações devem estar concluídas até dia 03 de outubro. Logo após, as direções municipais enviarão eletronicamente as listas atualizadas a Justiça Eleitoral.

Essa parte do processo eleitoral brasileiro, aliás de grande importância, acontece sem a interferência do povo. Aqui são os caciques políticos usando seu poder de sedução para atrair filiados. Poucos são os partidos que jogam com a completa transparência.

Escondem a lista de candidatos quando tem nomes fortes que podem assustar os novos pretendentes. Mas escondem também quando tem nomes fracos que é para não perder os poucos fortes que conseguiram atrair.

O grande dilema da maioria dos partidos está em conseguir mulheres que se filiem para disputar vaga de deputados. É que cada partido, por força da lei eleitoral, deve reservar 30% de vagas para o outro sexo, como a maioria das chapas geralmente é composta por homens, os 30% deve ser preenchido por mulheres. Ai é que começa a agonia, pois os partidos só lembram disso na hora “h”.

Nunca vi tanta droga

Não, não estou falando de política ou de música. É de Droga mesmo. Cocaína pura, craque, maconha e outras substâncias piores. A PF e a Polícia Civil têm aprendido diariamente traficantes pelos bairros de Belém e pelos municípios, mas parece que quanto mais prende mais aparece. Um dia é a Bela do Pó, com o corpo cheio de drogas; no outra foi o colombiano Escobar; uma geladeira cheia de substâncias tóxicas chega em Icoaraci como se fosse mudança . Meu Deus, é muita droga circulando pelo Pará!!!

Coitada da nossa juventude. Outro dia esperava o meu candidato a presidência da OAB Jarbas Vasconcelos, que fazia uma visita ao Fórum Criminal de Belém, ali no Largo de São João, quando parou uma kombi da FUNCAP de onde desceu um adolescente algemado para depor (depois que o adolescente desceu a kombi estancou e os funcionários ficaram empurrando, a cena demonstra bem o estado de falência do Estado), em frente uma senhora, parecendo a mãe, começou a chorar e acenar para ele. Uma cena prá lá de triste. Fiquei com dó da mãe, mas ao mesmo tempo pensei que se ela tivesse dado uma boa educação talvez aquilo não acontecesse. Os jovens estão a mercê de uma péssima educação em casa e na escola, o que fazer? Será que voltando a cantar o hino nacional todos os dia resolve? Sei lá!

Marina está muito bem na TV

As inserções do Partido Verde trazendo a senadora Marina Silva estão de primeiríssima qualidade e com um conteúdo inteligível para a maioria do nosso povo. E você o que acha? 

Vereadores suplentes acautelai-vos

Vereadores suplentes, uma nova categoria de políticos criada após a emenda constitucional que aumentou o número de membros das Câmaras Municipais, devem ficar com a barba de molho, é que a OAB Federal vai ingressar com ação junto ao STF para impedir a posse ainda este ano, em plena legislatura.

A Emenda Constitucional foi aprovada ontem e promulgada hoje, leia mais. Como já virou norma constitucional, já está, em tese, valendo e os novos ex-vereadores suplentes podem tomar posse a qualquer hora, estando apto a receber o salário, a verba de gabinete, nomear assessores e dar nome as ruas e as praças da cidade onde atuam.

Leia:

Íntegra da Emenda Constitucional Aprovada

Matéria do site da Câmara dos Deputados sobre a Promulgação

Marina no Roda Viva

Clique aqui e assista a entrevista da senadora Marina Silva ao Programa Roda Viva.

http://www.iptvcultura.com.br/rodaviva/21-09-2009_MARINA_SILVA/

Fotos das Bicicletadas pelo Mundo

06-gde

10-gde

11-gde

01-gde

Dia Mundial Sem Carro

DSC06666

Ontem, no Dia Mundial Sem Carro, conseguimos muitas vitórias. Como digo isto se poucos carros pararam? É verdade. Mas nunca num só dia se discutiu tanto os problemas do clima, do trânsito das grandes cidades, do transporte público e de espaços próprias nas vias para o ciclistas.

A imprensa nacional deu cobertura favorável ao tema e foi possível ouvir a voz dos defensores da sustentabilidade. Através destas pessoas muitas informações foram propagadas, ajudam a conscientização das pessoas. De quebra ainda tivemos um bom número de carro nas garagens ou com seu uso restrito.

DSC06689 Políticos antenados até foram trabalhar de bicicletas, apoiando a idéia. Em Belém debatemos os problemas das ciclovias e fizemos a maior bicicletada dos últimos tempos, foram mais de 700 bikes  concentradas em São Braz para o passeio noturno de 20 km, que durou 2 horas. Ciclistas homens, mulheres; ricos e pobres se misturaram em prol do clima. Casais pedalaram juntos ou na mesma bicicleta. O destaque ficou por conta de um garotinho de 6 anos, em uma bicicleta bem pequena, que fez todo o percurso com grande disposição. Todos estavam lá apelando por mais ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas

Privatizar ou Estatizar?

Neste debate se os serviços de água e esgoto de Belém devem ser privatizados ou estatizados, parece que vencerá aquele que conseguir convencer que o serviço vai funcionar plenamente, atenderá a todas as pessoas independente de cor, raça, classe social ou credo e terá um preço justo para o consumidor. É isso que o povo quer. O resto é invenção de grupos políticos querendo dividir o mundo sempre em duas metades, os que prestam e os que não são meus amigos.

Fui cobrado para apoiar a PEC 300

Amigos ligados a PM cobraram meu apoio a PEC 300. De cara quero dizer que apoio o movimento como uma forma de denúncia contra baixos salários e pela revisão dos vencimentos atuais.

Mas fiz logo a pergunta: o que é a PEC 300? Me disseram que era uma emenda constitucional que equipara os salários dos membros da Polícia Militar de todos os Estados com os dos policiais militares do Distrito Federal. Isto me pareceu de cara inconstitucional, por ferir o princípio federativo, uma das cláusulas pétreas da nossa Carta. Quem é o autor da emenda? – O Governo Federal, disse o amigo. E completou, o Governo Federal arcará com a diferença. Estranhei mais ainda, mas se for assim já é alguma coisa. A Emenda não é do Governo e sim do Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Bom! para tirar minhas próprias dúvidas fui atrás das explicações e encontrei-as no site de propaganda da própria PEC 300.

Ah! Para testar o apoio dos internautas ao pleito dos militares disponibilizo aqui uma pesquisa, vote ai ao lado. Você é a favor ou contra a PEC 300?

Explicação da Ementa:

Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988.

A Lei:

artigo 1º - o § 9º do artigo 144 da constituição federal
passa a vigorar com a seguinte redação:
“§ 9º - a remuneração dos servidores policiais
integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será
fixada na forma do = 4º do artigo 39, sendo que a das
polícias militares dos estados, não poderá ser inferior a
da polícia militar do distrito federal, aplicando-se
também o corpo de bombeiro militar desse distrito
federal, no que couber, extensiva aos inativos”.
artigo 2º - esta emenda entra em vigor cento e oitenta
dias subseqüentes ao da promulgação. ”

TABELA VENCIMENTOS DA PM DO DISTRITO FEDERAL - REF. 2008.

Patente Salário
Coronel 15.355,85
Tenente Coronel 1.638,73
Major 12.798,35
Capitão 10.679,82
1. Tenente 9.283,56
2. Tenente 8.714,97
Aspirante 7.499,80
1. Sargento 6.784,23
2. sargento 5.257,85
3. sargento 5.257,85
Cabo 4.402,17
Soldado 1a. Classe 4.129,73
Soldado 2a. Classe 3.031,38

Vá de Bicicleta e ajude o Planeta

Assista o vídeo feito pela ONG WWF e, quem sabe, você se convença no próximo Dia Mundial Sem Carro a deixar o seu carro na garagem da próxima vez.

Dia Mundial Sem Carro

Revendo outros momentos das lutas pelo espaço da Bicicleta.

Bicicletas de Belém

Vamos lá as dezenove horas, em frente ao Mercado de São Braz, participar do passeio ciclístico pelo Dia Mundial Sem Carro. Enquanto isso, assista o vídeo Bicicletas de Belém:

banners

Debate sobre ciclovias

Começou agora no Gasômetro o debate sobre sistema cicloviários para Belém. Estamos transmitindo ao vivo. Basta clicar e assistir.

http://proempresa.digitalnet.tv

MANIFESTO - DIA MUNDIAL SEM CARRO


 
Danny Silvério Ferreira Sousa
Geógrafo
Professor - Cartografia e Sensoriamento Remoto
Especialista em Ecoturismo

Servidor do Instituto de Terras do Pará - ITERPA




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nossa Senhora de Nazaré é Rio

Recebi de Celso Botelho, diretor do IDHI, as fotos da homenagem que D. Orani e a Arquidiocese do Rio de Janeiro fizeram a Nossa Senhora de Nazaré. Com toda essa energia cantemos: Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida.

Marina Silva é PV

Assista e divulgue. Marina é um ser especial.

Fundação do PV vira ONG francesa

No Repórter de Diário de hoje, ao anunciar o lançamento do livro “O Desafio Político da Sustentabilidade Urbana: gestão socioambiental de Belém” que será na segunda feira no Gasômetro, ali no Parque da Residência, as doze horas, com a presença do vice presidente nacional do PV Alfredo Sirkis, diz que a obra reúne artigos de professores e alunos do mestrado em Meio Ambiente e foi financiada por uma ONG francesa. A obra foi financiada na verdade pela Fundação Verde Herbert Daniel e o  equivoco deve ter sido causado pelo nome da fundação do PV, mais isto não empana o brilho do livro e nem o anúncio do lançamento, por isso agradecemos a divulgação.

Outdoor de aniversário e outros assuntos

As placas de aniversários que estão exibidas hoje são as dos deputados Casso Andrade, Martinho Carmona e Deley Santos do meu partido, todos comemorando aniversários sem convidar a gente para festa.

Nas placas referentes a outros assuntos Jader Barbalho comemora alguma coisa que não sei o que é, ele ganho um prêmio do que mesmo?

Outra figura cheia de placas é um senhor chamado Luís Carlos Tremonte, madeireiro que veio do sudeste e aportou ali por Itaituba, Novo Progresso, Trairão prometendo que sabia trabalhar com a floresta. Pelo jeito está no páreo também.

Os assaltos que não se registram

O assalto que presenciei ontem não foi noticiado nos jornais da capital. O assalto que sofri com os meus filhos também não. Quantos crimes deste tipo ficam fora do conhecimento do público e da polícia?

Convite: DIA MUNDIAL SEM CARRO



--- Em qua, 16/9/09, Marcony _MW Servicos <mwinfo@mwinfo.com.br> escreveu:

De: Marcony _MW Servicos <mwinfo@mwinfo.com.br>
Assunto: convite
Para: "Jorge Lima" <jorgelima19@yahoo.com.br>
Data: Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009, 21:40



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Os assaltos e a impotência do cidadão

Acabo de assistir, sem nada poder fazer, a um assalto na Gentil esquina da 14 de março. A cena foi a seguinte, parou uma camionete preta no sinal e o carro que eu estava, com dois diretores da SEMMA, estava parado logo atrás, isso permitiu que assistíssemos toda a cena de um infeliz lugar. De repente uma moto com um carona cortou a nossa frente e parou ao lado da camionete na direção da porta do motorista, o carona desceu da moto e sacou a arma, bateu no vidro da camionete obrigando o motorista abrir a porta e entregar um pacote, que eu pressuponha seja de dinheiro.

Nós ficamos apavorados e nos sentido impotentes, sem poder ajudar a vítima. Assim como foi com ele poderia ser conosco e ninguém ia poder fazer absolutamente nada. É a impotência total. Sai dali sem saber o que fazer e assim estou até agora quando escrevo esta nota.

Semana Nacional de Trânsito

Registro o convite que recebi do DETRAN para a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, hoje, dia 18/09, às 18 horas, no Hangar. O detalhe do convite que me chamou a atenção foi as figuras de ciclistas. É um adesão a causa.

Sustentabilidade em Belém

A Fundação Verde Herbert Daniel, junto com o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, juntos realizaram um seminário de gestão tendo como alvo as cidades amazônicas. Desta inciativa surgiu a necessidade de aprofundamento e deste aprofundamento nasceu um livro com 12 artigos de professores/doutores sobre o tema, cujo lançamento será dia 21 de setembro no Gasômetro, ali no Parque da Residência. O título do livro: O Desafio Político da Sustentabilidade Urbana – Gestão Socioambiental de Belém. A empreitada cientifica foi organizada pelos pesquisadores: Mário Vasconcelos, Gilberto de Miranda Rocha e Evandro Ladislau. Vale a pena conferir.

 Capa do Livro

Acessibilidade

Do poeta e delegado de polícia Antônio Júnior recebo e público, as proximidades do Dia Mundial Sem Carro, a poesia Acessibilidade:

O traçado das grandes cidades

Deve garantir o acesso

A criança

Ao velho

E ao deficiente

 

Como estruturar as ruas

Pra adequar aos ciclistas

E o direito ao espaço continuo

E ininterrupto a todos

 

Garantir aos jovens e idosos

Mais praças

O progresso veio

E com ele a bagunça urbana

 

Ruas e calçadas inadequadas

Apenas direcionadas para carros

Na calçada o pedestre fica isolado

E desnorteado

 

Pois sem passarela fica perdido

Sem poder atravessar a rua

Calçadas com espaço mínimo

 

Espaço também sem praças esportivas

Sem lazer e sem ciclovias

...

Tecnologia indígena

No Bom Dia Pará de hoje o entrevistado era um representante da comunidade japonesa. Salomão Mendes, o entrevistador, fez o que todos fariam em condições normais, perguntou ao representante da comunidade se os japoneses que migraram para a Amazônia trouxeram novas tecnologias. O Japonês relatou o inédito, para um entrevistador assustado; os imigrantes vieram praticar monocultura da pimenta, a pimenta foi atacada por praga e morreu; passaram então para sistemas agroflorestal, consorciando a pimenta com cacau, cupuaçu e outras frutíferas, deu certo; Salomão insistiu para que o entrevistado declarasse que isto era a nova tecnologia trazida do Japão; foi quando o Japonês, singelamente, revelou que a tecnologia foi apreendida dos índios da Amazônia. Salomão incrédulo disse: – eu mesmo não sabia disso. Não é só você Salomão, muita gente não sabe disso.

A ciência que o nosso caboclo e o nosso índio pratica na convivência com a floresta é resultado de anos de história de ocupação da Amazônia, que os de fora teimam em desrespeitar.

Tirar floresta para plantar capim, por exemplo, não é lucrativo. Muitos fazendeiros que conheço, enfrentam problemas com solo, clima, praga, assoreamento dos rios e igarapés, voçoroca tudo por falta de tecnologia apropriada para conviver com a floresta amazônica. Falem com os índios, sem preconceitos.

22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARROS

           Para chamar mais uma vez a atenção da população de Belém sobre meio ambiente e sustentabilidade, ambientalistas locais irão promover, nos dias 21 e 22 de setembro, que é comemorado, o Dia Mundial Sem Carro. Quatro ações que prometem marcar e movimentar este acontecimento.  As atividades estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Companhia de Transportes de Belém (CTBEL), Fundação Verde Herbert Daniel e do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, Federação Paraense de Ciclismo (FPC), EART (Equipe de Aventura Ratos de Trilha) e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.
           As atividades para o Dia Mundial Sem Carro 2009 começarão dia 21 de setembro, na Estação Gasômetro – Parque da Residência, com início programado para as nove horas da manhã, com palestra e debate sobre a criação e regulamentação do Plano Cicloviário de Belém; Realização do Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém; Lançamento do livro “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade", que é uma realização da Fundação Verde Herbert Daniel, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA) com apoio da PMB/SEMMA.
           Para palestrar e debater o Plano Cicloviário de Belém, A SEMMA  e a CTBEL trazem como convidado especial, Alfredo Sirkis, vereador,  ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projéto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro.
           No dia 22 de setembro, além dos debates, farão parte da programação geral do Dia Mundial sem Carro, às atividades de Educação Ambiental, que estarão presentes nas ruas de Belém com campanha educativa por um trânsito mais humano na cidade, com “blitz” nos principais cruzamentos e vias, com a participação da Rede de Voluntários de Educação Ambiental de Belém e grupo de arte-educadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA (Galera Jogo Limpo).
          Encerrado a programação, Passeio Ciclístico Noturno – “Bicicletada”, que pretende reunir diversos grupos de cicloativístas e amantes deste esporte. Esta ação, objetiva manifestar apoio a regulamentação do Plano Cicloviário de Belém, bem como, incentivar e promover às atividades físicas em grupo a cultura do bem estar e da vida saudável e as questões ambientais. A concentração será em frente ao Mercado de São Braz, às 19 horas, o passeio percorrerá os bairros centrais de Belém. 
        Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas, maiores informações: www.belem.pa.gov.br / fone: 3039-8120/3039-8100.
PROGRAMAÇÂO DO DIA MUNDIAL SEM CARRO
Dia 21/09/2009 (segunda-feira) –  Manhã - Abertura Oficial
Local: Estação Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Horário: Das 9hs. as 12hs.
Palestra Inaugural: “Ciclovias: Alternativa de Transporte para uma Belém Mais Verde”.
Com Alfredo Sirkis, vereador,  ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projéto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro.
Horário: Das 12hs. às 13hs.
Lançamento do Livro: “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade".
Intervalo Para Almoço
Dia 21/09/2009 –  Tarde – Encontro e Lançamento.
Local: Estação Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Horário: Das 14hs. às 18hs.
- Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém;
- Lançamento do Programa de Agentes Ambientáis Voluntários;
- Edital de Pequenos Projetos de Apoio as Iniciativas Locais de Educação Ambiental.
Dia 22/09/2009 (terça-feira) - DIA MUNDIAL SEM CARRO.
“Dia de Deixar Seu Carro em Casa, Por Uma Belém Mais Verde”.
- Atividades de Educação Ambiental durante o dia;
- Passeio Ciclístico: Concentração as 19 horas em frente ao Mercado de São Braz.
Roteiro: saída de São Braz pela José Bonifácio até a Governador José Malcher, seguindo até a Nove de Janeiro;descendo a Nove de Janeiro no sentido Marques de Herval; Marques de Herval até a Dr. Freitas; Dr. Freitas até a Protásio de Oliveira seguindo pela Júlio Cesar no sentido Almirante Barroso, contornando a Praça São Cristóvão e seguindo em direção ao entrocamento, dobrando a esquerda na Tavares Bastos (Conjunto do Basa) até a João Paulo Segundo sentido São Braz. Encerrando o Passeio no Mercado de São Braz.

Audiência Pública de Belo Monte

Ontem transmiti, como pude, pelo Twitter a audiência de Belo Monte realizada em Belém. Fiquei no local até o final da apresentação do projeto pelo empreendedor. E faço algumas observações.

Quem estava contra na platéia? Pessoas ligadas ao CONLUTAS, ao MST, alguns setores das pastorais sociais ligadas a Prelazia do Xingu e setores ambientalistas. Destes grupos, a maioria queria apenas protestar sem, contudo, saber exatamente o conteúdo do projeto e porque devem ser contra a sua implementação. Poucos ali estavam com domínio da situação e podiam propor alterações consistentes.

O local escolhido para audiência, o teatro Margarida Schivasappa (este nome é difícil de escrever), era muito pequeno, o menor dos quatros locais. Com isso criou um clima de tensão,  desfavorável no início da audiência, principalmente com os indígenas.

Iniciada a sessão, os membros do Ministérios Público Federal e Estadual fizeram um protesto, se retiraram da sessão e convocaram as pessoas a também sair e realizar um ato público na frente do Centur. Achei que isto foi um exagero do MP, até uma confusão de papéis. Esta atitude cabia as entidades da sociedade civil, mas tenho dúvidas se o MP pode agir assim.

Concluo dizendo que, embora estes processos de ouvir a comunidade nos projetos de impacto ambiental seja um avanço democrático, ainda não encontramos uma forma correta de extrair e distribuir informações capaz de ajudar no processo de licenciamento. Resultado: as audiências acabam sendo apenas um complexo de atos formais para cumprir a legislação.

Debate sobre ciclovias

Na segunda feira transmiteremos ao vivo o debate sobre ciclovias com Alfredo Sirkis, diretamente do Gasômetro, no Parque da Residência. Como deves proceder para assistir? Simples! Basta dar apenas um click no link abaixo, a partir das nove horas do dia 21/09 e assistir tudo, no seu computador, sem sair de casa ou do trabalho. Não é legal essas modernidades?
http://proempresa.digitalnet.tv/

Audiência Pública de Belo Monte

Foi liberada a entrada dos índios, começou uma sessão palavras de ordem. Um lado grita: vendidooos. O outro responde: fora estrangeiros!!! Uma beleza de politização.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Audiência Pública sobre Belo Monte

Estou no Centur, dentro do auditório. Houve problema para entradas dos índios e isto agitou o plenário.
Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

Hidrelétrica de Belo Monte para quem?

Hoje à noite, no auditório Ismael Nery do Centur, será realizada mais uma das audiências públicas para construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu.

Os comerciantes da região estão empolgados com a possibilidade de mais vagas nos hotéis, mais compras no comércio local, uma explosão econômica durante a construção.

Os ambientalistas ainda não estão convencidos das soluções técnicas apresentadas. A preocupação é com o futuro das populações nativas, índios, ribeirinhos, agricultores familiares e da fauna e flora, que serão massacrados com as obras.

Se a obra for aprovada, no primeiro momento, teremos uma contratação enorme de operários para as obras de construção civil, depois, alguns deste operários voltarão para seus estados de origem, mais a maioria ficará para sempre, integrado a vida regional, como? não sei e sem o projeto prevê este impacto. Ao contrário, o grupo de pessoas que moverá a usina será tão irrisório que mal dará para encher o Palace Hotel de Altamira. São técnicos de alta complexidade, todos com cursos feitos na empresa que vai vender as turbinas, está sim, animada com o negócio milionário. Não se espante com a vinda do Senhor Sarkozy, sem a sua bela esposa Carla Bruni, aqui na Amazônia, para fazer propaganda da Alston, a possível fornecedora das máquinas.

Uma hidrelétrica é composta de grandes obras de concretos, quase inertes, que são feitas para barrar o rio e aumentar sua potencia hidráulica, mas o principal são as turbinas, as máquinas que transformam a força mecânica em energia, além disso, temos equipamentos eletrônicos e elétricos de alta precisão, além de software para comandar as operações. O resto é maquiagem para torna-la bonita e apresentável, quem não gosta de passar em uma barragem e olhar o vertedouro aberto? É lindo, não?

O Rio Xingu sofrerá modificações, isto é certo. Não sei quanto tempo as populações residentes levarão para se adaptar. O entorno será modificado com tanta gente atraída para a Região. isto significa mais casas, mais demandas por serviço público; mais lixo, mais postos de saúde, mais escolas, mais ruas abertas. As prefeituras só receberão recursos diretos da Usina, depois desta entrar em operação, são os royalties. E durante a construção quem pagará as contas da explosão urbana?

A energia que dele será extraída servirá para abastecer outras regiões, sendo assim, o imposto gerado pela energia, será cobrado na conta de luz do consumidor final, ou seja, nas outras regiões e não aqui em Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu.

Não se trata de defender as borboletinhas ou a volta grande do Xingu pura e simplesmente, trata-se de pensar que o Norte não é com “M”.

Veja Amazônia

Acabo de receber a Veja Amazônia. Uma edição para falar mal da Região. Sob o título “O peso do homem na Amazônia”, Veja traça um quadro dantesco sobre nós. Os subtítulos dão uma idéia do que vem em detalhes: Vida moderna a preço de caça; O desmatamento; O caos urbano; A energia mais suja do Brasil; Onde a lei é um detalhe; O avanço sobre a floresta; A falta de saúde assusta.

Depois de ler tudo isto, será que dá vontade de investir na região? De trazer o turismo e os turista? Por que que a Veja Rio e a Veja São Paulo só mostram pontos turísticos, melhores restaurantes, melhores lugares de lazer e a da Amazônia é para contar desgraças?

A Revista destaca mais o estado do Amazonas, também é o único governo local anunciante. Quando enfoca o Pará, é de dá dó. A Veja diz que Belém lança nos rios e igarapés 92 milhões de metros cúbicos de esgotos, volume equivalente ao de quinze lagoas Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Não diz a revista que o Rio de Janeiro não é exemplo de tratamento de esgoto e que a própria Lagoa Rodrigo de Freitas é poluída por esgotos.

Dai por diante a Revista, quando aborda o Pará, vai mostrar a Transamazônica e seus atoleiros; As serrarias desativadas de Goianésia; Trairão e suas mazelas. Para finalizar, com um tacada sensacionalista, a Revista chama Abaetetuba de a Medellín Brasileira, dizendo que a Cidade é uma das principais portas de entrada da cocaína no Brasil.

Tem sim uma pequena reportagens positiva falando do uso manejado de floresta no Jari e da produção de biodiesel da Agropalma. Ainda bem que o Governo do Pará não financiou este acinte.

Veja só não diz que o principal anunciante da revista especial, o Governo de São Paulo, é responsável pela política tributária colonialista, que impõe a região amazônica produzir matéria prima para contribuir com o saldo da balança comercial brasileira, sem poder cobrar imposto das suas exportações. A Lei Kandir e o Confaz estão por trás do caos da Região. Tudo que aqui existe de mal foi planejado nos gabinetes refrigerados de Brasília. Que passamos 30 anos da ditatura sem poder opinar sobre os nossos próprios destinos.

Chega de uns jornalistas paulistas chegarem aqui, com suas pautas prontas, com olhar estranho, parecendo piedosos, com uma pena pior do que a de Pero Vaz de Caminha, para nos descrever desta forma. O pior que ainda tem colonizado que acha bom.

Não quero dizer que devemos esconder nossas mazelas, mas ter mazelas não é o nosso privilégio. Chega. Vamos falar da região de forma justa e serena.

Saibam que o Norte não é com “M” e para vocês dedico com carinho a música Belém, Pará, Brasil do grupo paraense Mosaico de Ravena:

Sustainable Development

Com estes dizeres na camiseta, o vereador Pio Neto, leitor do Blog, caminhava hoje, pela manhã, no residencial Raimundo Jinkings, ao lado do prefeito Duciomar Costa e do lider comunitário Leandro Broges. Desenvolvimento sustentável é a palavra de ordem da atualidade e vai dominar os próximos debates econômicos e políticos. Pio Neto está muito antenado.

Mais vereadores, mais votos

Os deputados federais aprovaram uma emenda constitucional aumentando o número de vereadores no Brasil. Na galeria, durante a votação, os diretamente interessados, os suplentes.

O fato mostra claramente que as coisas se inverteram no Brasil. Os verdadeiros interessados, o povo brasileiro, não foi ouvido e nem cheirado, mas é novamente quem vai pagar a conta. E não adianta dizer que a emenda teve o cuidado de proibir o aumento de gastos da Câmara, pois isso não é verdade. Isto foi apenas um jeitinho para passar a emenda. No dia seguinte, após a posse dos vereadores, começará a pressão sobre prefeitos para liberar mais recursos para as parlamentares.

Os deputados federais não pensaram e nem perguntaram se as cidades precisavam destes novos legisladores. Preocupados com suas reeleições, apenas viam ali um conjunto de cabos eleitorais, e, com eles, mais votos.

Outdoor de políticos

Os membros do Ministério Público Eleitoral foram derrotados e os políticos voltaram com força total a utilizaram outdoor de aniversário para antecipar suas campanhas eleitorais.

Neste momento, na ribalta, temos o Joércio Barbalho, que já foi deputado e era bastante antenado nos assuntos da Casa.

O Vic é diferente, não publica as babacas e despolitizadas placas de aniversário, afinal de contas a quem interessa saber o dia que aniversaria este ou aquele político se não somos convidados para os comes e bebes? O Deputado repete uma antiga estratégia. Apresenta emendas parlamentares e depois divulga os valores através dos imensos painéis, com sua foto é claro, esta é divulgada como a sua obra parlamentar mais importante a cada ano. Tem dado certo, pois o ônus de liberar e receber os recursos e fazer as obras fica para o prefeito ou governador de plantão, o Deputado já fez sua parte.

Marina e o PV na TV

Com imagens digitais para aqueles que já compram a sua TV HD ou nas analógicas do nosso povão a Marina será a grande atração do programa do Partido Verde, hoje pela televisão, às vinte e trinta horas. Assista e poste seu comentário dando-nos o feedback.

Programa do PV na TV, HOJE AS VINTE E TRINTA HORAS, NÃO ESQUEÇA E DIVULGUE.

Uma cidade acorda cedinho

Belém, como qualquer cidade do mundo, acorda aos poucos. A vida está ligada ao trabalho e as pessoas acordam para trabalhar e assim acordam a própria Cidade.

Belém começa acordando pelas garagens de ônibus e pelo ver-o-peso. Os motoristas e cobradores saem bem cedinho para colocar seus ônibus no ponto de fazer a primeira viagem. Daí vão apanhando os primeiros moradores de Belém que se deslocam até ver-o-peso onde vão comprar, carregar, vender.

Conforme vão chegando, vão abrindo as barracas, tirando as mercadorias e expondo-as. Outros vão buscar suas caixas com as quais transportam o peixe de um lado para o outro. Tem aqueles que são os proprietários das balanças que comparam, pesam e revendem o pescado. Descem dos ônibus, tomam um mingau, um café ou um dose de cachaça, um dedo de prosa e já estão na lida.

E os trabalhadores dos barcos chamados de geleiras? Enquanto o motoristas tiram os carros das garagens para fazer as primeiras viagens, estes já acordaram e estão providenciando o café da manhã, tomado na proa do próprio barco, ali mesmo no atracadouro, onde os barcos passaram a noite toda, pois chegaram na maré de ontem, vindos do Marajó, Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ararí; da Vigia principalmente.

Na Praça do Relógio, as quatro da manhã, é um corre corre de gente que você nem acredita. As pessoas passam de um lado para o outro, correndo atrás da suas sobrevivências. Nas calçadas vendem-se roupas para quem não tem tempo de ir a uma loja, pois trabalha de madrugada e dorme cedo da noite.

Na feira do açaí o frenesi é incrível. Os moradores das ilhas chegaram bem cedo com suas canoas cheias de seus paneiros escuros, até a boca. Os batedores, donos das máquinas de bater açaí, estão lá. Quem chega primeiro pega os melhores frutos. Dizem que o açaí bom é aquele que tem uma camada branca por cima da casca pretinha. Não sei não, só sei que ali na feira da 25 vende um açaí com charque que é uma maravilha.

São cinco e meia, já vai chegando os primeiros raios da luz do sol. Os carros de frete já estão carregados de peixes, verduras, frutas e começam a deixar o ver-o-peso em rumo das feiras dos bairros. Neste momento chegam os ambulantes, vendedores de lanches e os primeiros comerciários para abrir as lojas e barracas do comércio.

Num outro ponto da Cidade, a Ceasa ferve de pessoas desde as três da manhã, são feirantes e comerciantes donos de mercadinhos negociando cebolas, batatas, cenouras, melões, melancias, mamões…

As feiras dos bairros já estão armadas, as padarias e mercearias abertas e as primeiras empregadas domesticas, após arrumar maridos e filhos, deixar pronta a comida de casa, saem para mais um dia de trabalho, vão preparar o café da manhã dos seus patrões.

As bicicletas estão saindo do Jurunas, da Cremação, do Guamá, da Terra Firme e da região da Augusto Montenegro, são trabalhadores da construção civil, dos supermercados, de todas os setores. Tem o pai que leva o filho na escola, tem o marido que leva a mulher no trabalho. Só não tem ciclovias ou ciclofaixas para todos, uma pena.

Os padres também começam a trabalhar cedinho. Logo seis horas, algumas Igrejas abrem para receber fiéis. Aos poucos vão chegando aquelas senhorinhas pequeninhas, com cabelos esbranquiçados e carregando um livro de cânticos ou uma fita das filhas de Maria. Na Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, às terças são movimentadas. Os pastores não sei, acho que dormem até mais tarde que é para ficar na televisão varando a madrugada. Os umbandistas também acordam tarde e domem depois dos pontos, geralmente à noite. Os sambistas, nem se fala.

De repente a Cidade fica repleta de estudantes, são as fardas e emblemas que se misturam nos ônibus. Cada um com seus fones de ouvidos, absorvido pelas canções escolhidas, sonhando em crescer ou remoendo seus medos com o futuro incerto.

As praças e calçadas vão sendo ocupadas por pessoas, um pouco gordinhas, é verdade, mas cheias de vontade de voltar ao peso ideal. Na Batista Campos tem desfiles de tênis, pedômetros, iphones, camisas de marcas. Na da República também. Mas as pessoas também caminham nos bairros pobres do jeito que dá. Os mais sarados, com músculos definidos, não caminham nas ruas e praças, apenas nas academias, dizem que são bons lugares, tem até personal traning, que é um treinador só para você, a sua disposição, isto dá status e também fofoca.

Já é nove da manhã e tudo está funcionando, não como devia. A Cidade acordada parece até um pessoa, é no decorrer do dia que aparecem os problemas da vida moderna. Trânsito, barulho, congestionamentos, lixo, poluição, assaltos.

Che Guevara ou Almir Gabriel?

No município de Marituba está localizada uma área que foi ocupada por pessoas sem tetos, onde nasceu um enorme bairro da nossa Região Metropolitana denominado residencial Che Guevara, ops Almir Gabriel.

Explico. Quando a população ocupou a área, denominou-a de residencial Che Guevara. O prefeito de Marituba, Antônio Armando do PSDB, resolveu homenagear o líder tucano e ex-governador Almir Gabriel, para isto mudou o nome do Residencial. Agora o novo prefeito, que é do PPS, Bertoldo, está querendo voltar o nome anterior. 

Um morador, comentando a situação, disparou: – como ficam as minhas cartas, os meus papéis de luz, de água e os carnês de prestações das lojas? Ainda bem que o CEP será o mesmo.

Divisão do Pará

Sempre fui contra a divisão do estado do Pará. Nunca concordei com o argumento de que a divisão resolverá os problemas do povo pobre e abandonado das regiões longínquas do Estado. Mas, ultimamente, tenho sido instado a pensar a questão pelo viés da defesa de mais recursos para região.

A Amazônia tem demandas importantes que dependem de um número maior de representantes políticos no Congresso Nacional. A soma de todos deputados dos Estados da Amazônia é menor que o número de representantes da bancada federal paulista. Onde os Estados são igualados, que é o Senado Federal, este sofre um processo de desgaste, com setores da imprensa do sul e sudeste, estranhamente, propondo sua extinção.

Se o Pará fosse dividido em mais dois Estados, teríamos um aumento no número de deputados e senadores na Região Amazônica, será que isto não geraria um benefício para defesa dos nossos interesses? É um caso a pensar.

Vegetarianos

Ainda não estou preparado para adotar o vegetarianismo, mas estou restringindo o consumo de carne bovina. No começo estou sentido uma certa dificuldade, pois os restaurantes trabalham muito a base de carne. Encontrar o local apropriado para refeições alternativas representa um estímulo importante. Como sei que outras pessoas precisam de dicas, aqui vai uma.

O Ney Messias me indicou e eu experimentei e gostei do restaurante vegetariano Govinda, Travessa Padre Prudêncio, 166, entre Manoel Barata e Ó de Almeida. Cada dia servem um prato diferente delicioso, mas para alta cozinha.

Carros nas praias

Os membros do PV de Santarém lançaram uma campanha para proibir carros nas praias. Bela iniciativa. Visite o Blog do Paju e saiba mais.

Assembléia do povo

O cotidiano das pessoas está comprometido com a resolução de seus problemas e seus sonhos. Uma família tem que correr atrás de comida, de casa, de educação, de saúde, de transporte… Se o estado poder ajudar, muito que bem. Mas se não atrapalhar, melhor ainda. Assim funciona a Assembléia do Povo.

Assembléia Legislativa, composta por representante do povo, deve estar comprometida com a resolução dos problemas coletivos. Um deputado, uma comissão e o plenário deve correr atrás de leis e decisões que ajudem a todos, além disso, devem banir do mundo coletivo aquilo que atrapalha a vida das pessoas.

Se você concordar com estes princípios, acompanhe um pouco mais o dia a dia da nossa Assembléia Legislativa. Veja, por exemplo, se os deputados estão discutindo a sua vida ou a vida deles. Se estão preocupados com o seu futuro ou a próxima campanha eleitoral. Como fazer isto? É simples, basta clicar aqui e acessar a página eletrônica da Assembléia Legislativa e acompanhar a produção diária dos nosso parlamentares.

Audiências públicas de Belo Monte

Para quem discorda da construção da UH de Belo Monte é melhor ficar atento, pois saiu hoje publicado nos jornais do Pará o edital convocando as audiências públicas para apreciação do EIA/RIMA da hidrelétrica de Belo Monte. As audiências começam dia 13/09 e terminam dia 15/09.

As consultas populares serão efetivadas em Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Belém. A audiência de Belém está convocada para o dia 15/09 as 18 horas no CENTUR.

Quem quiser consultar os documentos deverá se dirigir a sede do IBAMA ou a da SEMA, uma fica na Conselheiro Furtado e a outra na Lomas Valentina.

Enquanto isso, veja a capa da revista da Eletronorte, empresa que pensa em vencer a concorrência para explorar a concessão da Usina de Belo Monte, cujo ex-presidente levou um susto a ser afrontado com um facão.

CC227_capa

A posição do PV sobre drogas

Embora setores da imprensa divulguem erradamente que o Partido Verde é quer estimular o uso da maconha, não é nada disso que está escrito no nosso programa. Conheça o que o PV propõe sobre as drogas e poste sua opinião:
a) uma nova Lei de Entorpecentes, legalizando o uso da Canabis Sativa para fins industriais, médicos e pessoais, descriminalizando o uso de drogas, que passa a ser encarado, em situações de dependência de drogas pesadas, como um problema de
saúde e não de repressão e prisão;
b) encarar o consumo como um problema policial apenas nos casos em que estiver associado a algum outro delito, hipótese em que entrará como agravante como
ocorre atualmente com o abuso de álcool;
c) penalização diferenciada na repressão ao tráfico classificando as drogas em categorias, de acordo com o grau de dano que podem provocar à saúde. Dessa forma se evita, na repressão, o nivelamento de drogas de efeitos nocivos muito diferenciados, o que na prática estimula o tráfico das mais pesadas e nocivas que são mais rentáveis;
d) priorização para o investimento de bens móveis e imóveis apreendidos nas operações de repressão ao tráfico em atividades e entidades comunitárias de cunho cultural e educacional, como forma de favorecer a valorização e inserção saudável do indivíduo em seu meio social;
e) incentivar a criação dos Conselhos Municipais de Entorpecentes;
f) inserir na grade curricular dos cursos de formação de professores, matéria específica relativa ao tema e reciclagens constantes, que permitam a ampliação e atualização da ação informativa dos profissionais de educação, dissociando esta abordagem de aspectos pessoais não respaldados cientificamente;
g) campanhas de esclarecimento nas escolas e nos meios de comunicação sobre os efeitos nefastos de todas as drogas lícitas ou ilícitas com ênfase científica embasada nas mais deletérias à saúde.

As questões polemicas do PV

O PV abriu um processo de revisão programática para responder ou aclarar questões importantes do seu programa.

A perspectiva é que possamos responder indagações como: O PV é a favor da liberação do uso de drogas? O PV é a favor da legalização do aborto? A candidatura da senadora Marina vai ser contra o desenvolvimento? O programa do PV é um samba de uma nota só ou tem propostas para questões como a saúde, a educação, a segurança, o emprego…?  Como o Partido pretende ser entendido e aceito pela maioria da população brasileira não se deixando aprisionar em um gueto do ambientalismo, e tão pouco abrindo mão de sua principal marca? Os pobres estão preocupados com o meio ambiente ao ponto de votar num candidato que defende esta bandeira? A maioria do povo entende o que é sustentabilidade?

Os nossos desafios são enormes mas estimulantes. Para responder estas e outras questões, conto com sua participação e colaboração, venha aqui no blog e deixe sua contribuição, que levarei a comissão nacional de revisão programática do PV, da qual sou membro.

Casa de Chico Mendes

Visitei a casa onde morou e foi assassinado o líder seringueiro Chico Mendes, em Xapuri, também visitei a sede do Instituto Chico Mendes. Lá encontrei um foto da audiência de Chico Mendes com o ministro da reforma agrária Jáder Barbalho. A foto está exposta em um painel na sede do Instituto. É a história.

104

101

Encontro no "Dia da Amazônia"

Foi no Acre, Rio Branco, o Encontro do "Dia da Amazônia". Na foto temos Marina Silva, euzinho, Elenira Mendes - filha do Chico Mendes e a vereadora pelo PV do Rio de Janeiro Aspásia Camargo.
Posted by Picasa

As viagens na amazònia

Para sair de Rio Branco à Belém, passo primeiro por Brasília. pode?

Acre têm heróis

Estive no Acre neste feriado participando de debates políticos. Ouvi a senadora Marina e aproveitei para conhecer Xapuri e a casa onde morou Chico Mendes.

Depois de observar e emocionar-me ao ver a simplicidade do Acre, da Senadora Marina, da Casa de Chico Mendes, um pequeno casebre de madeira, pensei que buscamos heróis em grandes palácios ou em imponentes cidades, mas sempre os encontramos em lugares simples e humildes.

Acre comemora o dia da Amazônia com debate

No sábado, dia 05/09, o Partido Verde promoveu, no Acre, um dia de debates em comemoração ao “Dia da Amazônia” .

Pela manhã eu e a vereadora pelo PV do Rio de Janeiro Aspásia Camargo falamos de Programa Verde. Foi um debate muito concorrido, com muitas perguntas.

Na parte da tarde, fomos para o Teatro Plácido de Castro ouvir um cientista local, Toninho, falar dos sentidos da florestania. Depois fomos brindados com uma excelente palestra do doutor Antônio Nobre do INPE de São José dos Campos sobre sustentabilidade. No final ouvimos o presidente nacional do PV Luís Penna e a senadora Marina Silva.

Dia Mundial Sem Carro

Dia 22/09 – Dia Mundial Sem Carro: Deixe seu sonho de consumo em casa, para viver uma Cidade mais verde.

  • Atividades de Educação Ambiental durante o dia;

  • Passeio Ciclístico: Concentração às 19 horas no Mercado de São Braz.

    • Roteiro: Saída de São Braz pela José Bonifácio até a Governador José Malcher; Governador José Malcher até a Nove de Janeiro; Nove de Janeiro até a Marques de Herval; Marques de Herval até a Dr. Freitas; Dr. Freitas até a Protásio de Oliveira; Protásio de Oliveira até a Júlio Cezar; Júlio Cezar até a Almirante Barros, contornando a Praça São Cristóvão e seguindo em direção ao Entrocamento, dobra na Tavares Bastos (Conjunto do Basa) e segue até a João Paulo Segundo sentido São Braz. Encerra o Passeio no Mercado de São Braz.

Marapanim na TV

Estou em Rio Branco, Acre, para um encontro com a senadora Marina. Aqui no hotel, esperando a hora da reunião, assisto orgulhoso uma reportagem na TV Acre, falando sobre as belezas do município de Marapanim. Acabo de apreender que Marapanim significa “borboleta do mar”. Esta integração regional é boa para a defesa dos interesses da Amazônia.

Dia Mundial Sem Carro

A SEMMA elaborou um extensa programação para o Dia Mundial Sem Carro.

Dia 21/09

Local: Gasômetro – Parque da Residência

Inicio: 9 hs. Término 12 hs.

Tema: Ciclovias: Alternativa de Transporte para uma Belém mais Verde.

Palestra do vereador Alfredo Sirkis, ex-secretário de desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, autor a implantação do sistema cicloviário carioca, principalmente da ciclovia da Avenida Atlântica.

Inicio: 12 hs Termino 13 hs.

    - Lançamento do Livro: Gestão Sócio Ambiental em Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade;

Inicio: 14 hs Termino 18 hs.

  • Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém;

  • Lançamento do Programa de Agentes Ambientais Voluntários;

  • Edital de Pequenos Projetos de Apoio as Iniciativas Locais de Educação Ambiental.

O ciclistas no Código de Trânsito

O novo Código de Trânsito Brasileiro, inclui várias disposições relativas às bicicletas, que interessam a todos : ciclistas, motoristas e pedestres.
- Veículos dão passagem a ciclistas:
Art. 38, parágrafo único: Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem a pedestres e ciclistas.
- Bicicletas têm preferência:
Art. 58 - nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
- Bicicletas nas calçadas só com autorização:
Art. 59 - desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.
Art. 255 (Das infrações) - Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59 - Infração média, penalidade: multa, medida administrativa: remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
- Ciclista empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre:
Art. 68, parágrafo primeiro - O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
- A bicicleta é um veículo :
Art. 96 - Quanto à tração:
c) de propulsão humana; II - quanto à espécie; a) de passageiros.
- É proibido estacionar na ciclovia:
Art. 181 (Das infrações) - Estacionar o veículo:
VII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. Infração grave, penalidade: multa, medida administrativa: remoção do veículo.
- Desrespeitar distância mínima do ciclista:
Art. 201 (das infrações) - Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta - Infração média, penalidade: multa.

Ciclovias Já!

Dia 22 de setembro é o “Dia Mundial Sem Carro”. A SEMMA na busca por tornar Belém uma cidade mais verde, busca dialogar com outras secretarias e órgãos municipais, com objetivo de implementar equipamentos que facilite o uso da bicicleta, como um veículo ambientalmente correto. Nesta quinta feira reunimos com a Companhia de Transporte e apresentamos as seguintes propostas:

  1. Sinalização: Belém possui alguns quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, temos as ciclovias da Almirante Barroso, Marques e Augusto Montenegro; as ciclofaixas da Avenida João Paulo Segunda, Júlio Cezar, Doca de Souza Franco; no então, estas vias, estão com a sinalização horizontal e vertical completamente desgastada pelo tempo em que foram implementadas. Solicitamos a completa revitalização dessas sinalizações;

  2. Conectar as vias para ciclistas: implantar um sistema de conexão entre ciclovias e ciclofaixas já existentes. Propomos o seguinte roteiro: implantar um ciclofaixas na Nove de Janeiro, iniciando na Magalhães Barata, para liga-la a ciclovia da Marques de Herval. Implantar uma ciclofaixas na Dr. Freitas no trecho da Marques de Herval até a Protásio Lopes de Oliveira. Fazer a ligação através da Dr. Freitas até a ciclovia da Júlio Cezar, implantando uma ciclofaixa na Protásio Lopes de Oliveira. Com a construção da nova Independência, que terá ciclovia, esta ligação permitirá que o ciclista chegue até Icoaraci, sem precisar se deslocar pela Almirante Barroso.

  3. Cumprimento do Código de Trânsito: A CTBEL deve orientar os guardas a proibição de estacionamento de veículos nas ciclofaixas já existentes. Também deve ser exigido o cumprimento de todos os artigos do CNT que dizem respeito a proteção do ciclista, principalmente o art. 201 que fala do afastamento lateral de um metro e cinqüenta centímetros na passagem ou ultrapassagem.

  4. Campanha Educativa: implementar campanhas de educação, tanto para motoristas quanto para ciclistas, esclarecendo direitos e deveres de acordo com o código nacional de trânsito, dando ênfase para uso da bicicleta como um veículo ambientalmente importante no combate as emissões de dióxido de carbono, vilão mundial do aquecimento global.

  5. Implantação de novas ciclovias e ciclofaixas: Contração de empresa de consultoria para subsidiar a implantação de um corredor cicloviário, ligando toda a Cidade de Belém, conforme determina o Plano Diretor Urbano, cujo prazo de implantação está em vias de expirar.

Convocação para reunião


Atenção Eco ativistas do VEM

Nesse sábado, teremos uma reunião VEM para organização das proximas atividades.

Iremos discutir ações, projetos de educação ambiental, plano de ativismo, parcerias, estatuto e etc.. Podem trazer suas sugestões!

Data: 05/09/09 - nesse sabado
Hora:15:00 h
Local: almirante barrosos, conj. Amapá, rua B (rua entre cesupa e cetran), casa 42 (segunda casa da rua).
Dúvidas: 3243-8620 ou 91019198 (Karla)

AGUARDO A PRESENÇA DE TODOS.


Libertação

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado"- Elie Wiesel


Juiz condena ex-prefeito

Não apoio a calunia ou a injuria, mas há na condenação do ex-prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, a pagar R$ 250 mil ao juiz de direito Edivaldo Saldanha Souza, titular da comarca de Tucumã, um certo ar de injustiça. Vejamos.

Adelar era vereador de Tucumã, presidente da Câmara Municipal, quando o prefeito da época, Celso, foi acusado de ser o mandante do assassinato de um outro vereador e, também, de cometer muitos outros crimes contra a administração.

O prefeito Celso foi preso e afastado do cargo. Adelar assumiu o mandato de forma temporária, como líder do movimento pela paz e justiça no Município.

Hoje, Celso é o prefeito eleito de Tucumã, enquanto Adelar Pelegrini perdeu as eleições e ainda foi condenado por protestar contra o resultado. Não é estranho?

Operários e os juízes

Aqui em Belém os operários da construção civil iniciaram um movimento de pressão sobre a classe patronal, o motivo? Os trabalhadores pedem 12% de reajuste, com isto, o salário do servente passaria dos atuais R$ 480 para R$ 580. No caso do pedreiro, o salário passaria de R$ 680 para R$ 780. Os patrões ofereceram apenas 5% sem dialogo.

Lá em Brasília, um projeto de lei, enviado pelo STF, propõe um reajuste nos salários dos juízes brasileiros de 14,09%. O PT e o PSDB, os dois partidos social-democratas, unidos, propõe que o reajuste seja de 5%. Se adotado o percentual mais baixo, o salário dos ministros do STF pularia dos atuais R$ 24.500 para R$ 25.725. Só a diferença, que é de R$ 1.225, corresponde a mais do que o dobro do salário do operário da Construção Civil.

Estas duas realidades e estas diferenças que revoltam quem trabalha. O país continua injusto e desigual com estava antes do Governo Lula.

Os líderes do movimento grevista devem prosseguir na sua luta justa, devendo apenas evitar os exageros para não atingir outros injustiçados da nossa sociedade.

Mestre Maurício

O mestre Maurício posta num blog que discute Direito Urbanístico, vale a pena conferir. O nome do blog é Jus Cidade, clique e confira.

Discurso de Alfredo Sirkis

No evento de filiação de Marina Silva ao PV, o vereador Alfredo Sirkis fez um dos discursos de saudação a Senadora.

VIII Leilão da Ovinorte

Acabo de receber um convite da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Pará, tendo a frente o grande presidente Joel Bitar, para receber no dia 26/09, no Parque de Exposição do Entroncamento, o prêmio Cordeiro de Ouro.

Joel e sua diretoria estão trabalhando arduamente para divulgar e melhorar o plantel paraense desses pequenos animais, por isso, realizarão, além da exposição, um interessante leilão de raças. Maiores informações podem ser consultadas acessando o site da Cabanha Árabe.

Bicicletas de Belém

Ontem eu e um amigo fomos bicicletar por Belém. Já temos uns bons quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, falta conecta-las e criar clicofaixas nos principais corredores, como é o caso da Avenida Nazaré.

Temos ciclofaixas na Doca de Souza Franco, na João Paulo Segundo, na Almirante Barroso, na Marques de Herval, na Júlio Cesar, na Augusto Montenegro. Se estes espaços para ciclistas fossem conectados uns com os outros, o ciclista poderia ir do ver-o-peso ao entroncamento de forma segura, sem sustos. Mas, infelizmente, não estão. Aí começam os abusos.

A bicicleta é um veículo de transporte que merece todo o respeito no trânsito, mas os motoristas pensam sempre que o ciclista está atrapalhando, e o maltratam, maltratam muito, meus amigos, vocês nem queiram saber como.

Na via, o motorista joga o ciclista para fora da pista, não respeita a distância mínima prevista no Código Nacional de Trânsito que é de um metro e setenta centímetros, viram as esquinas sem respeitar a preferência dos que andam de bicicletas. Mas  o desrespeito maior está em parar em fila dupla ou estacionar nas ciclofaixas. Os guardas da CTBEL vêem os carros estacionados e não consideram delitos de trânsito, tanto é assim que não punem ninguém. Na CTBEL não tem uma só multa aplicada a motorista por estacionar na ciclofaixa.

Tudo isso acontece, por culpa do próprio ciclista. Quem anda de bicicleta, e não são poucos, acha que é pobre e sem qualquer direito. Não se organizam e nem reclama, são os dalits do trânsito, os sem classes. É capaz de um ciclistas adorar ser batido por um carrão. Meus irmãos ciclistas, parem de ser acomodados e vamos fazer valer o nossos direitos.

Operação Círio

Ontem a Praça D. Pedro estava repleta de funcionário da SEMMA, aparando gramas, podando as árvores, limpando os jardins. Já na Praça do Relógio os funcionário da Secretaria implantam o novo paisagismo. Na Praça da Sereia também. São flores para receber os romeiros.

Esta sema começaremos a distribuir folder com as regras para o concurso “Jardins do Círio”. Enfeite sua casa, seu jardim e participe do esforço de transformar Belém em uma Cidade florida.

Filha de Chico Mendes abona ficha de Marina Silva

DSC00935

A companheira Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, juntamente com Fernando Gabeira, foram os abonadores da filiação de Marina Silva. Na foto de Jorge Veiga temos: Alfredo Sirkis, Marina Silva, Elenira Mendes, Regina, Capobianco, Eduardo Jorge e

Pesquisa eleitoral aponta Jader como favorito

Estive viajando. Fui a Brasília e a São Paulo. Em Brasília participei das últimas conversas para entrada da senadora Marina Silva no PV e em São Paulo, já como um dos coordenadores nacionais da revisão programática, com vistas a construção de um programa sócio ambiental para o Brasil, ajudei a organizar a festa de filiação da Senadora e de seus companheiros ao Partido Verde.

Fui alertado por um internauta que enquanto estive fora, o Democrata divulgou uma pesquisa, que foi publicada no Diário do Pará, sobre a preferência do eleitorado para as duas vagas de senador. Deu o esperado, Jáder em primeiro e Valéria em segundo.

Lembrei-me da pesquisa encomendada pelo DEM para prefeito de Belém, onde Valéria aparecia sempre com bons números, até que as eleições chegaram e o resultado foi outro, bem diferente daqueles apontados pela pesquisa.

Quanto a Jáder, não me surpreende que apareça em primeiro lugar no momento que ninguém e nem um partido lançou candidato ou está em campanha. Mas como diz o próprio Jader Barbalho: “pesquisa é igual exame pré-operatório, se for feito muito antes da operação não serve para nada”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB