Bolsa Família

O presidente Lula determinou um reajuste de 10% sobre o valor do bolsa família e autorizou o cadastramento e a inclusão de mais 500 mil brasileiros no programa.

A oposição caiu matando. Na visão dos oposicionistas é mais uma manobra eleitoreira do PT para melhorar os índices de popularidade do Presidente.

O presidente Lula acusa os críticos do Bolsa Família de imbecis e idiotas, por não compreenderem o programa.

Qual é de fato o valor deste programa social? Será que ele combate a pobreza ou é apenas um golpe eleitoreiro e paternalista do PT? Como estaria o Brasil se 30% das pessoas não estivesse recebendo o dinheiro do bolsa família?

Lixo nas praias

Hoje, pela manhã, ouvi uma entrevista na Rádio Cultura. O tema era o lixo produzido por veranistas durante o mês de julho. Foram toneladas e toneladas de garrafas pets, copos descartáveis, latinhas de refrigerante e cerveja, garrafas de bebidas, sacolas plásticas, dentre muitos itens jogados ao léu.

O entrevistado, se dizendo ambientalista, acusava o poder público pelo lixo. Segundo ele o poder público é omisso por não providenciar a estrutura para recolher o lixo. E ainda mais culpado por não fazer educação ambiental, capaz de induzir as pessoas a tratar melhor o lixo e as praias.

A atitude do defensor da natureza é uma reação comum, mas errada de sempre acusar o poder público por tudo, jogando a responsabilidade para o coletivo. Se o poder público tivesse estrutura suficiente para recolher toda as toneladas de lixo produzidas irresponsavelmente por banhistas, o deposito deste lixo importaria em poluição e degradação ambiental da mesma maneira.

Quanto a educação ambiental, a sua ausência não retira a responsabilidade individual que as pessoas têm de preservar a natureza e não degrada-la com seus quilos e quilos de lixo.

Benjamin Button

Acabo de assistir o filme “O curioso caso de Benjamin Button”, como diz a sinopse: “…a jornada de Benjamin é tão extraordinária quanto comum, muito semelhante a vida que qualquer outro homem poderia ter…” .

O homem nasce velho e vai rejuvenescendo, nesta jornada, apreendemos a dar a valor a muitos aspectos da vida. É realmente um exercício pra lá de estranho. Ser velho sem experiência alguma e estar novo com uma cabeça de adolescente. O que você faria nestas condições?

Recesso que nunca acaba

A tropa do Sarney rezou para chegar o recesso e agora reza para iniciar o período legislativo. Durante o mês de julho a imprensa e a oposição não deu folga. Marcação cerrada em cima da corrupção, dos atos secretos e das nomeações de parente.

Chegando o período legislativo, pelo menos a tropa de choque do presidente do Senado pode defende-lo da tribuna da Casa. Vamos esperar.

Bancário e petroleiro

Antigamente qualquer mãe gostaria que sua filha casasse com um bancário ou com um petroleiro. Eram duas profissões top de linha. No interior então! Um funcionário do Banco do Brasil era chamado para qualquer festa de debutante. Hoje, porém, a coisa mudou. Contas são pagas nas farmácias e a Petrobras está sob suspeita no caso Sarney e outros mais.

Trânsito tranqüilo

Quinta-feira, último final de semana de verão, o trânsito na saída de Belém, ainda é tranqüilo. Até o final do dia deve aumentar. O sol é bom e as praias prometem. Só não vale jogar lixo.

PAINEL PV

Marina presidente

Neste momento encerrou, em Brasília, a reunião entre a senadora Marina Silva e representantes da direção nacional do Partido Verde. O assunto? Candidatura da Senadora a presidente da República pelo PV. Para aceitar, Marina precisa trocar de partido até o dia 05 de outubro.

A conversa, segundo membro do PV, foi proveitosa. A Senadora ficou animada com o resultado de uma pesquisa onde mostra que uma candidatura deste porte inicia a campanha com dez por cento, o que é um bom patamar para início de conversa.

Lançamento da campanha de Jarbas Vasconcelos

Será dia 11 de agosto, na Assembléia Paraense, o lançamento da campanha de Jarbas Vasconcelos a presidência da OAB – Pará. É a festa da união dos advogados paraense por um programa de fortalecimento da classe. Leia a programação:

11/08/2009 09:30 Visita do Dr. Cezar Britto no Comitê Avenida Nazaré, 66
11/08/2009 18:00 Palestra do Dr. Cesar Brito OAB/PA
11/08/2009 20:00 Lançamento Oficial da Campanha Assembléia Paraense

Luz para todos

O ministro das minas e energia, Edison Lobão, acaba de anunciar, em cadeia de tv, que o programa “Luz para todos” atingiu a marca histórica de dez milhões de pessoas, fazendo uma revolução no campo brasileiro.

O programa começou com o nome de “ Luz no campo” durante o governo do PSDB e foi mantido, ampliado e mudou de nome no governo LULA. É por estas e outras que muitos analistas políticos consideram o PT e o PSDB os dois maiores partidos social-democratas do Brasil.

Uma aliança social-democrata, com apoio de partidos de esquerda e democráticos, bem que poderia ser uma novidade no quadro político brasileiro.

Blog da Dilma II

Fiz um comentário aqui sobre a política bateu levou do Blog da Dilma. O editor do Blog postou comentário que publico agora, agradecendo a atenção e prometendo acessar.

“DANIEL PEARL disse...

Prezado Zé Carlos, vc não acompanha nosso trabalho desde o início de novembro de 2008. O Blog da Dilma é uma revista democrática e popular, tendo a participação efetiva do população brasileira. O Blog da Dilma já foi destaque em mais de 350 veículos de comunicações no Brasil, entre eles: Veja, Época, Istoé, Jornal da Band, Globo News, Rádio CBN, Rádio Eldorado, etc, etc. E também foi destaque de meia página no jornal argentino LA NACION. O Blog é super acessado por parlamentares políticosl, jornalistas, universitários, empresários, sindicalistas, etc.”

Zé Dirceu alerta bancada de senadores

Com o título: “Bancada não percebe os riscos que corre” , o Blog do ex-ministro José Dirceu chama atenção da bancada do PT em relação ao apoio ao presidente José Sarney.

“Ao desconsiderar esse caráter de oposição da campanha contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o objetivo de desestabilizar e desgastar o governo Lula (leia nota acima), nossa bancada no Senado corre o risco de, num futuro bem próximo, ter que enfrentar a mesma campanha contra um dos seus senadores - como já aconteceu no passado - ou mesmo contra o presidente Lula ou contra nossa candidata ao Planalto, Dilma Rousseff.”

PMDB na mídia

No site do PMDB Nacional tem uma aba que deveria trazer as notícias que a mídia veícula sobre o Partido. Como o PMDB é matéria de capa da revista Veja desta semana, fui até o site conferir o tratamento dado. Para minha surpresa, desde 2007 que o site parou de ser atualizado nesta área. Confira você mesmo clicando aqui.

Por falar em PMDB, o do Pará ainda não realizou ou marcou o Congresso Estadual para ajudar a elaborar o Plano de Governo para o Partido.

O PT dá lição de maturidade

Após viver uma crise ética profunda, que resultou no afastamento de dirigentes importantes e históricos, como foi o caso de Delúbio Soares, o Partido dos Trabalhadores mostra que aprendeu com os erros e, no dia 18 de junho deste ano, aprovou, em reunião do seu Diretório Nacional, o novo código de ética da legenda. Creio que é um dos códigos mais completos, pois apresenta as regras, as sanções e a forma de processamento. Leia um dos artigos do Código de Ética do PT e se quiser saber mais basta acessar aqui.

“Art. 12. É terminantemente vedada a utilização da condição de militante ou de dirigente partidário
para, direta ou indiretamente, conseguir, para si ou para outrem, contratos, privilégios ou benefícios
ilegais ou imorais de ente da Administração Pública direta ou indireta ou ainda de pessoa privada que
mantenha ajustes obrigacionais ou relações de sujeição especial, de qualquer natureza, com o Poder
Público.
Parágrafo único. A infração ao disposto neste artigo será considerada infração ética de natureza grave.”

MPE confirma cassação de prefeito de Barcarena

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela cassação dos diplomas do prefeito de Barcarena João Carlos Santos Dias e do seu vice Renato Ogawa.

"As trinta e duas cestas básicas apreendidas continham cartazes e santinhos de Dias, Ogawa e do candidato Lauro Cunha, e cópias de vinte e quatro títulos eleitorais , títulos de eleitores que receberiam as doações", observou Cazetta em seu parecer. Leia mais.

Ministério Público pede prisão de Di Gomes

Enquanto Salinas lotava de banhistas, barracas bombavam na praia do Atalaia, incluindo apresentação das Popozudas, o promotor público de Salinas, Walcy Cézar da Silva Ribeiro, ajuizava ação penal, com pedido de prisão preventiva, contra o ex-prefeito do Município Di Gomes. Leia mais.

Cerimônia homenageia dr. Egidio Sales

Foi hoje pela manhã na praça Batista Campos. A família e os amigos prestaram um bela homenagem ao dr. Egidio Sales depositando suas cinzas no pé de um pau-brasil, por ele plantado. Após as cinzas serem depositadas, a Semma entregou uma placa, com um breve curriculo do homenageado, dando cumprimento a lei municipal, de autoria da vereadora Elcione Barbalho, que denominou o correto central da Praça com o nome do dr. Egidio Sales. Ao som da música “Amigos para sempre” foi dado um abraço símbolico no coreto. A cerimônia religiosa foi presidida pelo padre Ronaldo.

Dois belos corpos

Ontém os dois jornais do Pará se repetiram. Na capa a foto de uma bela jovem, seguido de uma notícia trágica.

Volta ao cotidiano

Esta é a última semana de férias. Na semana seguinte voltamos ao cotidiano. Quero pedir sua ajuda. Vamos dar conselhos aos nossos parlamentares nesta volta do recesso.

Se eu fosse um senador exigiria a imediata renúncia de Sarney ou a sua cassação. Apuraria os délitos apontados pela imprensa e apresentaria uma proposta de reforma política que melhore a democracia brasileira.

Se eu fosse deputado federal proporia uma investigação sobre o uso irregular de recurso público por membros da Câmara dos Deputados. Proporia uma reforma política capaz de tornar o Brasil mais democrático e menos desigual.

Se eu fosse deputado estadual no Pará. Encerraria imediatamente a CPI da Pedofilia mandando os casos para que a Justiça tome providências, punindo os culpados. Submeteria os quatro nomes indicados para o cargo de conselheiro do TCE a consulta de entidades da sociedade civil como OAB, Sindicato dos Jornalistas, Fiepa, Faepa, CUT, etc. Proporia um esforço parlamentar no combate a violência. A população não suporta mais tanto roubo, furtos, mortes sem explicações como aquela do homem morto dentro do próprio carro ali na BR, sequestros relampagos, tantos jovens envolvidos em crimes, drogas sendo distribuídas em todas as partes, etc.

Se eu fosse vereador de Belém daria uma satisfação a população sobre o caso Vanessa, será que a vereadora foi injustiçada? Proporia um grande esforço para complementação legislativa das regras previstas no Plano Diretor Urbano. E abriria um debate sobre lixo de Belém: produção, tipo de lixo, destino final.

Estradas perigosas

As estradas paraenses continuam perigosas. Na vinda de Bragança e Salinopólis, um corpo jazia à beira da estrada, velado por policiais rodoviários. A imagem não provocou o menor impacto nos motoristas que continuaram correndo e fazendo ultrapassagens arriscadas.

*****

Muito carrão na estrada. Possantes máquinas que saem de 0 a 100 quilômetros em segundos. Isto estímula a velocidade e a imprudência.

*****

Ainda nas estradas, muitos ônibus de piqueniques parados, no prego. Fico imaginando que muitas pessoas saem de madrugada de suas casas, em ônibus fretados, para alcançar uma praia, e aproveitar o veraneio. Na ida tudo é festa. Na volta, cansados, quando o ônibus resolve dá um prego, é roça.

*****

O povo dos ônibus lá, sentados, esperando consertar o carro. Enquanto isso, passa em alta velocidade Mercedes, Kya, Mitsubishi, Audi, etc. Êta vida desigual!!!

O PMDB não é o MDB

Muita gente diz que o PMDB é o mesmo MDB. Eu discordo?

O MDB era uma frente de oposição contra a ditadura militar e combatente legal pela redemocratização do país. Já o PMDB foi o que sobrou depois que pessoas importante da luta democrática procuraram seu caminho ideológico.

Veja, no MDB do Pará tinha Humberto Cunha, Benedito Monteiro, João Marques, Paulo Fonteles e tantos lutadores mais. No PMDB atual ficou Jader, Priante, Elcione, Helder.

Você ainda acha que MDB e PMDB são a mesma legenda?

O Estado está em Bragança

Nestas férias é perceptível a presença do Governo em Bragança. A Sema faz fiscalização para evitar crimes ambientais. O Detran e a Polícia Militar estão nas barreiras parando os motoristas. O Corpo de Bombeiros montou um quartel na saída da Cidade para Praia e até informa a pré-mar e baixa-mar. A Sespa postou sua unidade volante na Praça para atender a população.

Como será que o Governo está nas outras cidades do Pará?

Blog da Dilma

Postaram na internet um blog em nome da ministra e candidata a presidência da República Dilma Rousseff. O blog é agressivo, do tipo bateu levou. Após ler os textos publicados, fiquei incrédulo quanto a publicação ter o aceita da Ministra. Mas se for oficial, é uma estrégia bastante pittbull. Confira você mesmo aqui

Sarney e Pedro Simom

O senador Weligton Salgado, do PMDB de Minas Gerais, disse que a conversa gravada do filho do senador José Sarney é uma conversa comum entre políticos. Todos os políticos usam cotas e empregam parentes ou cabos eleitorais.

Na esteira do comentário do Senador, começamos a ouvir, quase em voz corrente, que isso é assim mesmo. O político não se elege se não fizer favores aos eleitores. Líderes comunitários dizem que deixaram de apoiar esse ou aquele político, porque quando precisam de um favor não são atendido.

Quando tudo parecia dar razão ao senador de Minas Gerais, dando sinais que as práticas erradas é que estão certas, eis que surge o senador Pedro Simom e demonstra, com sua prática e com sua longa carreira política que é possível ser eleito, exercer o mandato, sem precisar de expedientes sujos e ilegais.

Para manter apenas um mandato político e a preferência popular claro que não precisa fazer nada de errado, basta apenas ser coerente com os seus ideias e estar em sintonia com a vontade popular.

Agora para ter mandato político, acumular poder paralelo ao do Estado e ainda enriquecer, como tem muitos por aí, é claro que precisa fazer caixa dois, indicar pessoas em cargos estratégicos para favorecer esquemas, empregar muita gente, superfaturar obra pública, em fim, um montão de práticas ilícitas que enlameiam muito currículum.

Essas velhas raposas políticos, viciados com estas práticas, acabam perdendo o tempo de parar e, na velhice, são desmoralizados.

Cantigueiro no blog do Hiroshi

O Blog do Hiroshi Bogéa, com um bela foto, conta a história de um velho mateiro que serviu ao Exército brasileiro durante a Guerrilha do Araguaia. Vale a pena conferir.

Perimetral agitada

A área da Perimetral, nos bairros do Guamá e Terra Firme, está agitada. É que começará o processo de desapropriação, remanejamento ou retirada de moradores para permitir a duplicação da Avenida.

Moradores procuram órgãos públicos afim de obter documentos e discutem o valor dos imóveis. Centros Comunitários, Igrejas e Associação de Moradores parcitipam, orientando os seus afiliados.

Ana Júlia pelo interland

Neste momento a governadora Ana Júlia está reunida em Monte Dourado, município de Almerim e de lá segue para Afuá, onde assinará convênios, entregará licenças ambientais e participará da abertura do XXVII Festival do Camarão.

Este festival é ótimo, um dos mais badalados do Estado. Nesta edição terá a participação de Wanderley Andrade, Arraial do Pavulagem, Tom Cleber. Para saber mais, basta acessar o site da Prefeitura de Afuá.

O vereador Otávio Pinheiro não deve perder esta visita  e nem o Festival de sua terra natal.

O lixo de Belém

O lixo produzido nas cidades passou a ser um problema mundial. Recentemente, toneladas de lixo foram mandados da Inglaterra para o Brasil clandestinamente. As prefeituras não tem mais lugar para depositar tanto lixo produzido pelas pessoas.

Em Belém a Prefeitura Municipal coleta mais de noventa por cento do lixo produzido na Cidade e o deposita no Aurá. Cada habitante de Belém produz, em média, setecentos e cinquenta gramas por dia de lixo. Isto significa vinte e dois quilos e quinhentos gramas de lixo por mês por habitante. Se multiplicarmos esta quantidade por doze meses teremos uma produção anual de duzentos e setenta quilos. Se levarmos em conta que cada pessoa vive sessenta anos em média, durante toda a vida, um só habitante de Belém produz dezesseis mil e duzentos quilos de lixo. É muto lixo minha gente.

Toda esta montoeira de lixo é jogada a muitos anos no lixão do Aurá. Este local está esgotado e na Cidade não temos outro local para depositar tanto lixo. E pouco tempo entraremos em colapso.

O que é mais grave ainda, deste lixo todo, só uma pequena parte serve para reciclar e o restante é de difícil tratamento.

Antes que algum oposicionista de plantão venha tascar o malho no prefeito Duciomar, gostaria que fizéssemos uma reflexão maior. Nesta caso, precisamos de medidas governamentais e de atitudes cidadã. Trabalhar e ampliar a coleta seletiva é uma medida governamental. Mas diminuir a produção de lixo e incentivar a reciclagem e o reaproveitamento é uma atitude cidadã.

Parceira Púbico Privado

O PM Box do bairro do Curió está sendo reformado por moradores da comunidade. O sub-tenente Walmir e mais cinco moradores resolveram se cotizar e com o dinheiro e a própria mão de obra estão reformando a unidade da Polícia Militar que fica na Praça das Castanheiras, ali no bairro do Curió.
Os moradores, embora saibam que a Escola Estadual Ruth Passarinho precisa urgente de uma boa reforma, avisam que não tem mais verba para esta obra, mas estão disposto a ajudar no que for possível, basta a SEDUC convocá-los.

Jader e Simone no Blog do Vic

Se o Fabiano Cardoso acessar Blog do Vic usando os serviços da Eletronet, vai ler esta noticia: "O prefeito de Bragança tem tudo pra ser o padrinho de Jader Barbalho e Simone Morgado. Lá vem vocês pensando besteira. Assanhados !!"

Duda Mendonça continua podendo

Segundo o site Contas Abertas a Agência de Duda recebeu 16 milhões do Governo Federal em 2009. Isto é que é poder.

Jornalistas mentem menos

Segundo Gay Talese, em recente palestra, os jornalistas mentem menos em qualquer parte do mundo.
"Não quer dizer que jornalistas sejam pessoas melhores que quaisquer outras...Quer dizer, apenas, que mentem menos, e isso conta, quando se considera o trabalho que fazem"
Eu concordo com Gay. Se não fossem os nossos corajosos jornalistas, muita coisa estaria escondida e a sociedade ainda acreditaria em gente que lhe explora e a usa para ter poder sobre está mesma pobre sociedade.
Por isso, minha gente, continuem escavacando a vida de quem está na vida pública ou com ela interage. Ah! uma pergunta: será que aqui no Pará tem atos secretos e Agacieis Maias? Quem sabe?

Revistas semanais

Veja traz como matéria de capa uma reportagem sobre cães e gatos que são tratados com filhoes e consomem nove bilhões de reais por ano. Eh! o homem passou a ter um comportamento estranho. É capaz de ter solidariedade com outros animais e não ter com seus próprios semelhantes.

A Época aborda as dificuldades de relacionamento que aparecem depois da adoção.

As duas revista, porém, batem no assunto Sarney. A Época aborda o caso do filho Fernando Sarney e título da matéria é  “O perigo mora dentro de casa”.

Na Veja, Sarney aparece em matéria que aborda as relações de Lula com Collor e Sarney e levanta suspeita sobre o uso de um avião de uma Faculdade que pertence a Mauro Fecury, um ex-assessor do então presidente da República.

Lixo faz mal

A natureza trocada por miséria

Ao visitar a comunidade do Treme, Bragança, compreendi perfeitamente a afirmação de que na Amazônia estamos devastando e destruíndo recursos naturais para gerar miséria. Esta comunidade é formada por pescadores e tiradores de caranguejo. Duas categorias sofridas.
Os caranguejeiros, por exemplo, fretam um barco e saem em grupos, geralmente formados por dez trabalhadores e o piloto da embarcação. O barco sai numa maré para retornar em outra. A embarcação leva os catadores na maré das duas horas da manhã, por exemplo, e os deixa no mangue escolhido pelo grupo. Vai largando um em cada ponto. Cada qual pega sua trilha e começa a capturar os crustáceos. Perto da outra maré, o barco se aproxima e começa recolher um a um. Geralmente o barco atraca no trapiche do Treme doze horas depois. Neste momento é hora conferir a produção.
Cada caranguejero captura por volta de cento e cinquenta individuos, cinquenta é para pagar o frete do barco, os cem restantes são vendidos nas catações por vinte e dois reais, isto mesmo, vinte e dois reais. Este é o ganho de quem fica mergulhado, metendo a mão na lama, por doze horas, todos os dias.
Para aumentar seu ganho, o caranguejero deve apanhar o maior numero possível de caranguejo por viagem, não importando o tamanho, a época ou o sexo do animal. O resultado desta operação é um mangue exaurido e uma população vivendo abaixo da linha da miséria.
O que fazer? Você que come patinhas e massas deliciosas pode até ficar com remorso, mas a culpa não é sua, é obvio, porém é preciso que você se envolva numa campanha para evitar comprar produtos gerados a partir do esgotamento de recursos naturais e da miséria humana.

Estrada para Viseu

Depois que o deputado Gerson Peres, de boa fé, transformou a estrada estadual que liga Bragança a Viseu em estrada federal, esta está completamente abandonada. Nenhum Governo se interessa por ela. A estrada serve três municípios no Pará: Bragança, Augusto Corrêa e Viseu. No trecho bragantino tem a famosa ponte do Sapucaia sobre o rio Caeté que está totalmente esburacada. Dali em diante é um sofrimento só. Chega-se a fazer 15 quilometro por hora e sofre carro e passageiro.
Vamos apelar deputados e senadores paraenses. Se estrada for pavimentada, o deputado Gerson não ganhará sozinho o merito, todos serão reconhecidos. E mesmo que não sejam, é dever do cargo defender os interesses do povo paraense.

Jader em Bragança

Realmente o deputado federal Jader Barbalho se encantou por Bragança. Em pleno veraneio, mês de férias e lá estava Jader, ao lado do prefeito Edson Oliveira e da deputada Simone Morgado, inaugurando obras em Bragança. Um posto de saúde, uma escola municipal no Bacuriteua. Não deu para inaugurar o mirante de São Benedito, é que estatua do Santo não ficou pronta a tempo. Mas, deixa prá lá, acaba sendo um bom motivo para Jader voltar a Bragança.

*******

Nas inaugurações o Governo do Estado fez-se representar pelo secretário de cultura Edilson Moura, que ouviu um bocado de reclamação da deputada Simone Morgado. Edilson registrou e depois foi ao restaurante Bem Querência acompanhado, do quase prefeito pelo PT, padre Nelson Magalhães.

*******

Por falar em Bragança, alguns assessores do prefeito Edson Oliveira e membros da imprensa bragantina, leitores assiduos do Blog, passam por aqui e não deixam comentários. Assim eu magoo (antigo magôo).

Estradas com motoristas perigosos

Recebi do presidente municipal do PV em Belém a mensagem abaixo e a publico como protesto de todos que sofrem com a imprudência de poucos.

"Amigo Zé Carlos Sexta a tarde fui a Salinas e retornei no sábado a noite. Fiz a viagem com todo o rigor que a prudência e a lei exige. Todos com cinto de segurança (pessoal do banco trazeiro), velocidade permitida, bebida, claro só agua mineral, etc etc. Infelizmente o que pude observar é que muitos que vão curtir o final de semana, ainda teimam em arriscar suas vidas e o que é pior a vida dos outros. A velocidade está longe de ser respeitada, e não percebi nenhum controle tipo radar no percurso de Belém a Salinas. Imagino pela velocidade das ultrapassagens, muitos estavam correndo acima de 140 Km por hora. Com relação as ultrapassagens, essas sim são mais do que abusadas, sem nenhum respeito e mínimo de responsabilidade, são, eu diria ultrapassagens suicidas e criminosas, que colocam em risco a vida de todos nós. Eu não sei se já existe o DISQUE DENUNCIA nas estradas para que esses motoristas criminosos das rodovias possam ser de nunciados, informando tipo de carro e até a placa, e que alguma coisa seja feita, para que não tenhamos tantas famílias chorando a perda de pessoas queridas. Importante que a medida fosse imediata, inclusive detendo o veículo e seu motorista afobado e irresponsável por algum tempo, no primeiro posto da Rodoviária Federal ou Estadual demonstrando que aquele dito popular é verdadeiro que "a pressa é inimiga da perfeição". Celso

Lixo nas praias








As ongs Instituto Maria Nonato e No Olhar, uma de Bragança e a outra de Belém foram a luta na conscientização das pessoas quanto ao lixo produzido durante o veraneio nas praias. Neste sábado, quem foi a Ajuruteua, encontrou os voluntários das duas entidades fazendo uma caminhada ecológica e propondo uma troca consciente de lixo por brindes. Cada garrafa pet valia dez pontos na troca por chaveiros, lápis e bolsas. No final do dia foram muitos quilos de lixo retirados da praia e doados ao Hospital Santo Antonio Maria Zacaria, que utilizará na reciclagem.

Lei paulista vale em Belém

Nas portas dos elevadores tem uma aviso que manda observar a  LEI Nº 12.722/98. Fui pesquisar e descobrir que trata-se de uma lei muncipal da cidade de São Paulo. Esta lei, que deveria valer apenas em São Paulo, acaba vigorando em todo o território, pois as fábricas de elevadores paulista, já adotaram a placa em todos os seus produtos. E o que determina esta lei?

A lei municipal de São Paulo determina a obrigatoriedade aos edíficios que afixem nos elevadores uma placa com os seguintes dizeres: "Aviso aos Passageiros: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar". Se o edifício não obedecer está sujeito a pagar multa para a prefeitura de São Paulo.

Belém, minha Belém

Minha Belém. Hoje você é bela. Mas já fostes muito mais bonito. É saudade sim. Saudade do tempo em que passeavamos pela João Alfredo, olhando as lojas e depois compravamos um sanduiche no Café Santos. Saudade do tempo em que tinha boto pulando ali na Praça do Pescador. Saudade do tempo em que haviam brinquedos na Praça Kenedy. Saudade do tempo em que as famílias botavam cadeiras nas calçadas e atualizavam o papo. Saudade do circular interno e externo. Saudade dos clipers. Saudade da Folha do Norte, Imparcial e Vespertino. Saudade do soldado que controlava o trânsito com um apito e os gestos e que ficava ali na Castilho França com a Frutuoso Guimarães. Saudade da Maracangalha, Tito Franco, São Jeronimo e Largo da Pólvora. Saudade do 26 BC e da Casa Natal. Saudade do Igarapé dos Três Tubos. Saudade da 4 e 400.

Nessa Belém o máximo que roubavam eram algumas galinhas dos nossos quintais e o roubo era noticiado na Patrulha da Cidade, e se o bandido fosse reincidente, era preso na Central de Polícia e depois recolhido ao Presídio São José.

PM mata inocente

A Polícia Militar matou ontem um inocente no bairro da Pedreira. O rapaz, segundo dizem, era esquizofrénico e costumava andar pelas ruas do bairro ouvindo um walkmam. A PM suspeitou da atitude do rapaz e do objeto que carregava embaixo da camisa confundido com um revólver.

A indignação que causa um fato desse deve ser registrado e todas as providências adotadas para apurar e aplicar punição aos culpados, mas devemos tirar lições.

O clima na rua é de guerra. Polícias estão alarmados com o aumento dos crimes e a ousadia dos bandidos. Correm riscos diários e vivem em forte tensão. Este crime contra o inocente não foi o primeiro e não será o último.

A nação do futebol

Neste momento começa o jogo Cruzeiro x Estudiantes. Os marginais que me assaltaram e os policias que me ajudaram, todos, com certeza, estão assistindo e torcendo pelo Cruzeiro. É o único momento que o Brasil se une e torna-se uma nação. Terminado o jogo, retorna a guerra urbana.

Outdoor, pooode!!!

Neste mês, brilham nos outdoors os seguintes pré-candidatos: Bira Rodrigues, Júnior Ferrari e Marquinho do PT. É legamente proíbido, mas como diz a humorista do zorra total, aqui, pooode!!!

Crise política continua e continuará

Enquanto não for convocada uma assembléia constituinte exclusiva para votar uma reforma política séria neste país, continuaremos enfrentando crises políticas. O eleitor não vota em quem tem propostas, pois o sistema eleitoral não foi feito para isto. O voto é definido com base em quem pode conseguir um favor a custa do erário.

Segunda via de habilitação

Fui ao DETRAN tirar minha segunda via da habilitação. Lá, os funcionários do setor correspondente, disseram-me que estão sendo expedidas 250 documentos por dia, todos motivado por roubo.

Juvêncio Arruda faleceu

Minutos antes de ser assaltado, recebí um post do Twitter da Adelina Braglia informando o falecimento de Juvêncio Arruda. Preparava-me para postar um pesar, quando fui assaltado. Porém faço agora.

Caro Juvêncio.
Vai em paz amigo. Você vai fazer falta ao mundo dos blogs paraoara, afinal de contas era o nosso regente. Mas deves ter uma missão muito mais importante. Deus te abençõe e te receba. Fostes uma boa alma. Vivestes entre nós com muita dignidade, portanto mereces um bom lugar junto ao nosso Pai.
Comecei blogar junto com você, incentivado pelo amigo comum Afonso Klautau. Quando cheguei a secretário de meio ambiente do Dudu, pensei em parar, mas você me desaconselhou, não parei e não me arrependo. Nossas conversas eram por telefone, por comentários ou pessoalmente no Bar do Ranulfo. Guardo de ti, amigo, boas recordações. Sentiremos tua falta, mas vai em paz.
Agora só me resta reproduzir a última nota do teu 5ª Emenda, depois sair do ar, para retonar após suas exéquias.


Prezados amigos, irmãos,companheiros e todos que acompanharam Juvêncio Arruda em suas andanças pelo 5ª Emenda e por tantos outros lugares.Não temos palavras para expressar nossa dor.No início da tarde desta segunda,13 de julho, nosso querido Juca se foi.Ele, que nunca fugiu do bom combate, de uma discussão acalorada, de uma farta gargalhada e nem de estar na presença de quem amava e admirava, hoje nos deixou.Seu velório acontece na Beneficente Portuguesa, em Belém a partir das 19h.O enterro será amanhã, no Cemitério de Santa Isabel, saindo da Beneficente Portuguesa às 10h.Marise, Joyce, Lívia, Lygia, Lucas, Silvia, Ângela, Marcelo, Mirtes e Wilson.

Fui assaltado

Acabei de ser assaltado. Foi o meu primeiro assalto. Estava com dois dos meus filhos em uma loja de game, que fica ali na Domingos Marreiros, próximo a Alcindo Cacela. Já estávamos saindo, quando três rapazes armados entraram na loja e foram levando tudo de todos os clientes, incluindo meu celular, a carteira com documentos. Depois, quando estava tudo concluído, ligaram para um comparsa que os apanhou em um palio prateado e fugiram.
Na hora, minha apreensão ficou por conta da integridade dos meus filhos, mas ficou tudo bem, graças a Deus. Depois veio a reflexão sobre a situação de insegurança em que vivemos, por moramos em um país com imensa desigualdade social. O que fazer?
Eu não fui o primeiro e, infelizmente, não serei o último. A pobreza sempre me incomodou e tenho dedicado minhas energias lutando pela igualdade social das pessoas, mas, devo reconhecer, não é um luta fácil. Porém não pretendo desistir.

O que alimenta as denúncias contra Sarney?

No caso Sarney, tenho observado que a cada dia nova denúncia chega as revistas ou aos jornais. Me pergunto quem está alimentando de informações os veículos de comunicação? Denúncia geralmente obedece um padrão. Pessoas descontentes, que conhecem as irregularidades do acusado, informam jornalista ou político adversário que saem em busca dos detalhes (dizem que o diabo mora nos detalhes). O senador Sarney já está há muito tempo na política e só agora descobre-se uma série de escândalos?
Três fatores são responsáveis por esta profusão de denúncias. Tudo parece ter começado quando Sarney cassou o mandato de Capiberibe no Amapá, disputou e ganhou a presidência do Senado e ganhou no tapetão o Governo do Maranhão. Sarney descumpriu a regra básica: quem quer vender seu peixe em paz, deve deixar os outros venderem limões. Se fosse em Cametá diriam: é só tu que quer!!!

Chinês se enrosca no fio

O papagaio chinês, a nova febre deste verão, depois das raquetes mata mosquitos, acabou enroscado no fio de luz.

Presença portuguesa no Marajó

Ruinas de uma construção jesuita em Joanes. Este sítio precisa de proteção dos órgãos competentes.

Presença portuguesa no Marajó

Esta moeda pertence a um vendedor de coco em Joanes e foi encontrada durante uma escavação no pátio da vila. É a prova viva da presença dos portugueses no Marajó. A esfinge não é estranha, mas não sei identificar. Do outro lado, a moeda apresenta o brasão da coroa.

Salvaterra

Um tucano pousa na ponte suspensa. O guia explica o significado de
Joanes e de Marajó Fala das quatro espécies de búfalo que habitam o
Arquipélago: um do mediterâneo' outro da įndia, tem aquele outro
europeu, e um que tá em extinção que veio das Filipinas' é o mais
valente. Os turistas encantados perguntam muito. É Marajó é rico e
pobre.

Presidente Vargas

Na viagem para Camará, um passageiro encostou do meu lado, tipo sujeito falador, disse que morava em Soure, descreveu-me sua casa, a vida na Cidade, falou de suas irmãs, mas vi seus olhos brilharem ao falar do navio Presidente Vargas. Banco de couro, cinzeiro nas poltronas, ar condicionado, duas horas de viagem. - aquilo foi sabotage, disse o homem. - dizem que foi no estaleiro; aquela Enasa era só bandalheira.
Disse-me que eram cinco da tarde, quando avisaram que o navio estava afundando. - ninguém acreditava.
Tentaram tudo para o navio flutuar. Até dois mergulhadores foram lá, mas tem dois meros grandes que botaram os mergulhadores para correr. - Ali é muito fundo; tem um sulapo e os meros moram em baixo.
José Carlos Lima

Pagode do Bilão no Mosqueiro

Bilão pediu a divulgação do Pagode.

"PAGODE DO BILÃO EM MOSQUEIRO
DIA 10 DE JULHO (SEXTA FEIRA) A PARTIR DAS 18:00H
DIA 11 DE JULHO (SÁBADO) A PARTIR DAS 12:00H
DIA 12 DE JULHO (DOMINGO) A PARTIR DAS 12:00H
DIA 13 DE JULHO (SEGUNDA FEIRA) A PARTIR DAS 12:00
COM CALDO DE MOCOTÓ GRATIS
LOCAL: PRAIA DO CHAPÉU VIRADO BARRACA "ASMUM"
ATRAÇÕES: GRUPO DO BILÃO, LUCIANO DO CABANAGEM,
XORI DO CAVACO E MESTRE CAVALO
INFORMAÇÕES:81231370"

Reforma Política é fundamental

Os deputados federais aprovaram ontém mais mudanças na lei eleitoral. Mas que mudanças são essas? Lendo um resumo nos jornais de hoje, verifica-se que eles apenas ampliaram suas possiblidades de pedir votos sem dizer o que pensam.

Veja um resumo das principais mudanças: obrigatoriedade de documento com foto na hora de votar; permissão de campanha pela internet; prioridade dos processos sobre direito de respostas; aumentou a possibilidade de doações de pessoas físicas; as ações trabalhistas são de responsabilidade dos partidos; o candidato pode concorrer sub judice; e os debates podem ser feito com apenas 2/3 dos candidatos.

O que os deputados não fizeram e nem vão fazer é uma reforma política que permita ao eleitor conhecer suas propostas e ter acesso ao seu curriculum para saber se o candidato está apto a defender aquilo que propõe.

Os deputados federais e senadores disseram, recentemente, em pesquisa a revista Época, que dificilmente um cidadão comum vence uma eleição no Brasil. E, apesar desta constatação, qual foi a atitude deles? Pioraram ainda mais a possibilidades do cidadão comum chegar lá.

Um membro do Congresso Nacional, disse-me ontém, após eu ter expressado o meu descontentamento com as regras do jogo eleitoral: Zé Carlos, tua achas que eles, que foram beneficiados por estas regras, vão mudá-las? Não acho deputado, por isso é que proponho um movimento da sociedade civil em prol de uma verdadeira reforma política.
ONGs, sindicatos, associações de classes, entidades comunitárias, redações, juntem-se e salvem o Brasil.
As vezes fico imaginando um parlamento legítimo, respeitado, autonômo, transparente, onde cada lei aprovada, torne-se divina como uma tábua de Moisés. Justa a tal ponto, que a simples menção imponha respeito.

Conferência do Clima e Conpenhagem


Conferência de Copenhagen (COP-15) - A 15.ª Conferência das Partes acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro desse ano, em Copenhagen, capital da Dinamarca. O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
Uma atmosfera de expectativa envolve a COP-15, não só por sua importância, mas pelo contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Aparecem aí questões como o impasse entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para se estabelecer metas de redução de emissões e as bases para um esforço global de mitigação e adaptação; os oito anos do governo Bush, que se reucsou a participar das discussões e do esforço de combate á mudança do clima; a chegada de Barack Obama ao poder nos EUA, prometendo uma nova postura; os recentes estudos científicos, muitos deles respaldados pelo IPCC.

É a crise

Um amigo, lá de Umarizal, área quilombola de Baião, definiu-me indicadores de crise: quando a situação fica dificil, diz ele: "é capaz de macaco cair de galho e bezerro desconhecer vaca"

Hoje, só deu pra casa.

O jornal Liberal, segunda edição, informou agora a condenação do jornalista Lúcio Flávio Pinto, condenado por danos morais e materias, em uma ação movida pelos irmão Rômulo e Ronaldo Maiorana. A condenação e no valor de 30 mil reais e cabe recurso.
Logo após esta notícia, o mesmo boletim rodou matéria sobre a prisão de dois rapazes que fazia ligação clandestina da ORM Cabo. Hoje o grupo conseguiu emplacar duas notícias no seu próprio Jornal.

D. Orani em Belém

O nosso eterno arcebispo, D. Oranai João, confirmou presença nesta sexta-feira, em Belém, no Centro de Cultura e Fomação Cristã, onde fará a palestra de abertura do XIX CNECC (Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo). Neste Encontro está confirmado a presença de 600 casais de todos os estados brasileiros, dez bispos e 200 padres. A rede hoteleira não ganhará muito, pois a tradição é que cada casal local receba um casal visitante em sua casa, mas, em compensação, os pontos turísticos e os restaurantes da Cidade podem se preparar. D. Lino, assistente eclesiástico do ECC, já avisou que não abre mão de ir a Estação das Docas.

Os papagaios do bairro do Guamá

O post "Os papagaios chineses não são os culpados" rendeu o belíssimo comentário do guamaense e publicitário - nesta ordem - Orly Bezerra. E com sua pemissão publico aqui e considero parte integrante do original.

"Pôxa, Zé, num dia que estou muito triste pelas surpresas desagradáveis que a vida nos prega, fizestes eu recordar da minha infância. No mesmo Guamá que você tão bem descreve, lá pelas bandas do Piquiá, do Cemitério Santa Isabel e das grandes áreas do Barros Barreto. Lugares propícios para uma boa brincadeira. Só faltou lembrar que a tala para fazer os papagaios era comprada alí no mercado de São Braz e o papel celofane, de variadas cores, num pequeno armarinho alí na José Bonifácio. E anda tinha o papagaio "tezinho", que subia faceiro, se rebolando mesmo, com um rabinho branco e uma ponteira preta, como que fazendo inveja aos demais. O rabo era de pano fino, de preferência um murim, rasgado em tiras bem finas de uma camisa velha ou de uma fralda já sem uso. Muito melhor do que os plásticos de hoje.O resto era arte e a criatividade de fazer o bichão subir e acabar como fanchão do dia. Tudo embalado com uma boa encarnação na turma, garotos iguais a nós, que só queríamos nos divertr com uma brincadeira de criança, sem volência, sem maldades e sem saber como seria o amanhã.Apesar de tudo, sinto saudades do bairro que me acolheu por mais de 30 anos e que, ainda hoje, acolhe a minha mãe.Mesmo que não seja mais nem a sobra daqueles bons tempos.
Orly Bezerra"

Rezando pelo Juvêncio

O papa dos blogueiros paraenses, Juvêncio Aruda está doente. Descobriu um danado dum câncer no rim. Soube disso hoje pelo Orly e lendo o blog Espaço Aberto.
Amigo Juva vou rezar muito. A sua blogosfera estará irmanada pelo seu pronto restabelecimento.
José Carlos Lima

Papagaios chineses não são os culpados

Na edição de O Liberal, uma interessante matéria, aborda a febre dos papagaios chineses que invadiram Belém, questionam com o maior fabricante dos nossos, o Cobra, se a tradição está ameaçada. Cobra afirma que não.
A nossa tradição de construir e empinar papagaios está ameaçada sim, mas não pelos chineses. É que as crianças de hoje perderam os espaços urbanos para praticar a brincadeira, além disso, não sabem construir os verdadeiros papagaios.
Nos bairros, onde a rua ainda é o local para empina-los, as crianças usam uma "cangula" , feita de saco de supermercado, coisa feia e sem a menor criatividade.
No meu tempo de Guamá, todos os moleques sabiam fazer o seu próprio papagaio, “encerar” a linha e dar “laço”. Era só virar o "geral" que nós íamos para as ruas, sem os fios da Celpa, colocar nossos papagaios no ar. Tinha de todos os tipos: o “vezinho”, o “bandola”, o “japão”. Um que subia no “leso”, aquele que pegava no “treme”, um papagaio “penso”, precisava de barriga ou de um pano para não “enterrar”.
Quem não sabia “empinar” papagaio, fazia subir uma “cangula” de papel, uma “rabiola” ou uma "curica".
Todos eram obrigados a dar “laço”. Só os “penosos” não participavam da brincadeira. Para dar “laço” era preciso obedecer a regra: não valia pegar no “gasgo” ou “dar na mão”. Cortar e aparar era muito perigoso, pois a linha bamba do papagaio que ia chinando podia cortar o que estava no ar.
E os tipos de “cerol”? O mais famoso era o “cerol do aço do pico” - na verdade acido pícrico, tinha o cerol de cola e também de goma. A linha não podia ficar com "bololo". Tinha cerol para o "discai" ou para o "pendura".
A brincadeira começava com a fabricação do papagaio, a escolha da linha, o vidro para o cerol, encerar a linha, fazer o rabo do papagaio, esperar o bom vento e colocá-lo no ar. Depois era só dar cabeça e o laço. Se você fosse o último a baixar o seu papagaio, podia ganhar o título e a fama de “fanchão”.
Depois eu faço um dicionário com as gírias dos empinadores de papagaio. Por enquanto a conversa é só para quem empinou um bom “enguinador”.

Esporte combate o crime

O Jornal Nacional mostrou o caminho para acabar com a criminalidade e a violência urbana na periferia de Belém. Na edição de hoje, o noticiário da Globo, encerrou com uma reportagem do garoto Rui que saiu do bairro da Terra firme para se transformar em um dos atletas brasileiros de salto ornamental. Belo exemplo.

A crise do Senado e a honestidade de Pompéia

Muita gente profere a frase: “a mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”, para demonstrar que pessoa honesta é aquela que além de honesta, demonstra este atributo, através de gestos concretos.
A frase foi proferida por Júlio César, diante do seguinte fato. César havia se casado com a jovem e bela Pompéia, esta, por seu turno, era assediada por Públio Clódio Pulcro, que, para incriminá-la, disfarçou-se de mulher para entrar no Palácio. O galanteador foi descoberto e mandado a juri por César, de onde conseguiu se livrar, subornando os juizes. Já a mulher de César, coitada, foi mandada embora do Palácio e viveu os restantes dos seus dias sob a suspeita do adultério.
O Imperador Júlio César, nesse momento pontifex maximus, perguntado sobre o adultério reafirmou a honestidade de Pompéia, mas disse a frase que ficou famosa.
A atitude de César deveu-se ao fato de ter uma mulher bonita, ser recentemente casado e passar a maior parte do tempo ausente, em guerra.
Se olharmos bem, a atitude de alguns que exigem que todos os políticos adotem a póstura que César esperava de sua mulher, talvez se justifique pela beleza do nosso país, na nossa recente democracia, no nosso sistema eleitoral que deixa o povo ausente das esferas de decisão e na sedução dos lobbies. Bom! este é apenas um palpite. Como gato escaldado tem medo de água fria, que tal irmos adotando a frase de César.

Mangal das Garças

É muito belo o Mangal das Garças. Vale a pena passear e ver uma boa coleção de pássaros da Amazônia.

O Ver-o-peso é o mercado de peixe?


O mercado de peixe simboliza o ver-o-peso, por isto fiz esta foto, olhando de um barco à noite, achei que ficou boa, mas o ver-o-peso, depedendo de com se olha, assume uma forma diferente. Eu já vi o ver-o-peso de muitos ângulos. De madrugada, carregando um caixa de repolho na cabeça. De manhã, tentando comprar um peixe para o almoço da família. Com minha mãe, olhando da Casa Laura quando compravamos um sapato de física, que hoje chamam de tênis. Ali da Merendeira Popular, enquanto esperava uma pastel e um caldo de cana. Passando as sete da manhã junto com a procissão do círio. O ver-o-peso parece um caleidoscópio.

Justiça decide a favor da nova Independência

Acima, publico o despacho do desembargador Rômulo Nunes revogando os efeitos da liminar concedida, em Ação Civil Pública requerida pelo Ministério Público, que havia mandado parar a obra de prolongamento da avenida Independência. O Desembargador recebeu os documentos que deram suporte ao licenciamento, onde fica demonstrado cristalinamente que a Estrada não passa dentro do Parque Ambiental de Belém. E que a área utilizada pelo Estado para fazer a obra será compensada com obras em favor do Parque. Ficou também claro a importância desta obra para as pessoas que utilzam transporte coletivo na região da rodovia Augusto Montenegro. Com este esclarecimento, tranquilizo a todas as pessoas que vieram aqui no blog, temerosas com o futuro do Paraque Ambiental. Neste episódio, me alegrou o fato de que existem cada vez mais moradores de Belém interessados em defender as nossas áreas verdes. Isto é muito postivo.

Sérgio Couto fica isolado

O advogado Sérgio Couto, após o anúncio público do acordo que elevará Jarbas Vasconcelos a presidencia da OAB Pará, percebendo seu completo isolamento, resolveu atirar pedras nos seus antigos aliados.
José Carlos Lima

COEMA está reunido na OAB

A presidente da OAB Pará disse que a entidade ficou honrada em abrigar a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente.
José Carlos Lima

Coema descentraliza licenciamento ambiental

Num esforço que envolveu a SEMA estadual, a Anama e as Associações dos Municípios, o COEMA discute neste momento uma resolução que descentraliza o licenciamento ambiental.
José Carlos Lima

Judiciário e Ministério Público resolveram assumir o executivo

Nos últimos dias o MP e o Poder Judiciário resolveram atacar em todas as frentes, assumindo o papel do Poder Executivo.
O MP foi as ruas e executou apreensão de máquinas de açai, não seria esse o papel da vigilância sanitária?
A Juíza mandou exonerar a dirigente da FUNCAP, como é um cargo de confiança do Poder Executiva, não seria essa uma prerrogativa da Governadora constitucionalmente eleita? Afinal esta competência é exclusiva e está prevista da Constituição Estadual.
A Justiça mandou o Governo demitir funcionários públicos temporários, cabe?
A Juiz suspendeu uma importante obra pública, por medida liminar em Ação Civil Pública, levando em conta apenas os argumentos do Ministério Público, sem ouvir as razões do Estado e do Órgão Municipal Licenciador, embora esteja amparado legalmente, não seria prudente ouvir as partes antes da decisão?

Crise do senado afeta o Pará

A crise no Senado Federal pode influenciar as eleições do ano que vem aqui no Pará. É que a imprensa nacional não perdoa Jader e Paulo Rocha, dois prováveis candidatos a senador nas próximas eleições. Vez por outra os ataca, relembrando fatos pretéritos. Os dois sabem que se forem eleitos senadores, entrarão novamente da linha de tiro das grandes redações. Será que vale correr o risco? Bom! os dois são experientes políticos e saberão avaliar bem a situação.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB