Violência urbana

Todos os dias recebemos notícias de crimes acontecidos nas áreas urbanas. A violência desses crimes envolve a pessoas independente de cor, raça ou idade. Um aspecto, porém, chama atenção, no lado dos criminosos verifica-se a presença de jovens. A juventude brasileira precisa de auxílio, pois é vítima constante de traficantes de drogas. O que fazer para salvar nosso jovens?

LDO está sendo votada

Neste momento a Assembléia Legislativa vota a Lei de Diretrizes Orçamentária para 2010. Esta é a lei que determina como o Orçamento do Estado será construído. O Orçamento, por sua vez, é a peça mais importante da administração pública, pois o administrador não pode gastar um só centavo, sem que haja rubrica orçamentária. Sendo assim, ano que vem, que é um ano eleitoral, a governadora Ana Júlia, para relizar as obras e ficar bem com seu eleitorado, dependerá do orçamento aprovado pelos senhores deputados.

Pastor Giberto Marques invade Belém

Com uma nota confusa e pouco esclarecedora, publicada nos jornais deste domingo, o pastor Gilberto Marques, presidente de uma entidade chamada COMIEADEPA (Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Pará) informa que no dia 2 de julho, as 19 horas, em cerimônia no HANGAR, invadirá a área de Belém, antes restrita ao comando do brilhante pastor Samuel Câmara.

Tudo indica que é uma retaliação após a disputa pelo comando da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil), onde o pastor Samuel foi o grande vitorioso, mas garfado por manobras de bastidores.

José Carlos Lima

Marina Silva presidente

Na rede mundial foi criada uma página divulgando a candidatura de Mariana Silva a presidente do Brasil. Conheça,e se você não está satisfeito com Serra ou Dilma, filie-se a esse esforço nacional. http://marinasilvapresidente.ning.com/

Briga política em Bragança não é novidade

A história política de Bragança é marcada por brigas de caciques políticos. Foi assim com Lobão da Silveira e Augusto Corrêa e continua até hoje. O novo episódio envolve os vereadores Walaysson Guimarães e Dário Emílio. Um ex-presidente e o outro atual presidente da Câmara Municipal. Os edis se acusam de corruptos, ladrões do erário e exibem provas. No último round foi a vez do vereador Walaysson atacar.
Em uma entrevista bombástica no SBT local, Walaysson mostrou a nota fiscal da compra da camionete utilizada pelo vereador Dário Emilio, para provar que a carro foi adquirida por um empreiteiro que presta serviços a Prefeitura Municipal e teria sido dada de presente ao Vereador Emilio (lembram do caso Silvinho do PT e uma Land Rover). Ainda duarante a entrevista, Walaysson, para ironizar, chamava o atual presidente da Câmara de Dário Emílio Oliveira, querendo dizer que Dário está a serviço do prefeito Edson Oliveira.

*******

Dário Emílio ataca Walaysson com acusação da compra irregular de uma Fazenda.

*******

A promotora de justiça Maria José tomou conhecimento dos fatos e diante da notitia criminis prometeu agir e acabar com a pouca vergonha. vamos aguardar o desfecho.

Centro Bom Jesus tem Navegapará

Com oito computadores, três turnos, de trinta e dois alunos cada turno. É a informática na Terra Firme. Neste momento o centro enfrenta a falta de internet para suas comunicações. Introduzir os jovens do bairro na infovia é a meta do professor Joaquim e da líder Silvana Teixeira, presidente do Centro.

José Carlos Lima

Diário do Pará de graça

Ontem, quando fazia visitas no Conjunto Panorama XXI, parei para tomar um refrigerante na Churrascaria do Paraíba, já era dezenove horas, derrepente chegou um cidadão com um enorme pilha de jornais O Diário do Pará. Entregou uma quantidade para dona do estabelecimento, que passou a distribuir, como brinde aos seus clientes. O cidadão, com a pilha de jornais encalhados, seguiu em direção a outros bares da região.

Arborizar Belém

Depois que a SEMMA fez a arboização e o paissagismo do Conjunto Satélite, temos recebido revindicação para arborizar outros conjuntos. Estou feliz com a adesão da sociedade a plantar árvores nas ruas de nossa Cidade.
Hoje estive reunido com os moradores do conjunto Ari Bolonha que solicitaram da SEMMA que plante árvores nas ruas daquele bairro, foi muito gratificante falar com as pessoas sobre árvores e ver o interesse deles por uma Cidade Sustentável.

Governadora Ana Júlia reclama da Assembléia Legislativa

No seu pronunciamento durante o FRUTAL, a Governadora Ana Júlia revelou que o Governo enviou dois projetos de leis para regularizar as propriedades rurais e as áreas de reserva legal para beneficiar os produtores paraenses, mas estes projetos estão parados a mais de uma ano na Assembléia Legislativa.

Por falar em Governadora, o tom de seu discurso mudou. Agora a Governadora já fala em obras nos quatro cantos do Estado.

José Carlos Lima

Jornalista com ou sem diploma

Depois do STF ter decidido que não é obrigado o diploma para jornalista, tudo continua como dantes. Nossas duas amigas jornalistas, com diplomas, cumprem suas jornadas durante o Frutal no Hangar. Enquanto a Governadora falava as canetas não saiam do papel.

José Carlos Lima

Frutal Amazônia

Neste momento acontece a abertura do Frutal Amazônia. Na cerimônia deram a palavra ao presidente da Faepa, Carlos Xavier, que, como muita habilidade, colocou a posição dos produtores e suas preocupações, sempre com o maior respeito político a Governadora e as demais autoridades.

José Carlos Lima

Jarbas será o presidente da OAB

As tratativas entre os vários setores da advocacia paraense começaram e vão no sentido de unificar os setores em prol de uma OAB forte e atuante. Dois nomes são responsáveis pelo sucesso deste novo momento. Jarbas Vasconcelos pelo grupo OAB de Todos e Ophir Cavalcante Júnior pelo grupo da situação.

José Carlos Lima wants to keep up with you on Twitter

José Carlos Lima wants to keep up with you on Twitter

To find out more about Twitter visit http://twitter.com/i/edab4874420c3cc73543e4efb0cac19a6d61ce08

Thanks,
— The Twitter Team

About Twitter

Twitter is a unique approach to communication and networking based on the simple concept of status. What are you doing? What are your friends doing—right now? With Twitter, you may answer this question over SMS or the Web and the responses are shared between contacts.

This message was sent by a Twitter user who entered your email address. If you'd prefer not to receive emails when other people invite you to Twitter you can opt-out

Tinha que ser você

Este é o título da comédia da melhor idade, com Dustin Holfman e Emma Thompon. A atriz, em entrevista, nos brinda com um belo conselho sobre o amor:
"O amor é tão mundano quanto lavar pratos. Você só conquista certa experiência se o exercita como um atividade diária. O amor não sobrevive se você não colocar certo esforço nele. E esse trabalho, as vezes, pode ser doloroso."

o ingrês de Joel Santana

O técnico Joel Santana da seleção da Africa do Sul, deu show de entrevista falando um ingrês macarrônico. O video, com legenda engraçada virou um hit.

Conselheiros

Ainda não foi desta vez que aconteceu a reunião conjunta das comissões de justiça e finanças da Assembléia Legislativa para leitura e aprovação dos relatórios sobre os candidatos a conselheiro. Acredito que está decisão deverá ficar para agosto.

OAB de Todos

Está pintando um grande acordo na OAB - Pará. O acordo, se confirmado, poderá ter repercursão nacional e fortificará a advocacia do Pará. Estou torcendo por este desfecho.

Senador Cristovão sugere licença de Sarney

O senador Cristóvão Buarque subiu a tribuna do Senado, após as explicações do presidente Sarney, que negou a existência de mordomos pagos com dinheiro do Senado na casa da governadora Roseana, para propor que ele se licencie do cargo de presidente da Casa para permitir que o senador Marconde Perilo acelere as investigações.

A prisão de José Genoino

O tenente-coronel Sebastião Curió de Moura entregou ao Estadão seus arquivos pessoais, guardados durante 34 anos, sobre a Guerrilha do Araguaia. O Jornal Paulista publicou um resumo no final de semana e hoje a repercussão sobre as matérias. Muitas revelações chocaram as pessoas, dentre elas, aquela que admite que houve massacre de guerrilheiros, mortos após estarem dominados pela forças da repressão.
Lembrei-me que, em certa ocasião, estive em missão governamental na casa do prefeito Curió, em Curionópolis, na oportunidade ele contou aos presentes muitos detalhes deste episódio, incluindo a prisão de José Genoíno Neto. Segundo Curió, Genoino foi preso quando executava sua primeira missão, que era levar um recado para “Dina”. Genoíno trazia um bornal com alguns pertences, um bilhete e, num fundo falso, uma arma. Não resistiu a voz de prisão. E foi solto sem ser molestado.

Boi verde

Quero entender melhor a reclamação contra o boicote ao boi vindo de área de desmatamento e de trabalho escravo. Pelo que entendi, o boicote não é a carne do Pará, mas somente aquela que é produzida ao arrepio da lei. E, pelo que se propagou antes, os ilegais são a minoria. Me parece que estarão protegidos do boicote os pecuaristas paraenses que dizem vender o boi verde legal. Boi que come pasto natural e atende as leis ambientais e trabalhistas.

Na Amazônia é verão

O Pará não têm prestígio mesmo. Ontem as televisões anunciavam o começo do inverno no Brasil. Será que ninguém tem influência para fazer a imprensa nacional entender que na Amazônia e no Pará começou o verão? Putz !!! Se eles não são capazes de entender essa diversidade climática, como vão respeitar as diversidades culturais e outras diferenças mais importantes?

Brasil humilha Itália

O jornal italiano "Corriere della Serra", abriu esta manchete, para anunciar a derrota da Itália para o Brasil, por 3 x 0, na copa dos campeões:


L`Italia umiliata dal Brasilie: 0-3 e azzurri a casa

Temporadas de outdoor

Quem está brilhando nas paradas dos outdoors, neste momento no Pará, são os candidatos: Dr. Claudionor Vieira do PMDB, que está bombando na estrada de Terra Alta, Curuça, Marapanim. Professora Edilza Fontes, está na estrada Belém-brasília, toda de penteado novo. No Pará inteiro, por todas as cidades, os espaços estão cobertos por Suely. Dois a um para o PT.
Na temporada passada o PMDB perdeu de novo. Era a deputada Simone Morgado, deputado Chicão e Domingos Juvenil; contra Marquinho, professor Alfredo, Bordalo e Valdir Ganzer.

A pobreza da política paraense

Vejam só onde chegamos. O tom em uma banda da política paraense, esta semana, foi dado por dois episódios. Um, foi o casamento do senador Mário Couto, pró Almir Gabriel. O outro, foi a carta publicada, na sessão de cartas ao leitor, na edição de domingo, de O Liberal, de autoria do deputado Wladimir Costa, pró Simão Jatene.

Casamento do Senador

Ninguém foi ao casamento olhar para noiva, para o vestido que ela usava, ou pegar o buquê, coitada da dona Solange, ficou em segundo plano. Na verdade, queriam ver mesmo era quem estava lá, apoiando a candidatura de Mário Couto. Ver como Almir Gabriel ia tratar Simão Jatene. Ou como Jatene se comportaria em relação ao senador Mário Couto.
Os que estavam presentes no casamento, na maioria, eram políticos, com ou sem mandato, loucos para descobrir pistas para próximo ano.

******

Muita gente que rodeia essa briga entre Mário e Jatene, está pouco interessada com o futuro do Pará, no fundo apoiarão este ou aquele, dependendo de quem estiver melhor na pesquisa ou quem conseguir estrutura para suas próprias candidaturas.

Acapus derrubados

Como parte das comemorações de 98 anos de fundação da Assembléia de Deus, a Semma disponibilizou uma área no Parque Ecológico, para plantio de 98 árvores das seguintes espécies: andiroba, acapu, breu e açaí. Durante a cerimônia, o pastor emérito Firmino Gouveia, pediu para plantar uma árvore da espécie acapu, como forma de se redimir das inúmeras árvores dessa espécie, que derrubou ou viu ser derrubada, durante a construção do aeroporto de val-de-cans, na década de 40. Ah! ainda arrematou: quem transportava as árvores era o engenheiro Manoel Pinto da Silva.

A ANJ cala

Até o momento não havia qualquer manifestação, por parte da ANJ, sobre a decisão do STF. Espero que nas próximas horas, tenhamos um comunicado. De qualquer maneira, fique de olho no site da entidade: acesse aqui

A ABI lamenta a decisão do STF

“A ABI lamenta e considera que esta decisão expõe os jornalistas a riscos e fragilidades e entra em choque com o texto constitucional e a aspiração de implantação efetiva de um Estado Democrático de Direito, como prescrito na Carta de 1988. A ABI tem razões especiais para lamentar esse fato porque, já em 1918, há mais de 90 anos portanto, organizou o 1º Congresso Brasileiro de Jornalistas e aprovou como uma das teses principais a necessidade de que os jornalistas tivesse formação de nível universitário. Com esse fim, chegou inclusive a aprovar a possível grade curricular do curso de Jornalismo a ser implantado. A ABI espera que as entidades de jornalistas, à frente a Federação Nacional dos Jornalistas promovam gestões junto às lideranças do Congresso Nacional, para restabelecer aquilo que o Supremo está sonegando à sociedade que é um jornalismo feito com competência técnica e alto sentido cultural e ético”.

Reação dos jornalistas a decisão do STF

“O relatório do ministro Gilmar Mendes é uma expressão das posições patronais e entrega às empresas de comunicação a definição do acesso à profissão de jornalista”, reagiu o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. “Este é um duro golpe à qualidade da informação jornalística e à organização de nossa categoria, mas nem o jornalismo nem o nosso movimento sindical vão acabar, pois temos muito a fazer em defesa do direito da sociedade à informação”,

STF dispensa diploma e registro para o exercício do jornalismo

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista. Não sei se isso é certo ou errado, mas a decisão do STF foi toda baseada na defesa da liberdade de imprensa. Bom, espero as opiniões.

Receita de Aluá

Ainda há tempo de fazer o Aluá, pois estamos na metade do mês de junho. Como recebi algumas receitas, escolhi apenas uma para publicar. Foi aquela postado pelo João Bosco:

Modo de fazer:
1. Lave muito bem o abacaxi e descasque
2. Aproveite a fruta. Corte as cascas do abacaxi em pedaços não muito pequenos
3. Coloque em uma vasilha funda com água
4. Tampe a vasilha e deixe durante 3 dias
5. Depois, coe, adoce à vontade e sirva puro ou misturado com água
6. Quando colocar as cascas do abacaxi na água, esprema-as antes um pouco com as mãos.

Na receita que minha mãe fazia, levava um pouco de gengibre, mas acho que isso depende do gosto de cada um. Ah! a vasilha que usavamos era um pote novo, comprado pelo Papai, ali nas canoas do ver-o-peso.

Juvenil anda amuado

As pessoas que circulam pela Assembléia Legislativa, notam que o deputado Domingos Juvenil anda bastante amuado e meditabundo. Até agora, niguém descobriu o motivo. Será que a crise atingiu o Legislativo Estadual?

Eleição para o TCE

Os bastidores das eleições para a vaga de conselheiro do TCE estão fervendo. Uma parte do PSDB está mobilizado pela candidatura de André Dias, que usa sua condição de saúde como argumento de campanha. Outra parte e mais o G8, apostam na candidatura de Júnior Hage. Martinho Carmona, dizem, foi lançado para retirar a candidatura e apoiar um possível acordo. Embora todos achem que Luís Cunha é o candidato da Governadora, por isso se mobilizam para impor-lhe uma nova derrota, ainda não veio qualquer sinal do Palácio dos Despacho.

Você já tomou aluá?

Aluá era uma bebida feita com as cascas do abacaxi e era servida nas festas juninas. O blog quer resgatar essa tradição. Se você conhece a receita do aluá, mande aqui para o blog, que nós divulgaremos.

José Carlos Lima

Barbárie ou O Que?

Sobre o Futuro da Espécie Humana no Século XXI. Participe do debate diretamente no Blog do Poema

Belém fora da copa ainda repercute

Hoje, na piscina da Adesef, onde rolava o campeonato paraense de piscina curta, enquanto corria a prova dos 1500 metros livres, os pais discutiam as motivos porque deixamos de sediar os jogos da copa. Recolhi as opiniões e reproduzo algumas delas:


A FIFA decidiu por dinheiro e não por futebol;
Os políticos do Pará não se unem, em hipótese alguma;
O LULA não se esforçou, deixando a Governadora sozinha;
No Pará as eleições nunca terminam;
A Copa é do meio ambiente, e o Pará ainda é um péssimo exemplo;
A coordenadora do Grupo de Trabalho não era do ramo;
As ONGs internacionais se uniram em prol de Manaus;
O governador Eduardo Braga pago um preço alto para ter a Copa lá;
As multinacionais que tem sede no Amazonas jogaram pesado;


Depois de listar esses motivos todos, o grupo de pais se lançou a seguinte pergunta: por que quatro sedes no nordeste e apenas uma na Amazônia?
Não deu tempo de responder, pois havia acabado a prova e os filhos estavam pedindo Gatorade.

Nos tempos da brilhantina


Na Lanchonete do Santiago, que fica ali na esquina da Rua Magalhães Barata com a Frutuoso Guimarães, próximo a Perfumaria Orion, a onde vende o melhor caldo de cana do comércio de Belém, na Pia, o espelho ainda exibe a propoganda da brilhantina Glostora. Vale a pena conferir.
Posted by Picasa

Ações contra o Estado

Hoje, ao folhear os jornais, li que dois advogados entrarão ou entraram com ações de indenizações contra o Estado. Minha primeira reação foi dizer, bem feito! Isto é para o governo tomar vergonha e fazer seu trabalho direito. Depois, fui tomar banho pensando sobre o assunto, e me bateu a realidade: égua, mas quem vai pagar a conta sou eu!

O primeiro advogado cobra uma indenização do Estado de 1,3 milhão, mais 3 salário mínimos por 50 anos, para família de uma moça, que foi assassinada, por outra colega, no interior do colégio público, onde estudava.

O segundo advogado ingressará com o pedido de indenização por danos morais e materiais, para reparar o abalo sofrido em razão do assalto, em que bandidos levaram, de um funcionário de seu escritório, R$ 10 mil reais, as vésperas de um feriado prolongado. Na visão do doutor, o Estado é culpado e deve pagar-lhe uma indenização.

Se a Justiça resolver condenar o Estado, nos dois casos, ou em apenas um que seja, nossa dívida aumentará, pois a conta será arcada por nós contribuintes. De uma forma ou de outra. Digo assim, porque cada centavo utilizado para pagar as indenizações, vai fazer falta na segurança pública, por exemplo.

Eu, com esta opinião, não estou em absoluto contra a indignação dos meus colegas, apenas acho que eles bem que podia manejar outro tipo de ação que poupasse os cidadãos de mais esta conta e acertasse apenas o governante de plantão.

Restauração do centro de Belém

Peguei minha bicicleta e hoje fui pedalar pelo centro de Belém. Na XV de Novembro, após a restauração do Mecado Municipal, dá para fazer um sensibilização entre os ocupantes de prédios históricos, para que eles revitalizem as fachadas. Na maioria, os prédios são ocupados por empresas com forte caixa. São bancos, lojas, como a ROFAMA.

******

Na Aristides Lobo, esquina da Padre Prudênciao, em frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Campina, estão restaurando um prédio que está ficando um charme.

******

Não sei quem está ocupando o belo e histórico prédio onde funcionava a Biblioteca e Arquivo Público. O Estado bem que podia dar um destino nobre para que local. Taí uma idéia, mas acho que neste momento de pré-eleição, fica dificil pensar nisso, quem sabe depois do pleito.
A burocracia pública é mesmo um caso para estudos. A Primeira Comissão Demarcadora de Limites, que é um órgão do Ministério das Relações Exteriores, criado no século XIX, com sede em Belém, para discutir os conflitos de limites do Brasil com seus vizinhos amazônicos. Resolvido os conflitos, estabelecido as fronteiras, o órgão continua firme e funcionando aqui em Belém, agora com a outra competência: executar trabalhos nas fronteiras setentrionais (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru).
No ano passado o órgão consumiu R$ 578.908,01, distribuídos nos seguintes grupos de despesas:
Investimentos 52 - Equipamentos e Material Permanente R$ 58.557,18
Outras Despesas Correntes 30 - Material de Consumo R$ 75.593,71
Outras Despesas Correntes 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas R$ 6.347,20
Outras Despesas Correntes 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física R$ 75.139,00
Outras Despesas Correntes 39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica R$ 356.970,66
Outras Despesas Correntes 33 - Passagens e Despesas com Locomoção R$ 6.300,26
O órgão ainda está a salvo da distribuição de cargos, quando isto acontecer estas despesas mudarão de formato.

Greve no serviço público

Do ponto de vista econômico, uma greve trabalha com a seguinte lógica: o trabalho é uma mercadoria como outra qualquer. Quando o dono da mercadoria - o trabalhador - entende que o preço – salário – está aquém do que a mercadoria de fato vale, suspende o fornecimento da força de trabalho para negociar o preço.
Olhando pelo lado político, uma greve é um protesto para sensibilizar, denunciar ou revindicar melhoria para toda uma sociedade. Exemplo disso foi a greve geral contra as privatizações, encabeçada pelos petroleiros. A greve da CUT contra a política econômica do Governo Federal.

Diante disso, onde podemos enquadra a greve de servidores públicos? Ela é o mesmo tempo uma ação econômica e política. A força de trabalho dos servidores públicos é, sempre, um serviço de utilidade pública. O dono do serviço público não é o governador e nem o prefeito, é o povo. A suspensão do serviço público, atinge diretamente a população e muito pouco o governante. Por isso, as greves no serviço público tendem sempre a receber uma repulsa da sociedade, que acaba solidária ao governante que endurece o jogo.

Os dirigentes sindicais dos sindicatos de servidores públicos, geralmente, ligados a facções políticas de oposição ao governante, e com pouca compreensão do mecanismo de luta sindical, acabam levando a categoria ao fracasso. Isso aconteceu com a recente greve da saúde em Belém e acontecerá com a greve dos servidores da educação. Os servidores públicos, que também são cidadãos, acabam desconfiando que o instrumento de luta adotado pelo sindicato não tem tanta eficácia, não aderem as greves, desgastando ainda mais os sindicatos.

Sindicalistas parem para uma reflexão e vocês descobrirão outras formas mais eficientes de lutar por melhoria.

Saia justa

O presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil, reuniu hoje os líderes da Casa, e fez duas propostas. A primeira era para regulamentar o prazo para nomeação de conselheiro por parte do Poder Executivo. Hoje, existe uma vaco legislativo, após a escolha pela Assembléia, não há prazo para o Governador nomear o escolhido.
A segunda proposta, previa a proibição de parentes se candidatarem a cargo já ocupado por pessoas da família. A proposta estava aprovada por maioria, até que alguém lembrou que a regra poderia prejudicar o deputado Jader Barbalho. Domingos Juvenil desconversou e deu por encerrada a reunião.
José Carlos Lima

Preso vereador de São Domingos do Capim

Acaba de dar entrada no Sistema Penal, o vereador Raimundo Cristo, de São Domingos do Capim. O vereador foi preso por porte ilegal de arma e mandado para o PEM I em Marituba, pela juiza de Icoaraci.
José Carlos Lima

Choro no Pará

A crise chegou de vez ao Pará. Na cerimônia de posse da nova direção do TCE, os convidados presentes, foram brindados com uma bela sessão de choro, interpretados, com maestria, pelos familiares da conselheira-presidente Lourdes Lima. Os deputados estaduais presentes, entenderam o recado e já se preparam para fazer emendas, reforçando o orçamento da Corte Estadual.
José Carlos Lima

Escolha de conselheiro

Os bastidores da disputa pela vaga de conselheiro do TCE, aberta com a aposentadoria do conselheiro Coutinho Jorge, começou a ferver. A oposição se prepara para dar um novo golpe no deputado Luís Cunha, com objetivo de derrotar a Governadora. O PSDB tem o compromisso do voto do PMDB, mas encara uma disputa interna entre André Dias e Manoel Pioneiro. Por fora, e com uma estratégia inusitada, corre Júnior Hage. Segundo seus apoiadores, se Júnior for escolhido conselheiro, sua mãe Rosa Hage, que é conselheira do TCM e preside a Corte, pedirá aposentadoria e abrirá mais uma vaga para Assembléia Legislativa. O cargo é bom e merece essa disputa de peso. Vamos observar.
José Carlos Lima

Meta de manejo não será alcançada

Os representantes do setor madeireiro presentes na reunião, hoje, na FIEPA, apoiaram as inciativas do mutirão "Arco Verde", mas não deixaram de cobrar os licenciamentos ambientais. Para o setor florestal, é decepcionante saber que as metas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente para liberação de manejo florestal em de floresta nacional, ficarão em 10% do estabelecido para 2009. No Pará, foi disponibilizado a primeira área, a Floresta SARACÁ-TAQUERA, mais está muito aquém daquilo que esperava o setor florestal.

Os mutirões do Arco Verde

As carretas do mutirão "Arco verde", a partir do dia 19, seguirão um roteiro no Pará que começa com Marabá, Tailândia, Paragominas e Ulianopólis. Nestes municípios, serão concentradas as ações de cidadania, assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária, financiamento para produtores e prefeituras. Os municípios do entorno também receberão apoio. É o início de um ação afirmativa do Governo Federal, em contraposição as ações de comando e contôle vistas até agora.

Arco Verde Terra Legal

As áreas da Amazônia, antes conhecida como "Arco do Desmatamento", agora passam a ser denominada "Arco Verde". Nestas áreas, o Governo Federal fará ações, através de mutirões, de cidadania e regularização fundiária. Além dos órgãos federais e do Governo do Estado, o Mutirão envolverá 43 municípios da Amazônia, sendo 16 do Pará. O Lançamento será no dia 19/06, simultaneamente em três Estados, com a presença do presidente Lula e ministros, no Pará o município esclhido para o lançamento será Marabá. São três carretas equipadas, que sairão amanhã de Brasília e pecorrerão os municípios envolvidos.
O anunciou dessas ações foi feito na FIEPA, hoje, pela manhã, pelo representante da Casa Civil da Presidência da República.

98 anos da Assembléia de Deus

Muita gente não sabe que a Assembléia de Deus foi fundada aqui no Pará. Éh! aqui mesmo. Dois pregadores suecos (Daniel Berg e Gunnar Vingren), deixaram seu país, movidos por um sonho, e vieram para o Pará. Desceram bem ali, na escadinha do cais do porto. Perambularam pela Cidade, pregando as boas novas. Jutaram pessoas e fundaram um Templo, que se espalhou pelo Mundo inteiro. Um feito.
Agora, no período de 17 a 22 de junho, os membros da Assembléia de Deus, farão uma exensa programação para lembrar a data. O lema do aniversário é: "98 anos de Pentecostes Semeando Boas Novas". Parabéns.

O blog da Petrobrás

A Petrobrás recorreu a um blog para fazer sua defesa, esclarecendo a população brasileira sobre os ataques que vem sofrendo, por parte da mídia impressa. A ferramenta utilizada pela Empresa, apenas decreta que a blogosfera é, hoje, uma realidade importante no mundo da comunicação. A instantaneidade da notícia e a propagação feita através dos links em muitos blogs, garantem a multiplicação, quase sem limite, dos acessos.

Entrevista de Almir Gabriel

Estive envolvido no processo eleitoral para governador e sei que o Dr. Almir não tem razão ao acusar Jatene como responsável pela sua derrota.
Muita coisa, ele não está dizendo, ou porque não sabe ou porque não convém dizer. Mas do que ele se permitiu falar, podemos tecer comentários.
Quando Almir afirma que “há um dito comum, entre os políticos, de que o governante só perde a eleição do seu sucessor por incompetência ou omissão”. Concluo que, como Jatene não é incompetente, sobra à acusação de omissão, ou seja, será que Almir queria que Jatene usasse a máquina pública a seu favor? Justamente Jatene que passou quatro anos de governo, com o mandato questionado no TSE, pela a acusação do uso da máquina.
Lembro ao Dr. Almir, que o senador Mário Couto, no primeiro turno, priorizou apenas a sua própria campanha, tanto é assim, que teve mais voto que o próprio Almir Gabriel.
Houve uma série de erros, dr. Almir, dentre eles, a própria composição da chapa. O senador Mário Couto, ao forçar a barra para sair candidato a senador, impediu a construção de uma chapa mais ampla, com Anivaldo Vale ou Luís Otávio. Isto sem falar na chapa natural: Jatene governador e Almir Senador. O menosprezo a força eleitoral do PT. A relação com o PMDB. A estes, seguiu-se uma série de erros menores.

Bandidos dão opinião sobre eleição comunitária

Neste dia 13 de junho, haverá eleição para escolha da nova diretoria do Centro Comunitário Alan Kardec, no Jurunas, uma das mais antigas e tradicionais organizações popular de Belém. Concorrem ao pleito quatro chapas. Na avaliação das pessoas que participação da disputa, um fato me chamou atenção, está sendo considerado, durante a campanha, a opinião dos bandidos do bairro. Os marginais estão fazendo campanha contra as chapas que, abertamente, pregam soluções para o combate a criminalidade .

Sorriso e juventude

O dr. Almir Gabriel falou muito e disse pouco. Omitiu fatos e interpretou errado os acontecimentos. Se ele tivesse aberto um sorriso como o da foto de hoje de o Diário do Pará melhoraria em muito sua ataução naquele debate decisivo. Logo mais comentarei a entrevista.
José Carlos Lima

Garça malandra do Ver-o-peso

Encontrei esta garça pegando uma carona, em cima deste lixo que flutuava na baia do Guajará, na direção do Ver-o-peso. A ave ia tranqüila, sem bater uma asa sequer. E olha que ela saiu lá de perto de Icoaraci!
Tanta maladragem assim, só pode ter aprendido com os urubus que circulam pela feira, puxando uma carniça daqui, uma cabeça de peixe dali e quando o vento vira, os bichinhos aproveitam para se divertirem, voando pra lá e pra cá.

Belém é 74ª pior


O Jornal Pessoal divulga o resultado do IDF (Índice de Desenvolvimento Familiar) do Ministério do Desenvolvimento Social. Por este índice do Pará é de 0,503, numa escala de 0 (para pior situação) até um 1 (a melhor situação). Belém alcançou o IDF de 0,49. O JP destaca que "o Pará, tendo a 9ª maior população do Brasil, é o 2º Estado que mais dólares líquidos proporciona a federação nacional, o 4º maior exportador, o 3º maior transferidor de energia bruta, o 2º maior minerador e o 16º em desenvolvimento humano, o 21º em desenvolvimento da juventude e, agora, o 26º em desenvolvimento familiar, neste último índice abaixo de todos os Estados da região que era considerada mais pobre do país, o Nordeste."
Diante dos dados acima, é possível concluir que o Pará, arrastando seus municípios, como Belém, está fadado a esgotar todas as suas riquezas naturais sem resolver os problemas básicos de sua população. O Estado é rico, é exportador, mas não pode cobrar impostos pelos seus produtos, por causa da Lei Kandir, negociada no governo Fernando Henrique, durante a admistração local do governador Almir Gabriel, com o aval de toda a bancada federal, despejou uma pá de cal no futuro de nosso Estado. Sem dinheiro para investimentos, fica umEstado que rico, como um pobre mendigo, de mãos estendidas, a pedir esmolas de Brasília.
Para modificar essa lógica, precisamos recorrer a um novo pacto federativo, disputando com interesses de São Paulo. O que não é um jogo fácil de vencer.
Belém, para melhorar seus índices, de muito recurso e investimentos pesados, pois recebe todos os problemas do Estado. Veja o caso da saúde pública, a cidades do entorno de Belém usam a ambulância como programa de urgênica e emergência.

Belém cidade amiga da amazônia

O prefeito Duciomar assinou hoje o protocolo de intenções com a Fundação Getúlio Vargas e a ONG WWF, comprometendo-se a tornar Belém uma cidade livre do uso de madeiras extraídas ilegalmente da floresta amazônica. Esta ação terá como desdobramento a organização de critérios nas compras e nas contratações da prefeitura de Belém. Foi um grande passo em prol da sustentabilidade amazônica.

Arborização de Belém

Entregamos hoje a arborização do conjunto Satélite. É a primeira arborização feita pela SEMMA fora do eixo central da Cidade. Escolhemos o conjunto Satélite, por ser o Conjunto mais antigo da Rodovia Augusto Montenegro; pela região está sofrendo um aumento de temperatura com a retirada de áreas verdes para construção de novos conjuntos habitacionais; e também porque o Satélite foi completamente asfaltado, aumentando, consequentemente, a temperatura das ruas. Uma rua arborizada, diminue em até quatro graus a temperatura.
A participação das familias, das lideranças comunitarias e religiosas, nos peremitiu dizer que o futuro das arborização está garantido.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é um dia dedicado a ações em favor do meio ambiente. Neste dia, podemos fazer um balanço positivo em prol da sustentabilidade e da consciência quanto a necessidade de ações mitigadoras, para corrigir impactos. A legislação avançou; a consciência da sociedade é mais forte; a responsabilidade ambiental está consolidada.
Se todo este avanço é percebido, podemos afirmar como verdade que os impactos e seus efeitos também. O que já destruimos até hoje é suficiente para piorar a vida no plante pelos próximos trinta anos.Por isto, nesta data, convém aumentar nossos esforços em favor do Planeta. Viva o dia mundial do meio ambiente!
José Carlos Lima

VI SEMMA


A sexta semana do meio ambiente continua na Estação das Docas, no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e na Praça Milton Trindade. Nesta sexta-feira haverá o plantio de árvores no Conjunto Satélite. O Prefeito assinará um protocolo com Fundação Getúlio Vargas e WWF, comprometendo-se a não utilizar madeira retirada ilegalmente da floresta nas suas obras. Esse compromisso faz parte do programa amigos da amazônia. As fotos são de Cleiton Palmeira. Curta.

STF disse o direito

No caso da prefeita Maria do Carmo, o que o STF fez foi determinar que deve haver uma regra de transição, pois a Emenda Constitucional que retirou o direito dos membros do Ministério Público de concorrerem a cargo eletivo, alcançou a Prefeito em pleno exercício do mandato e com direito a reeleição.
No plenário do Supremo Tribunal estavam os advogados Jarbas Vasconcelos e Eduardo Alkimim, que, alias, fez a sustenção oral.
Vale lembrar que o jurista Zeno Veloso, em janeiro, no encontro do TCM, já previa este resultado.
José Carlos Lima

Maria prefeita

Neste momento dificil, uma boa notícia para o Governo. Maria do Carmo venceu por 6 x 4 e assume o cargo para o qual foi eleita, prefeita de Santarém. Parabéns aos doutores Mauro Santos, Valmir Brelaz, Egidio Sales, Eduardo Alkmin e Jarbas Vasconcelos, que atuaram no processo com bastante competência.

Mulher engenheira

Ontém na festa de aniversário de 75 anos do CREA-Pará, um protesto válido. A atual secretária de saneamento, engenheira Pilar, reclamava a ausência de mulheres entre as homenageadas: "será que em 75 anos do CREA não apareceu mulher alguma com mérito neste Conselho". O presidente ouviu e calou.
José Carlos Lima

Walter Bandeira se foi

Estive ontém no velório do cantor, ator, professor Walter Bandeira, no Teatro Waldemar Henrique. Não havia tristeza, apenas saudade. A voz não deve calar. As vinhetas com a hora certa da Rádio Rauland devem continuar rodando. As músicas. As radionovelas. Walter Bandeira é a voz que não morrerá jamais.

A 16 de Novembro era assim

Estas fotos mostram a arborização da 16 de Novembro no início do século XX. O Roberto Ferreira da Sol Informática lançou um desafio, se a Semma apresentar uma proposta de arborizar a 16 com as palmeiras imperias, tal como está na foto, a Empresa Sol Informática paga a conta. Topamos o desafio e já estamos em camo para concretizar a obra paisagístico.

Posted by Picasa

Abertura da VI SEMMA

No primeiro dia de debates na Estação das Docas, estiveram à mesa: Professores Cláudio Slafztein da UFPA; Marcos Ximenes do IPAM e José Raimundo Abreu de Souza INMET, para debater o tema: "O Estado da Arte sobre os impactos e adaptações às mudanças climáticas". O Professore Ximenes mostrou os dados do IPCC sobre mudanças climáticas. O Professor Cláudio concordou com os dados, mas ponderou que o problema não está no céu, está nos homens, seus hábitos e maneiras de viver. O José Raimundo tratou de socializar com os presentes, dados científicos sobre regime de chuvas e a medição do tempo desde 1880. Foi apenas o primeiro dia. Seguiremos buscando respostas sobre o que fazer.

Belém fora da copa

Hoje é grande a repercussão da decisão da FIFA que eliminou Belém como uma das sedes da copa. A classe política quer encontrar um culpado de acordo com suas preferências e interesses, sempre de olho no próximo pleito. Mas o que de fato aconteceu para que a FIFA escolhesse quatro sedes no nordeste e apenas uma na Amazônia, sendo que a copa de 2014 é dedicada ao meio ambiente? O Governo do Pará fez o dever de casa, acreditando que a FIFA escolheria as sedes com base apenas em critérios técnicos. Porém não é assim que o jogo funciona.


**********

Dizem que faltou influência política para o Pará. Nisso, eu não acredito. Vejamos. Ana Júlia é amiga pessoal de LULA que declarou sua preferência por Belém. Jáder Barbalho tem grande influência nacional e nunca usaria essa influência contra os destinos do Pará, mesmo não estando satisfeito com as relações políticas locais. Jatene, por seu turno, embora esteja na oposição, e tenha influência nacional, não se prestaria para derrotar as pretensões do nosso Estado. Então, o que aconteceu de fato?

**********

O Estado do Amazonas vem levando vantagens sobre o Pará desde a época em que o Governo Militar traçou seu programa de desenvolvimento para Amazônia. Pelo programa militar, o Estado do Amazonas foi desenhado como uma zona franca e bastante subsídio para que prescindisse do restante do território. Como isso, temos um Estado com 70% da população vivendo na capital, Manaus. O Amazonas, com uma economia subsidiada, e vivendo do distrito industrial e da zona franca, pôde dedicar seu programa de desenvolvimento, exclusivamente, ao para o turismo. Assim, foi fica fácil vender uma imagem positiva.

**********

O Estado do Pará, ao contrário, foi pensado como a nova fronteira de expansão agrícola. Para cá, os militares trouxeram pessoas de todos os cantos, na política: “terra sem homens, para homens sem terra”. Abriram a estrada Transamazônica, a Santarém - Cuiabá, estradas no Sul do Pará. Implantaram o “Grande Projeto Carajás”, a hidrelétrica de Tucuruí, o Projeto Albras/Alunorte. Deixaram existir Serra Pelada. Construíram uma ferrovia ligando a parte mais pobre do Estado do Maranhão a área em desenvolvimento do Pará. Esta política atraiu para o nosso Estado pessoas e problemas. Temos grilagem; temos trabalho escravo; temos morte no campo; temos exploração sexual; temos uma das maiores taxas de crescimento populacional dos estados brasileiros; temos desmatamentos e crimes ambientais, em grande escala. Para completar, no governo FHC, fomos brindados com a Lei Kandir. Por esta Lei, o estado do Pará não pode cobrar imposto sobre o que produz. Belo presente. Quem assistiu ontem à televisão pode ver Manaus sendo premiado com a escolha da sede da copa e o Pará recebendo, do Fantástico, duas notícias negativas: Câmara de Redenção transformada em bordel e Portel a sede da venda de corpos e de devassidão sexual. Ainda somos considerados a sede amazônica da pedofilia.

************

A FIFA não está interessada em bom futebol, em torcedor apaixonado e em estádio de futebol de alto nível, como é o caso do Mangueirão. A FIFA se move por dinheiro e imagem limpa. Manaus tem uma boa imagem como sinônimo da Amazônia e tem grandes multinacionais como patrocinadores, seus políticos são unidos em defesa do Estado, não importa em que partido estejam. Assim, fica difícil vencer.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB