De olho no futuro sem esquecer o passado

Quero encerrar as publicações de 2008 com uma imagem de um peça da coleção do Museu de Óbidos, que é a prova viva da presença de seres humanos na calha do Rio Amazonas antes da colonização portuguesa. Que essa imagem do passado nos permita pensar em garantir o futuro da humanidade em harmonia com o Planeta. Feliz 2009.

Feliz Ano Novo

O melhor conselho que ouvi neste final de ano e que repasso aos meus amigos é o seguinte:
Pegue um calendário e no dia primeiro de janeiro de 2010 escreva dez coisas que você gostaria de fazer em 2009. Pronto. Não esqueça e ponha em prática.
A minhas dez coisas, pelas quais acredito vale lutar em 2009 são:
1. Fim da violência que atingem as famílias do Pará;
2. Superação do déficit habitacional;
3. Construção do sistema cicloviário;
4. Criação de mais áreas verdes em Belém e nas grandes Cidades paraenses;
5. Um sistema de transporte público de qualidade;
6. Saúde para todos;
7. Pleno emprego;
8. Universalização do Saneamento e do abastecimento de água;
9. Implantação de um programa de lixo que inclua tratamento e coleta seletiva;
10. Fim dos desmatamentos da maior floresta tropical do planeta.

Feliz Ano Novo.

José Carlos do Partido Verde

Putty está viajando

Noticiaram hoje que o Governo pretende substituir o chefa da casa
civil Puty por André. Se for verdade esta troca deve aguardar um
pouco, pois o Dr. Puty está fora do Brasil em viagem.

Sessão da violência é uma violência

A sessão especial para debater o problema da violência em Belém foi um violência com os eleitores, apenas quatro vereadores presentes na sessão. Ou eles não avaliam a gravidade do problema ou não estão nem aí para o povo, pois se elegem de qualquer maneira. Fala sério!!!

Jambu do Kaveira

O André Kaveira solicitou a divulgação do seu evento do Primeiro Grito de Carnaval de Belém, leia:
NO DOMINGO SERA DADO O 1° GRITO DE CARNAVAL DA CIDADE VELHA E O JAMBU SAIRA FAZENDO SEU ARRASTAO; ESTE ANO O TRAJETO DO BLOCO (RUA DR MALCHER)RECEBERA UMA DECORACAO CARNAVALESCA ESPECIAL,E SERA PROMOVIDO UM CONCURSO PARA INCENTIVAR OS MORADORES A ENFEITAREM SUAS CASAS,A CADA DOMINGO A CASA COM MELHOR DECORACAO RECEBE UMA HOMENAGEM DO BLOCO QUE FAZ UMA FANFARRA NA PORTA E A VISITA DA RAINHA DO JAMBU “ELIDA BRAZ” QUE CONDECORA OS MORADORES COMO FOLIOES HONORARIOS DO JAMBU,na ocasião será lançado o cd com as marchinhas proibidas do jambu que prestam uma singela homenagem aos governantes .

Desespero do Antonio

Está digno de cinema assistir o desespero da equipe do Prefeito Antonio Armando de Marituba para terminar o Ginásio. Faltam dois dias e os homens trabalham frenéticamente para entregar o Prédio antes do prazo que o Prefeito tem para entregar o Governo. Mas Antonio, aqui prá nós, foram oito anos, meu irmão. Não precisava demorar tanto.

Noticia de falecimento

Faleceu hoje em Brasil Novo o presidente municipal do Partido Verde
Antonio Lorenzoni. O corpo está sendo velado no próprio Município do
qual era um dos fundadores, tem sido seu prefeito por três vezes.
Lorenzoni era pioneiro na Transamazônica, para onde foi com toda
família oriunda do Espirito Santo.
Que Deus receba o seu Antonio e lhe dê o lugar que foi prometido para
todos os homens de bem.

Linchamento é a vingança das vítimas

O Jornal O Liberal publicou uma matéria, ancorada em estudo de mestrado, sobre os linchamentos nos bairros da Grande Belém. A população só age dessa forma quando perde as esperanças nos órgãos do Estado. E a reportagem não quis dizer que a Polícia colabora não indiciando ninguém, pois em toda a minha vida, nunca soube de um juri popular para julgar homicídio praticado por linchamento.

Linchamento é a vingança das vítimas

O Jornal O Liberal publicou uma matéria, ancorada em estudo de uma futura mestra da UFPa., sobre linchamento. A matéria também fez uma retrospectiva de 80 casos acontecidos na Grande Belém apenas neste ano de 2008.
Pela minha experiência vivida em bairro de periferia a população, para chegar a linchar alguém é porque o limite do tolerável já foi rompido e as autoridades nada fizeram. O linchamento é uma forma das pessoas dizeram que não estão mais a fim de tolerar os abusos e as omissões.
Um outro aspecto que a reportagem não deixou de mencionar é que as Polícias, diante de um caso de linchamento, fazem o jogo da população e deixam de aprofundar as investigações para não ter que punir os populares envolvidos. Eu, pelo menos, nunca tive notícia de um juri para julgar responsáveis por linchamento.

Final de Ano chama reflexão

Estamos nos aproximando do final de 2008. Faltam apenas 2 dias. Nestas 48 horas restantes bate uma vontande de fazer um balanço da vida. Perguntas teimam em nos afligir: o que será que eu fiz nestes trezentos e sessenta e cinco dias? A humanidade melhorou e avançou no processo civilizatório? Vamos pensar. Pensar faz bem.

Adeus São Benedito

A Cidade de Bragança acordou aos pouquinhos e foi se dando conta que a Festa da Marujada acabou. Agora, só ano que vem. Adeus São Bené.

Vamos a Bragança ver o Santo Preto?

Quem desejar conhecer a Festa da Marajuda em homenagem a São Benedito no Município de Bragança, aqui vai a programação oficial.

Dia 24 de dezembro
19:00h - Ladainha na Igreja de São Benedito;
Das 20:00 às 23:00 - Ensaio da Marujada no barracão ao lado da Igreja.

Dia 25 de dezembro
08:00h - Ladainha na Igreja de São Benedito;
09:00h - Apresentação da Marujada no barracão ao lado da Igreja;
12:00h - Almoço da Juiza no Teatro Museu da Marajuda;
16:00h - Cavalhada ao lado do Aeroporto;
19:30h - Novena e Missa na Igreja de São Benedito;
Das 20:30 às 23:30 h - apresentação da Marajuda no barracão ao lado da Igreja;
00:00h - Despedida festiva da Marajuda em frente à Igreja.

Dia 26 de dezembro
08:00h - Missa na Igreja de São Benedito;
09:30h - Leilão no barracão ao lado da Igreja;
12:00h - Almoço do Juiz no Teatro Museu da Marujada;
15:00h - Louvação na Igreja de São Benedito;
16:00h - Saída da Procissão pelas ruas da cidade e na chegada, Missa Campal;
20:00h - Apresentação da Marujada no barracão ao lado da Igreja;
00:00h - Encerramento da Festividade em frente à Igreja de São Benedito.

Vale a viagem. Venha conhecer.

Feliz Natal

"Enquanto houver vida.
Haverá esperança.
Em 2009 e nos próximos mil anos:
Defenda a vida.
Defenda o Planeta.
Defenda a Amazônia."
São os meus votos de um Feliz Natal e de um saúdavel Ano Novo.
 
José Carlos Lima
Presidente do PV - Pará
 

A passeata foi realmente de paz

A passeata pela paz, foi realmente de muita paz. O único momento de frisson, foi quando os manifestante avistaram o outdoor abaixo, alguns quiseram protestar, mas a maioria deu de ombros e seguiu em frente, deixando para trás apenas o silêncio do túnel de mangueiras da Avenida Nazaré.

Passeata pela paz

Chegada no CAN

Mais fotos da passeata pela paz

No início da passeta avistei o deputado Bira Barbosa, presidente da CPI contra a pedofilia. Coincidência, logo atrás uma faixa sobre o assunto. Sai de lá querendo postar uma nota aqui no blog, não deu tempo, pois tinha que viajar para Bragança. Já na Perola do Caeté, após a missa, procurei a loja de internet que fica atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e acessei o Blog Quinta Emenda do meu amigo Juca e lá estava a nota, mas que bela nota!!! Fiquei orgulhosa da blogosfera e feliz com Juca. Para ilustrar a nota do Juca aqui estão as fotos:





Fotos da Passeata Pela Paz

A saída da frente do Teatro da Paz


Claudia de Paudalho

A leitora Cláudia, residente no município de Paudalho, no Estado de Pernambuco, aproveitou o post "O Prefeito de Tomé Açu Caiu" e nos mandou um texo protestando contra a corrupção eleitoral no seu município que reproduzimos aqui para o conhecimento de todos. Quem sabe a irmão Heriqueta da CNBB local adota essa denuncia:

ASSUNTO: CORRUPÇÃO ELEITORAL, COMPRA DE VOTOS, GASTOS E ARRECADAÇÃO ILÍCITOS EM CAMPANHA E ABUSO DE PODER ECONÔMICO
Pode-se dizer que, em Paudalho, nas eleições municipais de 2008 houve de tudo. Foi um verdadeiro festival de compra de votos, uma espécie de leilão eleitoral, onde o bem almejado era o voto, custasse o que custasse. Tivemos conhecimento de votos que custaram apenas R$20,00, mas houve o caso de votos mais caros, a exemplo de um que foi trocado por um forno de microondas novinho. Como remédio a estes desmandos foi dada entrada a mais um recurso eleitoral em Paudalho-PE. É recurso contra a expedição de diploma do Prefeito e Vice eleitos. O recurso traz provas contundentes (fotos, vídeos e documentos) que mostram, provando perfeitamente a existência da COMPRA DE VOTOS, da ARRECADAÇÃO E GASTOS ILÍCITOS relativos à prestação de contas e ABUSO DO PODER ECONÔMICO e POLÍTICO. O recurso deu entrada no Juízo Eleitoral de Paudalho no dia 19.12.2008 e, apesar de trazer provas absolutamente contundentes e inegáveis, traz à luz APENAS uma pequena parte dos ilícitos cometidos em Paudalho, alguns dos quais de conhecimento da maior parte da população, pois que os votos foram comprados à luz do dia, nas portas das seções eleitorais. O povo viu. O povo sabe. Nas esquinas pesam comentários: Eu vi. Eu recebi tanto e você? Só não viram aqueles que estavam ali para ver. Também foi criado o Comitê de Combate à Corrupção de Paudalho para que, nas próximas eleições exista mais transparência e que os candidatos possam competir em condições de igualdade. Ou isso, ou Paudalho se eternizará (COMO UM REINADO) nas mãos de políticos corruptos, que usam o dinheiro do município para comprar votos de eleitores e para que possam permanecer “DEITADOS ETERNAMENTE EM BERÇO EXPLÊNDIDO.”
21 de Dezembro de 2008 12:52

Passeata pela Paz

Médicos, familiares de vítimas de violência, artistas e a população realizaram, nesta manhã, uma grande passeta pela Paz. Saíndo de frente do Teatro da Paz a manifestação dirigiu-se até o Centro Arquitetônico de Nazaré. Lá, apenas duas palavras, o Padre Geovanni e o Presidente da Sociedade de Cardiologia do Pará. O Médico disse e foi aplaudido que a principal causa da violência no Pará é a corrupção, pois o recurso desviado por corruptos deixa de atender programas sociais que poderiam melhorar a vida da população carente e marginalizada. Logo
mais postarei aa fotos da manifestação.

Cadê a puliça?

O feirante Reginaldo dos Santos Lima foi executado, durante assalto, em Canudos.
Os pistoleiros, outra vez eles, mataram mais um, dessa vez foi no Conjunto Orlando Lobato. Um motoqueiro, de capacete sem o número da placa, pois se tiver a numeração, como quer o Dr. Geraldo, de nada vai adiantar, pois não terá polícial para cobrar essa providência, atirou na cabeça e o jovem Rudson Alex Soares Carvalho, 20 anos, que tombou morto. A Polícia logo botou o carimbo fatal: "Acerto de contas". Quando esse carimbo é posto significa que nada será investigado, nada mesmo.
Essas são vítimas que não terão seus casos investigados, pois não haverá repercursão na imprensa e nem nas famílias nobre da nossa Cidade. Paciência, é a terra de direitos da elite, até na prioridade das investigações policiais.

Marujada de Bragança no Hangar

Barcos do Treme - Bragança

Os dançarinos e os músicos da Irmandade de São Benedito, tendo a frente a Zazá, vice capitoa, e o Careca presidente da Irmandade, acabam de fazer uma bela apresentação na Programação de Natal do Hangar. Falta um toque: precisa trazer um narrador para explicar ao público as danças e a história. Fora esse pequeno detalhe, foi um belo show.

Quando a Polícia quer

Quando a Polícia quer ela faz. É essa a impressão que fica depois que os policiais desvendaram em tempo recorde os casos Novelino, José Francisco e Salvador Namhias. Mas inumeros casos dos anônimos, como é que fica Dr. Geraldo? Como é que fica?

A voz de Ney Messias

Quem estava com saudades da bela voz de Ney Messias pode sintonizar a nova rádio Liberal/CBN, 90,5 FM. Uma rádio especializada em notícias, com uma bela programação. Belém merece.

Governo ganha no SEBRAE

Conforme havíamos comentado antes, aqui no Blog, o Governo ganhou e elegeu Italo Pojucam e Tião Miranda para o Sebrae. O governo se alegra, venceu a dobradinha PSDB/PMDB, mas será que venceu mesmo? Quem é Tião Miranda? Quem é Ítalo Pojucam? Para que serve mesmo o Sebrae no jogo da sucessão?
"Como será o amanhã, responda quem souber.
O que irá me acontecer, o meu destino será como Deus quiser.
A cigana leu o meu destino..."

Caiu o prefeito eleito de Tomé Açu

O Juiz eleitoral de Tomé Açu acaba de indeferir o registro do candidato eleito Carlos Vinicius. É que a vice prefeita eleita na chapa de Vinicius estava inelegivel, pois não se afastou da direção da Rádio Vale do Acará, uma concessão pública. Com essa decisão, assume a prefeitura o presidente da Câmara e novas eleições serão convocadas, começando tudo de novo.

Crise na votação do Orçamento

Na Assembléia Legislativa está ocorrendo uma acalorada sessão de votação do orçamento para 2009. Os delegados de policia exigem que a isonomia seja prevista na Lei Orçamentária e a bancada Governista, através do Líder Airton Faleiro reage contrariamente. O impasse está formado e os deputados Ítalo Mácola e Megale já falam até em impeachment. Calma, deputados!!!

Aumento de vereadores

Foi aprovado ontém no Senado, a toque de caixa, a PEC nº 20/2008 que aumentou o número de vereadores no Brasil inteiro. Aqui, pode aumentar o númeor de vereadores da Câmara Municipal de Belém de 35 para 37. Mais uma polêmica ainda será travada antes da Justiça Eleitoral determinar o aumento, refazendo os cálculos do quoeficiente eleitoral, é que os senadores colocaram explicitamente no art. 2º da emenda que os efeitos valem para eleições de 2008, mas como fazer isso se as eleições já transcorreram ? Leia a redeação final da PEC

Lucivaldo está de Mark III

mark III Essa bela máquina fotográfica é uma Canon mark III, top de linha. Foi com uma bicha dessas que encontrei, no Hangar, o meu querido amigo e competente fotografo Lucivaldo. Ao me olhar, Lucivaldo mostrou-me a máquina bastante orgulhoso e sapecou. - Zé, tu não dissestes no blog que eu comecei com uma Love, agora escreve que estou com uma mark III. E isso aí gente, o Lucivaldo está de mark III. Ele mereeece. Ele mereeece

Fernando na DRT

Após um período afastado, ocupado com a tarefa de conduzir o PDT da Capital, voltou a direção a DRT Pará o brilhante advogado e agora márido da vereadora eleita Tereza Coimbra, Fernando Coimbra. Foi uma árdua batalha burocrática na Casa Civil da Presidência da República. Boa Sorte, parceiro.

Diplomação dos Eleitos

O TRE acaba de diplomar o prefeito Duciomar, o vice Anivaldo e apenas 34 dos 35 vereadores. Ademir Andrade deixou de ser diplomado por estar ainda sub judice. Milena, primeira suplente, reza todo dia.

Eleições judicializadas

A imprensa informa que 25 prefeitos eleitos podem ter a diplomação postergada e a prefeita eleita de Santarém, Maria do Carmo, teve seu diploma impugnado. Quer dizer. Não basta ganhar as eleições, não vale a vontade popular. As decisões judiciais são mais importantes que as urnas. Égua da democracia.

Lei Seca em Igarapé Miri

A Juiza de Igarapé Miri, para controlar o clima na Cidade, decretou Lei Seca. Igarapé Miri já não produz mais aguardente e as pessoas, infelizmente, estão consumindo outros entorpecentes. Então, data vênia, não seria o caso de proibir o uso de drogas. Bom, isso já está proibido.

Caso de pedofilia e a corporação

A pior postura de um colegiado é a defesa corporativa. A Assembléia Legislativa é um poder coletivo de representação da sociedade e não uma corporação em defesa do interesses de seus integrantes. Digo isso porque os deputados estaduais, no dia de ontém, resolveram esquecer do papel da Asssembléia e partiram para defesa de um membro, no caso o deputado Sefer. Mas cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém, por isso, hoje foram direto ao gabinete do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Maria Teixeira do Rosário, ouvir detalhas da denúncia. leia no site do Diário do Pará

Parsifal e as eleições da Mesa da Assembléia

"O Chefe de Gabinete do Palácio cantou-me a chapa de 2010: o ex-governador Simão Jatene para governador, o ex-senador Luis Otávio para vice-governador e Jader Barbalho para Senador." Este é um trecho do segundo artigo que o deputado Parsifal Pontes escreveu no seu blog contanto os bastidores da eleição da Mesa da Assembléia Legislativa, vale a pena ler

No Sebrae tem algo mais III

A aliança do Governo com Tião Miranda para o Sebrae pode ser interpretada também como a preparação para mudança de parceiros em 2010. No Pará temos hoje as seguintes forças: PT, PSDB, PMDB, PTB e PR. Quem comandará jogo político será a eleição presidencial, pensemos, pois, no seguinte cenário: José Serra apoiado na aliança PSDB e PMDB, contra Dilma apoiada por PT e PTB, como esse quadro seria reproduzida aqui no Estado?
Ah! Não falei do PR. Sim, mas o PR de Anivaldo Vale, vice prefeito eleito de Belém, já está aliado ao PTB do Prefeito Duciomar, esqueceram?

Show da Madona

Um grupo de paraense que foi ao Rio de Janeiro assistir ao show da pop star Madona, voltou impressionado. A mulher é linda, sensual, uma artista completa. Depois de assistir o show da Madona, dizem os paraenses, chegamos a conclusão que nunca tínhamos assitido um show na vida. São tantas as atrações que a música é apenas um detalhe. São atrações no palco e na platéia, setenta mil pessoas de todas as idades e sexo, porém com uma única intenção ver a maior pop star do Planeta.

No Sebrae tem algo mais II

Os Mirandas de Marabá, ligados ao Tião, político da família, estão montando um complexo de comunicação, Jornal O Público e TV, agora querem o SEBRAE. Ao que parece, com apoio da Governadora. É um jogo arriscado, pode até vingar.
A existência de dois grupos de comunicação no Estado remonta Lauro Sodré e Antonio Lemos. De lá pra cá, muitas tentativas foram feitas. Das mais recentes que me lembro, só o Jáder teve êxito.
Antes existiam "O Liberal" e "A Provincia do Pará". Criou-se "O Estado do Pará", bela experiência, mas faliu, não aguentou a disputa.
Jáder montou "O Diário do Pará" e, com apoio dos outros veículos, como a RBA e a Rádio Clube, aliados a propaganda oficial, quebrou "A Provincia do Pará", voltamos novamente a ter apenas dois veículos de comunicação impressa.
Hélio Gueiros tentou então comprar "A Provincia do Pará", via Gengis Freire, que a essa altura se debatia em crises financeiras e administrativas, mas fracassou assim que perdeu as eleições apoiando Xerfan para o governo.
Almir Gabriel e o PSDB criaram "O Paraense" e outra vez a idéia não foi avante.
Quem sabe o PT e os Mirandas com o apoio da máquina do governo e do SEBRAE consigam vencer essa batalha e "O Público" rompa a barreira histórica dos dois jornais. É uma tática arriscada. Mas como diz o slogam dos sem terras: "o risco que corre o pau, corre o machado".

No SEBRAE tem algo a mais

Na disputa pelo comando do SEBRAE - Pará, o comando político do Governo, outra vez pisa na bola. Orientaram a Governadora apoiar a chapa Tião Miranda e o empresário Ipojucam, todos de Marabá, contra o acordo das classes empresariais. A Governadora pensa que com essa atitude enfrenta a aliança PMDB/PSDB, mas ao contrário disso, afasta-se de nove entidades empresariais do Estado e ainda chama para si a antipatia nacional desses setores.

Deputado apresenta defesa

Neste exato momento o deputado Luís Afonso Seffer apresenta na Tribuna da Assembléia Legislativa sua versão para as acusações de pedofilia que lhes foram imputadas por organismo da imprensa local e acusa um radialista de chantagem. Esperamos, todos, que essa história seja logo esclarecida.

Uma Cidade Pior: a nossa Belém

Com este título o jornalista Lúcio Flávio combate a construção de edifícios que desfiguram e pioram a qualidade de vida da Cidade de Belém. Hoje o símbolo dessa degradação são as duas torres, Village Moon e Village Sun, construídas na Doca de Sousa Franco. Por fim o Jornalista encerra sua matéria com o seguinte trecho: "Ai de ti, Belém: teus dirigentes de hoje serão amaldiçoados pelo que deixaram de fazer, mas, pincipalmente, pelo que fizeram criminosamente contra a beleza e o usufruto da cidade."

Quanto será a remuneração dos vereadores eleitos?

Os vereadores eleitos em Belém serão diplomados no dia 17.12 no Hangar, mas ainda não sabem quanto vão receber por mês. É que até agora os atuais vereadores não votaram a lei fixadora.
Mas não fiquem tristes, não. Pelo preço velho cada parlamentar de Belém embolsa mensalmente o seguinte: R$ 9.000,00 de subsidio; R$ 8.000,00 de verba para contratar assessores; R$ 8.000,00 de verba de gabinete; e para completar, que ninguém é de ferro, mais R$ 2.500,00 de vale alimentação, vale alimentação? É por isso que alguns estão bem gordinhos, também comendo 2,5 de alimentação por mês. Que tal criar o vale academia?

Noite de Belém

As imagens do assalto

A Polícia já está de posse das imagens capturadas pela câmera do Banco Safra. Nelas aparecem duas mulheres que observavam o Dr. Salvador na hora em que sacava dinheiro e sairam da Agência ao mesmo tempo que o Médico.

Os assassinos seguiram o médico

O doutor Salvador retirou vinte e dois mil reais na agência do Banco Safra na Avenida Nazaré e de lá seguiu até o Comércio, sendo abordado pelos bandidos na esquina da Riachuelo com a ampos Sales onde foi baleado. Os bandidos, ao que parece, seguiam o Médico desde e o Banco.

Violência faz nova vítima

O conceituda e querido médico cadiologista Salvador Namihas acaba de ser assassinado por bandidos que tentaram assalta-lo. Segundo informações preliminares o médico saiu de um banco e foi seguido por um motoqueiro, na Praça da Bandeira com se recusou a parar foi abatido a tiros, tendo seu veículo encaixado na traseira de um caminhão.

Um nome surgiu

Com relação a denúncia de pedofilia surgiu pela primeira vez o nome de um deputado. Leia notícia no Blog Quinta Emenda

Gato do Mato ou Jaguatirica


Apareceu um felino ontém no campus da UFPa., disseram que podia ser uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) ou um Gato Maracajá (Leopardus wiedii amazonica). Assutado, o bicho fugiu novamente, embrenhando-se na mata. Especula-se de onde terá vindo o Gato do Mato? O Oficial da PM, que estava no local, acha que o animal, ameaçado de extinção, atravessou o Rio Guamá a nado, fugindo, talvez, de desmatamentos.
O inusitado e lamentável é que aqui na Amazônia, dentro de uma instituição de ensino e pesquisa e na própria imprensa local se revele esse nível de desconhecimento capaz de levar a confundir esses dois felinos tão importante para nosso ecossitema. Quantos gatos do mato foram mortos como jaguatirica e vice versa? Para tirar as dúvidas compare as três fotos. A primeira foto é a do animal que apareceu ontém na Universidade. A segunda foto é de uma jaguatirica e a terceira é de um gato maracajá. Basta comparar as manchas e verificar que as duas de cima são jaguatiricas e a debaixo é de um gato maracajá. Pronto, meus caros biólogos, pesquisadores e jornalistas, desfeita a confusão, vamos encerrar a nota com trechos dos versos de Xangai:
"Corre indio,
seringueiro,
preguiça,
tamanduá,
tartaruga pé ligeiro,
corre, corre tribo dos kamayurás..."
"No lugar que havia mata
hoje há perseguição
grileiro mata posseiro
só pra li roubar seu chão..."




Chico Mendes Anistiado

O Governo anistiou o lutador e ambientalista Chico Mendes. A preservação da Amazônia, intuíto final de Chico Mendes, deve continuar. Viva Chico, viva eu, viva você e a jaguatirica que apareceu no campus da UFPa., ontém, coitadinha, estava perdida, distante de seu habit, talvez fungindo de mais uma destruição ambiental.

AL em foco

Neste momento duas atividades acontecem na Assembléia Legislativa. No Plenário da Casa uma bela homenagem a Rádio Clube do Pará, a nossa PRC5, "A voz que canta e encanta a planice". Nesse evento estão presentes velhos e ilustres radialistas relembrando os tempos áureos do Rádio AM. Muitas histórias e estorias, algumas divertidas, como aquela em que o deputado Ronaldo Passarinho e o jornalista Edson Salame foram cobrir um caso de suícidio no bairro da Pedreira. Chegando lá. A cena era um pessoa enforcada e pendurada num caibro, na sala da casa e a viúva chorando copiosamente. Salame vai em direção a viúva e dispara: - cadê o bilhete? A viúva interrompe o choro e exclama, - que bilhete, meu senhor!? - o bilhete do suícida, insiste Salame; - mas ele não deixou bilhete, moço! - ah, então não tem graça, onde já se viu suícidio sem bilhete! Quem me contou essa foi o Ronaldo Passarinho.
Na outra dependência do Poder, as portas fechada, deputados da CPI da Pedófilia estão num impasse, divulgam ou não divulgam o nome do excelência pedófilo. Ah! circula boatos que são dois os excelências. Estamos esperando.

O Ano está no fim

Quem trabalha com o serviço público sabe que essa é praticamente a última semana para quem quer tratar de assuntos financeiros. Daqui por diante os órgãos públicos começam a entrar em compasso de espera. Os empenhos começam a ficar escassos. Os pagamentos são cada vez menores e os servidores entram em clima de natal.
As salas estão sendo decoradas. Os organizadores de confraternizações passam o dia nos telefones marcando local, contratando bufet, checando presentes e confirmando presenças. Os tesoureiros de caixinhas se descabelam para cobrar empréstimos, fechar os saldos e distribuir os dividendos. É a hora da verdade financeira.
Tem gente procurando emprestar um figado para aguentar a maratona de comidas e bebidas. Só não vão atender o conselho do Presidente Lula e comprar, comprar e comprar, pois o ano no Brasil só começa depois do carnaval, mais as dívidas, estas estouram antes.

Pedofilia

Segundo o dicionário Aurélio, pedofilia, de ped(o)- + -filia.] é um substantivo feminino que significa: 1.Psiq. Parafilia representada por desejo forte e repetido de práticas sexuais e de fantasias sexuais com crianças pré-púberes. Pedofilia erótica. 1. Psiq. Perversão sexual que visa a criança.

Recebi aqui no blog um comentário dizendo que existe um pedófilo entre os deputados estaduais do Pará. Como ex-membro do Parlamento Estadual e, acima de tudo, como cidadão paraense, fiquei bastante abalado. Até hoje, sem maiores informações, ainda quero duvidar, mas as evidências são tão grandes e cada vez mais fortes que não dá pra ficar alheio.

Hoje, por exemplo, diseram-me que o processo corre em segredo de justiça e até contaram-me detalhes da sórdida ação. Espero que o mais rápido possível essa situação seja revelada a sociedade paraense, pois é gravíssima

Dia de combate a corrupção

O dia 09 de dezembro é dedicado ao combate a corrupção. Que pena, caiu depois de um feriado prolongado, não deu para punir ninguém. Agora só resta esperar o ano que vem para alguma ação dos órgãos responsáveis pela vigilância e punição aos corruptos.
Aos corruptos do Pará pergunto: foi bom prá vocês?

Os mestres da política

Quando as tratativas para eleição da Mesa da Assembléia começaram pedi que pretassem atenção nos movimentos de Jáder e Jatene, muitos vieram aqui no Blog para criticar-me, mas eu agora indico que leiam os artigos publicados no Blog do Parsifal contando os bastidores dessa trama. Espero não apanhar de novo.

Herança maldita

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acusa o prefeito Cesar Mais de deixar uma herança maldita de 400 milhões em dívidas. Duciomar e Helder, prefeitos eleitos de Belém e Ananindeua, estão com mais sorte, pelo menos receberão um novo mandato sem heranças. Que bom!

E a bancada do PT?

Tem analista culpando a Governadora pelos insucessos na relação com a Assembléia Legislativa, mas o que falta perguntar é: e a bancada do PT não faz nada em favor do Governo? E bem verdade que os deputados são ligados ao Paulo Rocha, Valdir Ganzer ou a outros grupos divergentes da DS, grupo político da Governadora, mas partido é partido.

FUNASA

O Ministro da Saúde substituiu Josenir da direção da FUNASA. Josenir era uma indicação paraense. Será que a bancada federal não vai reclamar? Vamos aguardar.

Civil com cara de militar

O Globo publica uma serie de reportagens sobre civis que colaboraram com a ditadura militar. São aqueles que teimam em chamar o "golpe" de "revolução". Se essa reportagem fosse feita levando em conta apenas o Pará, será que teríamos muitos civis colaboracionistas?

Despesas de ex-presidentes

Ta vendo ai seu José Sarney, Itamar, Collor e Fernando Henrique! O pessoal que frequenta o blog não aceita pagar despesas de ex-presidentes. Foram 14 votos contra.

Urna eletrônica permite fraude

Foi essa a conclusão que chegou um professor da Unicamp convidado pela Câmara dos Deputados, por proposição do deputado Gerson Peres, a debater a segurança das Urnas Eletrônicas. O TSE, obviamente, rebateu e defende até a morte seus sistema. Acho que os Ministros estão na deles, só não dá para eles dizerem que as denúncias são choro de perdedor.
Raciocinem comigo, só quem perdeu é que vai reclamar, pois que ganhou licito ou ilicitamente não vai comprar essa briga. Lógico que uns perdem e botam culpa nas urnas, mas outros podem estar reclamado porque foram roubados. O que não pode é o TSE fechar questão e achar que seu sistema resiste a tudo e a todos. Se cartão e conta bancária sofrem ataques de fraudadores, por que o sistema de votação eletrônica, onde tantos interesses estão em jogo, não sofreria? Leia mais na página eletrônica de O Diário do Pará

PTB fica de fora e G8 fatura

Toda a briga da Governadora redundou em chapa única para presidente e
mesa da Assembléia com a exclusão do PTB de Duciomar, o G8 faturando
trê cargos e o PSDB ganhando um belo cargo de segundo vice. Eta
nois!!!

Juvenil reeleito

O deputado Juvenil acaba de ser reeleito para mais dois anos de
mandato, administrando um orçamento mensal de dezoito milhões. Foram
39 votos à favor e 01 em branco, provavelmente do deputado Carmona,
por razões obvias.
Agora vamos esperar a eleição para o restante da Mesa, cujo principal
cargo depois da presidência é a primeira secretária forte, mas o PT
embombou com a primeira vice entregue ao PSDB. Vamos esperar o
resultado e comentar.

Eleição da Mesa da Assembléia

Tudo voltou a estaca zero. A Governadora convocou uma reunião dos
partidos agora a pouco no Palácio dos Despacho. Pauta da reunião,
eleição da Mesa. A convocação está sendo vista como intereferência em
assunto interno de outro Poder e pode haver reação.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB